Blog do Torero

Sempre aos domingos: Plano de carreira

Torero

Texto de Marcio R. Castro

 Este texto é para você, jovem e talentoso boleiro. Diferentemente de seus empresários, não cobrarei nada por este plano de carreira.

 Até porque, admito, não é um plano exclusivo ou mirabolante. Na verdade é bem simples, se refere especificamente a um ponto de sua trajetória: a transferência para o exterior.

 Como você sabe, futuro craque, (aliás, como sonhou desde que estava nos fraldinhas), é bem provável que num dia não muito distante você vá se aventurar por gramados internacionais.

 Quando as especulações começarem, por conta do seu ótimo futebol, é bom estar minimamente preparado. Por isso, vamos dividir seus possíveis destinos em alguns grupos de importância.

 No grupo 1 estão Manchester United, Arsenal, Liverpool e Chelsea, da Inglaterra; Milan, Inter e Juventus, da Itália; Barcelona e Real Madrid, da Espanha; e Bayern de Munique, da Alemanha.

 Negocie um bom contrato e vá para esses clubes de olhos fechados! Afinal, são os gigantes do futebol europeu, que sempre lutam pelos títulos das mais importantes ligas nacionais e continentais do planeta. O topo do topo, o monte Olimpo! Quando chegar aqui, aproveite sem moderação.

 Já no grupo 2, vemos Manchester City e Tottenham, da Inglaterra; Roma e Lazio, da Itália; Valência, Sevilha e Atlético de Madrid, da Espanha; e Borussia Dortmund, da Alemanha.

 Saiba que você jogará em clubes estruturados, tradicionais e cheios de combustível financeiro, também nas mais fortes ligas do mundo. Além disso, fazendo boas campanhas em algum desses times, logo terá sua chance de subir ao grupo 1.

 Agora, o grupo 3. Nele estão Everton e Newcastle, da Inglaterra; Fiorentina e Sampdoria, da Itália; Villarreal, da Espanha; e Bayer Leverkusen, Schalke 04 e Werder Bremen, da Alemanha. Além deles, Porto, Benfica e Sporting, de Portugal; Olimpique de Marselha, PSG e Lyon, da França; Ajax, PSV e Feyenoord, da Holanda; e Galatasaray e Fenerbahçe, da Turquia.

 Pense duas vezes antes de se transferir para os clubes desse grupo. São equipes médias dos países mais poderosos e as grandes agremiações de campeonatos menos disputados. É certo que temos aqui verdadeiras legendas do continente, como Ajax e Porto, mas sem o poder econômico e esportivo que já tiveram um dia. Sem contar que os times desse grupo oscilam bastante, podendo chegar a períodos de algum ostracismo. De qualquer maneira, será uma boa experiência. Seja feliz, se destaque e continue crescendo.

 Quer saber agora sobre o grupo 4? Bem, não existe grupo 4. Se o seu empresário estiver lendo este texto com você, chame os paramédicos, o sujeito pode ter um ataque a qualquer momento.

 Quando ele voltar do hospital, não aceite pressão para jogar em nenhum outro clube além desta lista. Eu já fui coração mole por você, poderia riscar sem piedade uns cinco ou seis times lá de cima.

 Por isso, seja firme! Bata o pé e mostre que seu agente trabalha para você, não o contrário. Timecos como Brescia, Almeria e Stoke City? Não. Propostas da Rússia, Ucrânia ou adjacências? Nunca. Do fabuloso mundo árabe, então? Nem em mil e uma noites.

 Mesmo recebendo melhor por determinado período, você acha que foi uma boa para a carreira do Taison, ex-Inter, ter ido parar no Metalist da Ucrânia? O mesmo bizarro destino do Cleiton Xavier, ex-Palmeiras. Com o futebol que eles jogam, será que não valeria a pena procurar algo melhor?

 E o Jucilei? Se destacando no Corinthians, vestindo a amarelinha, com a confiança do treinador… E o Diego Tardelli? Fazendo muitos gols, sempre rondando uma convocação, quase levado à Copa do Mundo… Será que foi uma boa decisão para os dois irem para o tal de Anzhi Makhachkal, da Rússia? Será que, jogando por lá, vão ser novamente lembrados?

 Vão argumentar que você vai deixar de ganhar muito dinheiro, de respaldar sua família e blá, blá, blá. Cá entre nós, seu salário em equipes de ponta no Brasil já é ótimo. Além disso, se tiver um pouquinho de paciência, em breve vai conseguir a tal da independência financeira, só que jogando no centro do mundo, não na periferia. Poderá marcar seu nome em clubes históricos, terá muito mais destaque na mídia, ficará sempre perto da Seleção e assinará polpudos contratos publicitários. No médio prazo, você tem tudo para ganhar muito mais do que se pensar apenas com a carteira num primeiro momento.

 Alguns podem almejar Belenenses ou Al-Ahlis da vida. Não você, que se diferencia dos demais. Por isso, jóia rara da bola, lembre-se sempre: entre o dinheiro e uma carreira gloriosa, escolha os dois.

  1. Igão

    27/04/2011 14:10:41

    Até faz sentido, mas acho que o autor deixou suas preferencias clubísticas influenciarem um pouco na classificação. Eu, particularmente, não vejo muita diferença em atuar num Galatasaray, a atuar num Spartak, CSKA, Dinamo de Kiev ou Shaktar. O mesmo entre Udinese, Parma e Sampdoria, na Itália.E, dependendo da situação, às vezes é interessante para o jovem talento ir a um time de segundo escalão, num primeiro momento. Exemplos? Taddei era bastante criticado pela torcida do Palmeiras, saiu para um clube da 2ª divisão italiana (Siena, se não me engano) e hoje é um jogador importante pra Roma, titular em várias partidas. Em contrapartida, Diego Cavalieri saiu como um dos melhores goleiros do Brasil para o poderoso Liverpool. Foi reserva do, na minha opinião, mediano Reina, saiu de lá para a reserva do Cesena e hj é reserva no Fluminense.

  2. Tirso

    23/04/2011 00:14:14

    E vejam só que coisa: na próxima temporada, o Stoke City, finalista da atual Copa da Inglaterra, disputará a Europa League. O Liverpool não jogará nenhuma competição europeia...

  3. MARCEL

    15/04/2011 19:26:09

    Muito bom. O colunista, mostra mais uma vez visao aguçada

  4. Ado Marcelo

    14/04/2011 11:41:30

    Tão verdade que deveria virar lei.

  5. Torero

    12/04/2011 10:06:17

    Vamos ver. Nada de comemorar antes, que dá azar.

  6. Maria Lucia

    11/04/2011 18:40:41

    Torero, tudo bem???Vou copiar o Biff. Desculpe comentar aqui, mas....... GUARANI ESTA SUBINDO PARA A SERIE A-1 do Paulista. Sabado, possivelmente, ja confirmaremos esta alegre noticia.Saudacoes Bugrinas.

  7. Leandro de Aquino

    11/04/2011 18:13:36

    Simplesmente divertido, irônico e real. Parabéns.

  8. Torero

    11/04/2011 08:36:23

    Parabéns!

  9. Denilson de Oliveira Biffi

    10/04/2011 21:08:55

    Desculpa comentar aqui, mas...OESTE NAS QUARTAS-DE-FINAL!!!Abraço,Denilson

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso