Blog do Torero

Aposentadoria

Torero

(Eu estava começando a fazer um texto sobre a aposentadoria de Ronaldo quando pensei: ''Acho que já escrevi sobre este assunto…'' Dei uma olhada nos arquivos e realmente já tinha feito um texto sobre a aposentadoria dos jogadores em 2001. Para não ser repetitivo, publico o original. E, nos próximos dias, republicarei uns textinhos sobre Ronaldo.) 

Aposentadoria

Não é novidade para ninguém que a carreira de jogador de futebol é curta e sujeita a intempéries. São dez anos -com sorte 15- de vida útil. Alguns, como Júlio César, Mauro Galvão e Romário, são exceção à regra e batem na casa dos 20 anos.

Mas mesmo eles, um dia, terão que pendurar as chuteiras. E aí vem a pergunta: O que fazer quando a bola pára de rolar?

Creio que há três tipos de jogadores aposentados: os meu-mundo-caiu, os começar-de-novo e os superbacanas.

O jogador do primeiro tipo é aquele que, cabisbaixo, canta um velho sucesso de Maísa (''Meu mundo caiu/ e me fez ficar assim/ você conseguiu/ e agora diz que tem pena de mim…'').

Todos já ouvimos falar de pelo menos um atleta que não soube superar o abalo representado pela queda no padrão de gastos, pelo sumiço das loiras e pela indiferença dos jornalistas. Muitos tornam-se alcoólatras e passam o tempo vociferando contra os atletas da atualidade, que ganham muito dinheiro e não jogam a metade do que ele jogava.

O segundo grupo é aquele que canta uma música de Ivan Lins que foi tema da série Malu Mulher (''Começar de novo/ e contar comigo/ vai valer a pena…'').
São jogadores que desaparecem do noticiário, mas que não se afundam na nostalgia, conseguindo uma segunda vida fora do campo. Eles não gostam de falar de futebol, não vêem os gols da rodada e, se por acaso uma bola lhes cai diante dos pés, fazem questão de devolvê-la com as mãos.

Para sobreviver, o começar-de-novo geralmente abre algum comércio, como uma padaria, um posto de gasolina ou um restaurante em sociedade com o cunhado. E há também os que, como Dirceu Lopes, vão viver no interior, trocando a vida dos campos pela vida no campo.

Finalmente, há os superbacanas, que continuam brilhando e cantam em seu chuveiro aquela música de Caetano Veloso: ''Toda essa gente se engana ou então finge que não vê que eu nasci pra ser o superbacana''.

Entre eles, muitos são os que se tornam técnicos, como Nelsinho, Telê e Felipão, ou comentaristas, como Raul, Falcão e Casagrande.

Também não são poucos os que tentam a política. Após uma rápida busca pela minha memória (que não é grande coisa), recordo-me de Wilson Piazza, Roberto Dinamite, João Leite, Zé Maria e Biro-Biro.

Zico foi secretário de Esportes, mas hoje, sabiamente, dedica-se mais aos negócios do seu clube, o CFZ. Pelé, que foi ministro, atualmente posa de amigo de dirigentes que até ontem combatia. Podia ser um semideus, mas parece não escolher bem suas companhias.

Cá entre nós, acho que os superbacanas de verdade são aqueles que conseguem se manter no estrelato por alguma causa nobre, e não por buscar a fama ou uma conta bancária com vários zeros. Por exemplo, Raí, Leonardo e Afonsinho. Os primeiros criaram a Fundação Gol de Letra. O terceiro participa de uma ONG no Rio.

Em vez de atuarem em negócios escusos, resolveram participar da vida social.

É de superbacanas assim que o Brasil precisa para não ficar cantando por aí que seu mundo caiu e nem viver na eterna esperança de começar de novo.

  1. triarniddet

    05/05/2013 09:38:48

    http://www.maps.google.com/ - http://www.wikipedia.org/ - wiki mail

  2. maria emilia

    15/02/2011 22:11:30

    Mesmo sabendo das férias entrei aq só pra ver o que teria do ronaldo...e como sempre vc não me decepcionou!!rsrs... até por tudo oq ele fez aposto que vc não se incomodou em parar um pqinho seus novos trabalhos!! Boas férias, boa leitura para os novos trabalhos, sucesso sempre!!

  3. André Assis

    15/02/2011 21:55:33

    Olá, Torero,O tempo passou rápido demais, e Ronaldo já saiu da vida para entrar para a história. O primeiro ato dessa peça foi "meu-mundo-caiu", mas pela capacidade que tem, certamente prosseguirá como superbacana - o tempo esconde e o vento espalha.Como dizia o grande Galvão, há tão poucos 15 anos... foi ontem... "vai, Ronaldinho"Abraço,André

  4. Torero

    15/02/2011 20:59:31

    Espero que o Ronaldo fique na última categoria, e tem tudo para isso. Quantos aos comentários, são a melhor coisa do blog. Dão trabalho, mas não me canso deles.

  5. Dagmar Cândido

    15/02/2011 19:45:07

    Que bom te reler por aqui...Tinha certeza que não deixaria passar um momento como esse! Obrigada! Boas férias e até breve.

  6. Corinthiano

    15/02/2011 13:37:27

    já que você vai republicar alguns textos sobre o ronaldo. este da final do paulistão de 2009 eu achei fantástico. E concordo plenamente com o que foi dito. http://blogdotorero.blog.uol.com.br/arch2009-04-01_2009-04-30.html#2009_04-28_10_03_30-10024933-0

  7. Vitor Lou

    15/02/2011 10:27:01

    Tem a categoria dos que nunca param de jogar...Os mais novos dessa lista são o Viola e o Túlio Maravilha.

  8. Denilson de Oliveira Biffi

    15/02/2011 09:23:38

    Além do belo texto, alguns trechos de, como diriam os poetas Xitoró e Chorãozinho de "A Praça é Nossa", belas páginas do cancioneiro popular brasileiro.

  9. Simone

    15/02/2011 08:36:13

    Bom dia, ToreroE em que categoria você acha que se enquadra o Ronaldo?E uma pergunta, suas férias do blog na verdade só existem para não publicar comentários? Estava cansados deles?

  10. Dorfo

    15/02/2011 08:32:39

    ÔÔ Torero, parece que não está resistindo, hein?Quando o assunto envolve o Timão você esquece das férias!!!Brincadeira, com certeza o Ronaldo merecia um texto seu e ainda bem que você o postou. Eu me incomodo um pouco com o senso-comum do "deve-se parar no auge". Quem para no auge?! Em nenhuma profissão isso ocorre. O cara quando gosta do que faz sempre acha que pode ir mais longe. Imagina se ele parasse no auge, ou seja, em 2002. Não veríamos suas atuações de 2003 até hoje.Abraços,

  11. Antonio Cesar

    15/02/2011 08:24:28

    Torero, realmente este texto e 'superbacana", inteligente e com algumas verdades...E atualissimo...Quanto ao Ronaldo, o cara e fenomenal ate na despedida...Ps.o meu teclado nao e padrao brasileiro, e um "saco" ficar apertando atalhos para acentuar...sorry...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso