Blog do Torero

Gol feio ou bonito?

Torero

(Publico hoje o penúltimo texto sobre Ronaldo, feito depois daquele inesquecível gol contra o Santos na primeira partida da final do Paulista de 2009)

O que dói mais, seu time levar um gol feio ou um gol bonito? É uma pergunta difícil de responder, uma questão que exige raciocínio e ponderação. Até já imagino a leitora com a mão no queixo, parecendo um escritor em contracapa, e o leitor olhando para o teto, tal qual estivesse com torcicolo.

Sei que é sempre terrível quando nosso time toma um gol. Mas cada gol dói de um jeito diferente. O tento sofrido no começo do jogo não nos faz sofrer do mesmo jeito que o gol tomado no último segundo. E assim também acontece com os feios e os bonitos. Ambos doem, mas doem de modos distintos.

O gol feio, porque é como se forças misteriosas estivessem contra seu clube. Parece um castigo do destino, um erro da natureza. Só isso explica a falha bisonha do goleiro, o chute que desvia num zagueiro e entra no cantinho, a canelada de sorte do centroavante. Parece que os deuses do futebol querem rir às suas custas. O triste do gol feio é que ele não é o fruto da inteligência ou da habilidade do adversário. Não se trata de um gol justo. Ele nasce do puro acaso.

Obviamente é um triunfo, mas um triunfo que tem o erro como pai e a imperfeição como mãe. E por isso, por não ser merecido por nosso inimigo, é que ele é terrivelmente doloroso. Já a bola entrando no ângulo, o chute preciso depois de um drible mortal e o cruzamento milimétrico seguido do peixinho certeiro doem por outros motivos. O gol bonito é uma vitória categórica do inimigo.

É a certeza de que seu time é inferior, de que o adversário tem o domínio de uma arte elaborada. O gol belo nos causa uma sensação de inferioridade (''por que os bons atacantes estão sempre nos outros clubes?'') e de inveja (''por que este desgraçado não está no meu time?''). Pois bem, depois dessa breve exposição, volto a lhes perguntar: Qual o gol que dói mais, o feio ou o belo? O que é pior, a nossa imperfeição ou a perfeição do outro?

Esta pergunta estava havia tempos anotada em meu caderninho de ''Grandes pequenas questões do futebol'', e até este fim de semana eu não tinha a resposta. Mas no domingo eu estava na Vila Belmiro. E vi o terceiro gol de Ronaldo.

Vi o toque preciso e suave, vi a bola descrevendo uma bela e larga parábola, vi o goleiro no meio do caminho, sabendo-se inútil, e vi as redes balançando suavemente. Foi um golaço. E o curioso é que a torcida não xingou o goleiro, não pôs a culpa no técnico santista, não arrancou os cabelos ou socou a cadeira. Nada disso. Onde eu estava, uns olharam para os outros, como se dissessem: ''Você viu o que eu vi?'', ''Vou lembrar desse gol para sempre'' e ''O desgraçado é bom mesmo''.

É claro que havia tristeza, pois o 3 a 1 praticamente enterrou as chances do Santos. Mas também havia uma certa alegria no ar. Uma alegria por ter presenciado um grande lance, um momento raro, um lindo gol. Daí que já tenho a resposta para a questão inicial. E a resposta é que sofrer um gol feio dói mais, porque, quando tomamos um gol bonito, temos pelo menos o consolo de ver uma obra de arte.

E, no fim das contas, é para isso que vamos ao estádio.

  1. ps3 emulator roms

    13/05/2013 22:50:57

    Good day! Where did you download layout of this website? It's incredible :D

  2. ps3 emulator for pc

    25/04/2013 18:16:29

    Hi there! Where did you get design of your website? It's incredible :)

  3. GoodwinJo31

    17/02/2013 02:17:32

    I think that to receive the credit loans from creditors you ought to present a great motivation. But, one time I've received a bank loan, just because I was willing to buy a house.

  4. PrattKarina18

    22/01/2013 08:06:24

    I want to be confident that my professor will award me with high grades for the paper projects I hand in, thus I make a deal with experienced wordsmiths and utilize online writing services.

  5. OLIVIA29Harrison

    16/01/2013 04:07:20

    A lot of specialists state that loan help people to live their own way, just because they are able to feel free to buy necessary things. Moreover, various banks offer student loan for all people.

  6. Eunice31Head

    27/07/2012 22:33:54

    I took 1 st home loans when I was 25 and that helped my family very much. Nevertheless, I need the consolidation loans as well.

  7. arduino wifi

    01/06/2012 00:53:52

    It continuously happens to be extraordinary with myself ways blog writers most notably your own self can locate an hour or two plus the resolve to prevent within formulating brilliant websites. Your webblog isfantastic as well as one involving this must read through blogging. I simply needed to thanks a lot.

  8. att wifi

    30/05/2012 23:03:28

    What do individuals believe of individuals obtaining out payday loans? please when you have twitter let me adhere to to talk about.

  9. Douglas33Janna

    13/12/2011 01:51:14

    Do you know that this is high time to receive the loan, which can make your dreams come true.

  10. GonzalesFaith29

    15/10/2011 03:10:22

    Houses are expensive and not every person can buy it. But, mortgage loans are invented to help different people in such kind of situations.

  11. ROSEMARIEMcintyre30

    05/10/2011 15:00:59

    Following my own exploration, billions of people all over the world get the loan at various banks. Thus, there is great possibilities to find a college loan in all countries.

  12. HuffOfelia18

    20/09/2011 00:43:40

    Do you recognize that this is the best time to receive the home loans, which would make you dreams real.

  13. Daniel Choma

    15/03/2011 23:43:32

    Excelente texto... perfeito. Sou novo visitante neste blog, vim através de um link no blog do Juca Kfouri... Voltarei aqui mais vezes! :) abraço,

  14. RENATO SALDANHA

    09/03/2011 16:37:40

    Corrigindo Dadá:"Feio é fazer gol contra!"

  15. João Flávio

    21/02/2011 14:32:34

    "Não existe gol feio. Feio é não fazer gol." Dadá Maravilha.

  16. André Bernardino

    21/02/2011 13:04:17

    Adilson, Adilson... eu já vi esse filme.

  17. giselle velloso

    21/02/2011 09:31:43

    Mas aí o gol era dele, né? Tanto faz se seria feio ou bonito! O fato é q a gente vibra(va) com ele! Em sua estreia pelo Corinthians, eu e meu pai assistíamos ao jogo pela TV, tb com um pouquinho d inveja, e certamente pensávamos: "Pq esse fdp ñ tá jogando no meu time, bem no Corinthians ele foi jogar!!!"E Corinthians é o time da outra massa, a do contra!!Porém, qd o Douglas, no meio campo, ñ passou a bola pra ele, aberto na esquerda; eu e meu pai reagimos espontânea e automaticamente ao mesmo tempo: "Toca pro Ronaldo, pô!!" hahaha... um olhou pra cara do outro e com um creto contragimento rolou esse papo: "Ow, tá torcendo pros cara??" " Eu ñ... e vc, hein?" " Pô, eu tb ñ..." "Iii, deu bobeira, então!!" " Vai lá, vai... presta atenÇão no jogo."Isso é um fenômeno!!!! Fazer um palmeirense e uma são paulina, por segundos, torcer pelo Corinthians, hahaha...Enfim, isso ñ tem muito a ver com o texto d hj, mas queria aqui registrar esse fato como uma forma d me despedir dele!! Vlw, garotooo...Qto ao gol feio e bonito: sendo do meu time, tanto faz!!!Boa semana, Torero!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso