Blog do Torero

A pouco inspiradora história de Caycos e Lucayo

Torero

Um importante documento recentemente encontrado no Archivo Real del Descubrimiento trouxe uma nova luz sobre a história do futebol, a colonização da América e o papel do nosso continente no mundo.

Trata-se da carta de um integrante da tripulação de Cristóvão Colombo, mais especificamente o cozinheiro Hernán Hernandes.

Deixo-vos cá com esta joia recém descoberta:

Ilhéu de Guanahani, 19 de outubro do ano 1492 de Nosso Senhor Jesus Cristo

Carmencita querida,

finalmente chegamos a algum lugar. Já não agüentava mais o balanço do navio. Vomitei feito uma mulher pejada por toda a viagem. Quando deixamos Palos de la Frontera, no dia 3 de agosto, não pensei que ficaria mais de dois meses sem pisar em terra.

Pensamos até em fazer um motim contra Colombo. Mas, quando estávamos às vésperas da revolução, chegamos às Índias (se bem que há marinheiros que dizem que este é um novo continente).

A beleza dessa ilha, com seus montes e suas serras, suas águas e seus vales regados por rios caudalosos, é um espetáculo tal que em nenhuma outra terra sob o sol pode haver mais magnífica.

Mas o mais curioso destas paragens não é sua natureza, e sim seus naturais.

Vou contar-lhe como os encontramos:

Quando demos à praia não vimos ninguém, mas, olhando ao longe, percebemos uma poeira que levantava e, pé ante pé, nos dirigimos até lá.

Qual não foi nosso espanto quando chegamos a um enorme terreno muito limpo, onde havia uma grama cerradinha e mais de vinte selvagens correndo nus pelo campo. Curiosamente, metade dos silvestres tinha o corpo totalmente pintado de branco e os outros, de vermelho.

Estavam jogando futebol.  E bem. Conseguiam passar a bola de um pé a outro de tantas e várias formas que eu só podia crer no que via porque meus olhos não mentem como minha boca.

Aos poucos fomos nos enturmando com os torcedores e descobrimos que estávamos vendo o clássico da ilha, algo como o nosso Real Madrid x Barcelona.

Depois da partida, que terminou em 3 a 3,  Colombo chamou os capitães das equipes e disse que tomava possessão da dita Ilha pelo Rei e pela Rainha, seus senhores. Os selvagens em nada se opuseram, talvez por reconhecerem nossa superioridade, talvez por não entenderem patavinas de nossa língua.

Demos-lhes alguns gorros vermelhos e contas de vidro que colocaram no pescoço, e outras coisas muitas de pouco valor, com o que tiveram grande prazer e ficaram tão nossos que era maravilha. Depois nadaram até às barcas, e nos trouxeram fios de algodão em novelos e outras coisas muitas.

Meus companheiros de navio levarão alguns papagaios para vender na Espanha. Já eu levarei Caycos e Lucayo. O primeiro é um ágil ponta-de-lança e o segundo, um respeitável centroavante trombador. Deixarei de ser cozinheiro e me tornarei empresário de futebol, Carmencita querida, com o que penso que finalmente poderei pedir sua mão em casamento.

Receba esta carta como um beijo nas palmas de sua mão, dado por aquele que a ama com desespero e esperança, Hernán Hernandes.

Pois bem, a história não registra se Hernán realmente se casou com Carmencita, mas sabemos que o Atlético de Madri foi tetracampeão de 1493 a 96 graças à dupla Caycos e Lucayo, que depois foi jogar no Liverpool.

O interessante é ver que continuamos com esta tradição, com esta vocação, com este triste destino de exportar matéria-prima.

Se há algo que une o futebol sulamericano, é o fato de que nossos melhores jogadores vão embora para a Europa e para a Ásia mal lhe crescem pelos na cara. Alguns até antes, como é o caso de Messi, que foi para a Espanha aos 11 anos.

No Brasil, este número é assustador. Jogador de futebol já é um dos principais produtos de exportação do país, ultrapassando produtos como banana, maçã e uva. Desde 1993, as exportações já somam dois bilhões de dólares.

Em 2008, 1.776 futebolistas saíram do Brasil. Isso daria para formar 80 equipes, com 22 atletas cada. Ou seja, a primeira divisão do Campeonato Brasileiro é, na verdade, a quinta.

Essa perda dos nossos jogadores é também uma perda de alegria. Vemos jogos piores, menos gols, menos dribles. E, nos fins das contas, perdemos até dinheiro, pois vendemos os jogadores mas pagamos para ver os jogos dos campeonatos da Europa. Como diz Sócrates (o jogador, não o filósofo), é como se vendêssemos Michelângelo em vez de vender suas obras.

É claro que a culpa não é dos jogadores, que têm todo o direito de ir atrás de melhores salários. A culpa é dos nossos dirigentes, dos clubes e da CBF, que não souberam se modernizar, que não souberam, ou não quiseram, industrializar nossa matéria-prima.

Caycos e Lucayo foram os primeiros de milhares. Éramos uma colônia. E, no futebol, ainda não deixamos de ser.

  1. BETTYE20Frazier

    08/09/2012 04:45:50

    Some specialists tell that loans aid people to live the way they want, just because they are able to feel free to buy necessary goods. Moreover, a lot of banks offer short term loan for young and old people.

  2. relkmg

    25/06/2012 14:45:17

    T2SNWw rimnfqxqtapy, [url=http://nrpwfsdoyoov.com/]nrpwfsdoyoov[/url], [link=http://rsycscxsacdv.com/]rsycscxsacdv[/link], http://kamfpygeogim.com/

  3. FARRELL35Celia

    06/06/2012 13:48:23

    Houses are quite expensive and not every person can buy it. But, business loans are created to support people in such situations.

  4. TRACIMonroe

    31/01/2012 15:24:22

    Do not a lot of money to buy a car? Worry no more, just because it's achievable to receive the loan to resolve all the problems. Hence take a student loan to buy everything you require.

  5. StaciMartin34

    04/12/2011 01:58:57

    Set your own life time more simple take the loans and all you require.

  6. Marcelo

    30/03/2011 20:49:48

    Desculpe, caiu a ligação,Bom brincadeira a parte, parabéns pelo texto, sempre dá vontade de ler mais.Abração.

  7. Marcelo

    30/03/2011 20:47:26

    Torero,Parabéns pelo texto, faz tempo que não o acompanho, mas você está para a literatura assim como o vinho está para, bom, não tenho a menor ideia de como termina essa frase - meu whisky é dos bons!Parabéns por manter-se fiel ao Santos após tantos anos, pois a fidelidade está para o esporte assim como o whisky e o vinho - espera aí - Irene, traz de volta essa garrafa, mulher, tô aqui conversando assunto sério - desculpe minha mulher, mas ela detesta bebida e futebol. A boa notícia é

  8. Torero

    17/03/2011 14:38:53

    Danilo, sou analfabeto informático e nem sei o que é 4shared. Se puder, mande o link.

  9. Danilo Rodrigues

    17/03/2011 14:29:12

    Torero como vai? Li que você está escrevendo o roteiro da série "FDP". Gostaria de te oferecer uma música da minha banda, que tem temática de futebol e tal... Se interessar por favor entre em contato. Procure no 4shared: "BANDA BOLA DE MEIA BOM MALANDRO" Um abraço!

  10. RENATO SALDANHA

    16/03/2011 08:16:49

    Tem razão quanto à bolha. Outra questão é que, no mundo inteiro, 99% da receita do futebol fica nas primeiras divisões mundiais. E, no país do futebol, 20 clubes é muito pouco para tantos jogadores. Num elenco de 30 por time, isso dá 600 do universo de mais de 18 mil federados na CBF. então, a saída é consequência natural.

  11. Torero

    15/03/2011 07:34:52

    Thiago, acho que você poderia ter falado mais da relação do menino com o pai. Este é o principal tema do texto, mas praticamente não há diálogos entre eles, não sabemos como vibraram no final do jogo, se se davam bem ou não.

  12. Torero

    15/03/2011 07:27:56

    Desisti, Tatiane.

  13. Antônio Carlos

    14/03/2011 16:00:17

    Prezado Al-Chaer, Há, já, bastante tempo que eu considero os campeonatos regionais como uma pré-temporada dos times brasileiros. Serve para a preparação da equipe e entrosamento dos jogadores. Em que pese se o campeonato brasileiro muito fraco (perto do que poderia ser se todas as nossas feras atuassem aqui) creio que o campeonato de 2011 será o mais interessante dos últimos tempos. Já estão pro aqui, P.H. Ganso, Neymar, Fred, Deco, Conca, Ronaldo Gaúcho, Tiago Neves, Renato Abreu, Williams, Dentinho, Liedson, Lucas, Casemiro, Arouca, Elano, D'Alessandro, Valdívia, Kleber, Montillo, Herrera, Loco Abreu ... Luis Fabiano está por chegar e Adriano (o imeprador) com certeza ainda vai "pintar" por essas plagas... Concordo que o campeonato brasileiro poderia ser melhor mas, que o desse ano promete fortes emoções .... Ah, disso eu não tenho nenhuma dúvida!Al-braços

  14. Hilson Mergulhão Breckenfeld Filho

    13/03/2011 07:48:19

    simplesmente hilária...

  15. tatiane

    12/03/2011 14:31:24

    Olá, ToreroQuando você iniciou com os textos antigos sobre o Ronaldo disse que faria até que escrevesse um texto atual sobre a saida dele dos gramados. Você desistiu ou ainda irá postá-lo?Abraços,aguardando um novo postTatiane

  16. Thiago

    11/03/2011 10:03:40

    Torero bom dia.Acabo de escrever uma pequena história em meu blog.Gostaria de saber o que achou dela.Se puder agradeço.http://blogdotcs.blogspot.com/2011/03/um-dia-especial.html

  17. Torero

    11/03/2011 06:48:14

    Renato, você tem razão, ao menos em parte. A economia realmente faz a diferença. Num país mais rico a chance de nossos jogadores ficarem por aqui seria maior. Por outro lado, o futebol de primeira linha é uma bolha no Brasil, tanto que consegue pagar salários de mais de um milhão de reais. E nós não perdemos jogadores apenas para Itália, ESpanha e outros países ricos. Perdemos também para países como Turquia, Grécia, Coréia do Norte, Ucrânia, etc..., que têm uma economia menor do que a nossa.

  18. Torero

    11/03/2011 06:42:07

    Pois é...

  19. Torero

    11/03/2011 06:40:08

    Nâo jogar é o pior. Você acaba vira do comentarista.

  20. Denilson de Oliveira Biffi

    10/03/2011 15:41:16

    1 2 3 Testando

  21. Julio C. Rodighero

    10/03/2011 02:26:46

    Torero, o que dá mais raiva não é perder os bons jogadores pro exterior ou minar a qualidade dos nossos campeonatos.O que me deixa mais p... da vida é que eu não jogo nada, ou podia ser exportado também.Quem sabe eu não formaria um trio de ataque com o Caycos e o Lucayo?

  22. RENATO SALDANHA

    09/03/2011 16:35:51

    Amigo Torero,quando vocêdiz:"A culpa é dos nossos dirigentes, dos clubes e da CBF, que não souberam se modernizar, que não souberam, ou não quiseram, industrializar nossa matéria-prima."Fico imaginando milhares de países com economia abaixo da europeia em que isso não acontece e que é só nossa culpa, da nossa CBF. Enquanto NOSSA ECONOMIA não tiver dinheiro pra segurar nossos valores, isso SEMPRE vai acontecer. Senão, dê-me, por favor, exemplosde paísesde economia inferior onde os jogadores de lá permanecem no páís. A Coreia do Norte, por exemplo?!

  23. Denilson de Oliveira Biffi

    09/03/2011 15:29:22

    Não sei se o outro foi, então reclamo de novo. hehehePô, Torero! Só roubando pro Santos ganhar do Oeste hein? rsrsAbraço!

  24. AL-Chaer

    08/03/2011 12:07:53

    Torero, É impressionante esta realidade de que nossos jogadores de futebol já são um dos principais "produtos" de exportação. E o que é pior, em breve, craques como Ganso e Neymar engrossarão estas estatísticas.O nível do futebol que se joga no Brasil está tão baixo, que cabe "repatriar" alguns jogadores em final de carreira e eles ainda conseguem se destacar. Veja o caso do Ronaldinho Gaúcho: não é nem sombra "daquele" dos tempos de Barcelona, mas "serve" para brilhar no fraquíssimo e decadente "Campeonato Carioca".Triste constatação a de que a primeira divisão do Brasileiro é - realmente - a quinta.Ainda no mesmo tema (exportação), mas considerando outro produto (os técnicos de futebol), os poucos treinadores brasileiros que foram treinar times europeus (eu disse europeus, estou deixando de fora o futebol árabe, o japonês e o africano) não tiveram o mesmo sucesso dos nossos atletas. AL-BraçosAL-Chaer

  25. Dennis

    08/03/2011 07:24:00

    Oi, Torero. Imagine se todo o dinheiro que entra fosse realmente declarado? Só achei exagero afirmar que a primeira divisão é na verdade a quinta. Me parece que isso pressupõe que todos os jogadores que saem são melhores do que os que estão jogando aqui, não levando em conta o pessoal que vai para Ilhas Maurício, Islândia, e outros destinos ainda menos cotados, não é?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso