Blog do Torero

E se a Gaviões fizesse um desfile sobre Pelé?

Torero

(Para não deixar o aniversário do Negrão passar em branco, coloco aqui um texto sobre Ele, escrito na Folha de S.Paulo em 22/2/2007)

O carnaval acabou, mas meus ouvidos ainda escutam um zumbido. Explico: é que um bloco carnavalesco achou por bem eleger a calçada em frente à minha casa como sua sede, de modo que o baticum perseguiu-me durante todos os dias e, pior, noites do reinado de Momo.

Por conta disso, meus sonhos foram confusões carnavalescas.

Vi-me morrendo afogado num mar de confetes e enforcado por serpentinas. Sem falar nos devaneios eróticos, em que Grazi misturava-se a Juliana Paes, Sabrina Sato a Kelly Key, e, misteriosamente, Preta Gil à águia da Portela.

Mas o mais curioso foi que sonhei que uma escola de samba, a Gaviões, fazia um belo desfile que contava a vida de Pelé.

Na comissão de frente, como não poderia deixar de ser, vinham Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe acenando para a torcida. Zito, é claro, era o diretor de harmonia. E Gilmar, o mestre da bateria.

Depois vinham três alas relativas às cidades onde o Rei jogou. A primeira era formada por homens fantasiados de bauru. Nota para as esvoaçantes folhas de alfaces amarradas aos braços dos foliões, transbordando dos sanduíches e dando leveza às fantasias.

A ala ''Santos, sempre Santos'' era formada por umas cem pessoas, cada uma fantasiada de um santo diferente. O destaque, obviamente, era são Jorge, que vinha montado num imenso dragão.

Depois veio a ala ''Niuiorque, Niuiorque'', onde todos estavam vestidos como a estátua da Liberdade. Só que, em vez de tochas, seguravam bolas. E vestiam a camisa do Cosmos.

A segunda maior ala em tamanho foi a ''Ala dos Mil Gols'',  e ela era formada por nada menos do que mil pessoas, cada uma representando um dos gols de Pelé. Em tamanho, a ''Ala dos Mil Gols'' só perdeu para a ''Ala das Ex-Namoradas'', composta pelas próprias.

Falando em mulheres, o ''Bloco das Xuxas'' fez muito sucesso. Era formado apenas por homens, todos usando imensas perucas loiras. Seguindo o ''Bloco das Xuxas'', vinham o mestre-sala e a porta-bandeira, Robinho e Marta, que faziam malabarismos com a bola.

A ''Ala dos Novos Pelés'' comoveu o público. Era formada por crianças vestindo a camisa 10 e por Cláudio Adão, o único novo Pelé que deu mais ou menos certo.

As baianas vinham com vestidos imitando meia bola, causando um bonito efeito quando vistos de cima, parecendo dezenas de bolas a girar. Uma ala de muito bom humor foi a ''Sonho Corintiano'', que trazia seus foliões todos engessados.

Pelé, o próprio, vinha dentro de uma gigantesca Taça Jules Rimet de dez metros de altura, e lá embaixo os integrantes da escola estavam vestidos como a própria taça. Mas, de repente, numa curiosa coreografia, de dentro do grande troféu saíam homens vestidos de ladrões e carregavam as mulheres fantasiadas de taça.

O carro alegórico que trazia Edinho numa prisão foi considerado de gosto duvidoso, assim como o bloco que homenageava o Pelé cantor, composto somente por integrantes surdos.

Talvez a ala mais engraçada tenha sido a ''Exame de DNA, oba!'', que falava dos filhos ilegítimos do Rei. A fantasia era simples, mas interessante: todos os componentes usavam apenas fraldas e uma máscara de Pelé.

Um humor um tanto ácido, é verdade, mas há que lembrar que o desfile foi bolado pela Gaviões.

Só não me lembro muito bem do samba-enredo, mas acho que se utilizava da melodia de uma conhecida marchinha de Carnaval e começava com algo como:

 ''Doutor, eu não engano, quando criança fui corintiano''.

  1. Torero

    25/10/2010 12:35:46

    Que argumento ruim, Hamilton. A tentativa de desmerecer o Pelé é como tentar empurrar o vento ou soprar o mar.

  2. hamilton

    25/10/2010 12:13:23

    uhauhauha, pobre torero, isso nao vai aoncetecr nunca aaté prq quem foi pelé , ah ja sei foi um rapaz endeusado pela midia que só fez 1200 gols pois como diz um livre de devaney m fazia gol contra time de varzea e o gol era valido, livro que feito por um santista roxo , se um santista roxo que é jornalista fez uma pesquisa sobre a piada que foi pelé , quem sou eu pra discordar, eu tenho 1300 gols feitos no video game, mais nao tenho marketing como tinha o tal pelé que pena né, eu acho que sou melhor que ele hehe, e sou huauhauhuha

  3. Lexington Steele

    24/10/2010 14:14:47

    Texto ridículo..Isso nunca vai acontecer, além de eu não entender todo esse oba oba em cima de um cara que só era um pouco mais esperto numa época em que não se batia tanto... Rivelino e Garrincha foram infinitamente superiores a este senhor.....

  4. DUTO DE ITAQUERA

    24/10/2010 10:14:20

    O CU RINTHIANS , ENTROU P/HISTORIA DO FUTEBOL IGUAL O ANDRADE DO VASCO PELO MILESIMO GOL E CU RINTHIANS PELOS 20 ANOS DO TABU.TEM QUE AGRADECER O REI POR ENTRAR P/HISTORIAS DO FUTEBOL.AGRADE GALHIANDA.

  5. DUTO DE ITAQUERA

    24/10/2010 09:45:31

    SERIA MUITO TRISTE UM DESFILE SOBRE O REI,PELA GAVIOES FALANDO SOBRE 20 ANOS DE DERROTA,QUEREMOS UMA AVENIDA COM ALEGRIA NAO COM A TRISTEZA DO TIME DE GALHINHAS.

  6. luiz antonio

    24/10/2010 09:19:59

    Queria tbm dar os parabéns ao CORNTHIANS pela impotância que teve na carreira do Maior do Mundo.

  7. luiz antonio

    24/10/2010 09:11:24

    Pelé e Corinthians uma estória de AMOR, sem o Corinthians a sua estória não seria a mesma, se venceu por longo 11 anos o Corinthians, após o Tabú ele teve muita dificuldade em vencer o Corinthians, mas os dois tem muita haver, e para nós corinthiano é motivo de orgulho esta relação de AMOR e DOR, Parabéns PELÈ

  8. Francesco

    24/10/2010 09:10:43

    Que tem a ver?Essa 'torcida - ou escola de samba - não tem nada a ver com o Corinthians!Só eles que acham - a mídia as vezes também!

  9. fernandão

    24/10/2010 08:38:39

    Grande fábio! Vc está certo!Pelé vibrou mais que ninguém com as cinco conquistas corintianas da Libertadores. A verdade não pode ser camuflada!!!

  10. Torero

    24/10/2010 00:47:30

    Qual será o preconceito que você viu?

  11. Fabio Tricolor

    24/10/2010 00:03:54

    Voce só pode estar de sacanagem, Mancha Verde prestar homenagem pro PELÉ alias nem escola de samba voces sao, sao um bando de palmeirenses fantasiados com tamborim e bumbo na mão e alias contratam até alguns negoes de outras escolas q na verdade sao corintianos para ajudarem a voces fazerem um sambinha porque se depender só da italianada palmeirense o samba de voces seria uma comédia de adolescente da moóca.

  12. Fabio Tricolor

    24/10/2010 00:00:51

    PELÉ era corintiano quando criança ou seja seu time de origgem é o Corinthians, entao seria natural q a Gavioes prestasse uma homenagem a ele alias o PELÉ é corintiano na verdade e o Santos é o clube por qual ele tem gratidão essa é a verdade.

  13. FABIO

    23/10/2010 23:29:19

    Acho muito preconceituosas essas colocações do Torero e isso é muito triste ainda mais se tratando de alguém considerado formador de opinião.

  14. Tiago

    23/10/2010 23:21:51

    quanta inveja!!!! Timão incomoda demais!!!!

  15. Mauro

    23/10/2010 22:11:37

    Para quem não se lembra:OS GAVIÕES JÁ HOMENAGEARAM PELÉ.Foi em uma das despedidas do Rei (creio que no último jogo por ele realizado no Pacaembu), um Corinthians x Santos.Antes da partida começar, representantes dos Gaviões entraram no gramado e presentearam Pelé com flores.E estenderam uma faixa com os dizeres:"MAIOR QUE PELÉ, SÓ O CORINTHIANS."Quem quiser comprovar, é só fazer uma pesquisa no acervo do programa "Grandes Momentos do Futebol", da TV Cultura.

  16. Fabio

    23/10/2010 22:00:07

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  17. STAM

    23/10/2010 21:33:30

    O OUTRO É O PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES FIFA. TITULO QUE VOCÊS NUNCA TERÃO. COM ESSE TIMINHO ENTÃO..............E ESSAS DÍVIDAS..............SEI NÃO

  18. Augusto Cesar Monteiro

    23/10/2010 21:22:19

    Grande Torero.....Nao ha como deixar de parabeniza -lo pela sua ídílica ideia, ou sonho...mas tomando um pouco da sua liberdade criativa.....acredito tambem que a Gavioes poderia sim - passar por cima das diferenças - e homenagear Pelé...... Como?antesde mais nada..o samba enredo deveria ser todo escrito na 3a.pessoa como bem cabe ao referido homenageado... poderia ainda incluir meros e pequenos estandartes citando as goleadas historicas impostas ao alvinegro da Vila....claro que antes dele (olha a 3a.pessoa)..e depois dele (de novo a 3a.pessoa)...Ah....e claro...poderiam revelar tambem as inumeras facetas do mecenas....que muito ajudou em aqusições de jogadores para o time da baixada, particularmente do jogador Giovani........Ah ...e de quebra...esta marchinha citada poderia ter um novo titulo...pedindo licença ao saudoso Stanislau Ponte Preta (Sergio Porto)....e teriamos entao, composto o "samba do crioulo doido"...Seja como for...parabéns pela lembrança....

  19. Juca Corso

    23/10/2010 21:07:53

    Delírio total !!! Menos, Torero, bem menos. Demagocia tem limite....................

  20. rodrigo

    23/10/2010 20:46:52

    Torero.... E se a Mancha Verde fazer o desfile sobre o Pelé...Sabia que a Mancha Verde disputa junto com a Gaviões...Vocês só enxergam esses caras.... Um é o campeão do século e o outro... CENTENADA!!

  21. Heitor

    23/10/2010 20:16:38

    Maria Angélica , desculpe , mas ele tem o DNA do futebol!!!!! Como dizia Mestre Armando Nogueira , se ele não tivesse nascido gente tinha nascido bola !!!!!!

  22. claudio armidoro

    23/10/2010 20:05:01

    Ótima idéia, até porque nossos herois precisam ser mostrados sempre. Ele hoje não pertence mais ao glorioso SANTOS, e sim ao Brasil. só lamento o comentário sobre seu filho, foi ridículo.

  23. Evaristo Blanco

    23/10/2010 19:52:09

    Sou santista e concordo, seria muito bom para a paz nos estádios.

  24. ARGENTINO

    23/10/2010 19:51:00

    PELE EL MEJOR !LOS DEMÁS A LLORAR...

  25. Maria Angélica de Oliveira Nascimento

    23/10/2010 19:34:27

    Belo sonho! Bela história! Belo enredo!Mas, não tem nada a ver com o Corinthians nem com a Gaviões. Deveria ser contada pela X9 de Santos ou por alguma Escola de Bauru ou de Tres Corações. Ou por aluma Escola não oriunda de uma torcida de futebol.As histórias de Airton Senna, de Basílio, do Neto, do Ronaldo, e de muitos outros corinthianos estão ligadas a história do Timão. Pelé pode ser rei, mas não tem o DNA corinthiano.

  26. Paulo

    23/10/2010 19:00:34

    Seria legal, embora tenha sido o time que mais sofreu nas mãos, aliás nos pés do Pelé, seria um tipo de reconciliação e até acho que o Pelé tem uma queda pelo timão.

  27. Valdemagno

    23/10/2010 18:42:08

    Grande carnavalesco Torero, quero dar os parabéns não ao melhor jogador de futebol de todos os tempos, mas ao "hors concours" nessa categoria, ele é de outro planeta!!!!abs,Magno

  28. Bruno Leite

    23/10/2010 18:21:44

    kkkkkkkkGrande Torero, não conhecia esse seu lado carnavalesco. já tem até as alegorias e comissões de frente bem definidas.muito bom.abçs

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso