Blog do Torero

Zé Cabala e o homem-aranha

Torero

Quando cheguei ao ashram de Zé Cabala, um sobrado pintado de amarelo berrante no Jardim Lambretta, notei que a porta estava aberta e que havia uma certa gritaria lá dentro. Entrei o mais rápido que pude a fim de ajudar se houvesse algum problema.

Porém, qual não foi minha surpresa quando vi o sábio dos sábios em cima da mesa, gritando “Mate este monstro, mate este monstro!”, e Gulliver, seu assistente anão, correndo em torno da mesa enpunhando uma vassoura.

“Barata?”, perguntei.

“E você acha que eu teria medo de uma barata? É uma aranha. Uma aranha enorme, daquelas que atacam cidades em filme B.”

Foi então que vi um minúsculo exemplar do aracnídeo passando perto do meu pé e… cleque, pisei no bicho.

“Pronto, matei.”

“Sério? Você é um herói, caro foliculário! Só por causa disso hoje vou lhe fazer um desconto de 10%.”

“Quanta generosidade…”

“Quem você quer entrevistar?”

“Por uma grande coincidência, dessas que só acontecem nos textos de escritores de terceira, quero falar com o maior goleiro de todos os tempos.”

“O Aranha Negra? Detesto aranhas! Isso vai lhe custar o dobro.”

Eu aceitei, é claro.

Então Zé Cabala pôs-se a fazer alguns passos de dança russa e, depois de algum tempo, estendeu-me a mão e disse: “Muito prazer, Lev Yashin.”

“Pois bem, senhor Yashin, a primeira coisa que quero saber é o motivo do seu apelido.”

“É que eu sempre me vestia de preto e tinham braços longos.”

“Confesso que não vi nenhuma defesa sua…”

“É só olhar no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=47fTQnYMnTY.”

“Depois eu olho. Mas eu queria entender o que o senhor fazia de diferente.”

“Olha, bastante coisa. Por exemplo, eu fui um dos primeiros a socar a bola nos momentos de maior aperto junto da pequena área. Eu também camandava a defesa nos lances de bola parada, era rápido nas jogadas de contra-ataque, tinha elasticidade e muita coragem. Saía no pé do atacante como um raio. Aliás, outro apelido que eu tive foi raio negro. E também me chamaram de Pantera Negra por causa dos meus saltos.”

“O senhor sempre quis ser goleiro?”

“Sempre. Mas no começo queria ser goleiro de hóquei no gelo.”

“Sério?”

“Sério. Comecei no hóquei, no time da fábrica de ferramentas onde eu trabalhava. Depois, aos 14 anos, comecei a jogar futebol. E fiquei nos dois esportes por um bom tempo.”

“Quando se decidiu?”

“Em 1953. Eu já era reserva do Dínamo há 4 anos. Mas em 1953 aconteceram duas coisas: o goleiro titular, o grande Aleksey Khomich, se aposentou. E eu fui convocado para a seleção soviética de hóquei. Aí não teve jeito. Tive que escolher. E escolhi o futebol.”

“Ficou no Dínamo por toda a carreira?”

“Fiquei. De 1949 a 1971. Só parei com 42 anos. Vencemos o campeonato nacional cinco vezes, e três vezes a Copa da URSS. E eu fui o melhor jogador do campeonato 14 vezes.”

“E na seleção soviética?”

“Ganhamos as Olimpíadas de 1956 e a Eurocopa 1960. Sem falar que participei de quatro Copas do Mundo, de 1958 a 1970. Se bem que nesta última já era reserva.”

“O senhor lembra qual foi o seu grande jogo numa Copa?”

“Tem que escolher só um? Assim fica difícil. Bem, acho que a minha fama começou em 1958, num jogo contra a Áustria, quando eu defendi um pênalti. Aliás, há quem diga que defendi 150 pênaltis na minha carreira, mas deve ser exagero.”

“Vocês enfrentaram o Brasil nesta Copa, não é?”

Se meu russo não falha, aqui está escrito: Lev Yashin não era uma estrela. Nas suas horas de folga, gostava de jogar futebol com as crianças na rua.

“Para meu azar, fui o primeiro goleiro a enfrentar Pelé e Garrincha jogando juntos. E só tomei dois gols. Bem menos que França e Suécia, que nos jogos seguintes levariam cinco cada uma.”

“E como foi em 1962?”

“Fiz a pior partida da minha vida contra os colombianos. Ganhávamos de 4 a1, mas falhei duas vezes, numa delas até levei um gol olímpico, e eles acabaram empatando o jogo. Aí pegamos o Chile nas quartas e falhei de novo: pensava que o lance era em dois toques, mas o jogador chutou direto e marcou.”

“Um frango!”

“Na Rússia chamamos de borboleta. O pior é que perdemos por 2 a 1 e caímos fora da Copa. Ah, não é fácil ser goleiro…, não se pode falhar nunca. Até começaram a dizer que eu estava acabado para o futebol.”

“E estava?”

“Que nada! 1963 foi meu melhor ano. Tomei apenas 6 gols em 27 jogos. Fui tão bem que ganhei a Bola de Ouro como melhor jogador da Europa. Até hoje sou o único goleiro que recebeu este prêmio.”

“O senhor tinha algum segredo?”

“Bem, antes de cada partida, para acalmar os nervos, eu fumava um cigarrinho, e, para tonificar os músculos, tomava um copinho de vodka.”

“Fumava e bebia antes do jogo?!”

“Pois é. E adorei a caipirinha brasileira.”

“Como assim?”

“Eu era fã do futebol brasileiro e do goleiro Gilmar. Então, em 1965, consegui uma licença para visitar o Brasil. Fiquei no Rio de Janeiro. Passava as manhãs na praia e às tardes treinava os goleiros do Flamengo, só para manter a forma.”

“E o que fez quando se aposentou?”

Monumento a Yashin

“Passei a treinar equipes juvenis e a trabalhar como professor de educação física. Também participei das comissões técnicas do Dínamo e da seleção.”

“Uma boa aposentadoria.”

“Foi. Mas em 1984, com 55 anos, tive que amputar uma perna. Sabe lá o que é para um goleiro perder uma perna? A Aranha Negra ficou manca… Seis anos depois, passei para o lado de baixo do gramado, destino de todos nós, goleiros ou centroavantes. Contra o tempo não há defesa.”


 

  1. Home Heating Systems

    06/03/2012 23:11:31

    I cant find a link where i can subscribe to this blog, webmaster how can i follow your blog?Teddy Tschicke

  2. Home Heating

    24/02/2012 10:00:16

    Thank you amazing blog, do you have twitter, facebook or something similar where i can follow your blogSandro Heckler

  3. come aumentare la massa muscolare

    12/01/2012 10:00:37

    Ottime informazioni!

  4. Nerf Guns

    15/11/2011 10:44:42

    Thanks for the info! We're making a custom pair of slippers for you :)” oh wow thank you!!

  5. ceapelarf

    29/09/2011 18:13:18

    Utilizado AT u0026 T Wireless Telemóveis em Poupança Fantastic!rn      rn Se você está procurando modelo final utilizado AT u0026 T telefones celulares para a venda, você veio ao lugar certo . Todos os nossos Nova , reformados e usados ​​AT u0026 T telefones celulares são garantidos e perfeito como um substituto para um telefone , perdeu quebrado , roubado ou upgrade. Escolha entre uma grande variedade de usados ​​AT u0026 T telefones celulares para a venda que se encaixam no seu estilo e orçamento.rn      rn Compra nossa AT u0026 T telefones celulares agora! used cellphones for sale

  6. Enio

    14/11/2010 10:29:35

    EParece justo, que tal o Cláudio então? ex-goleiro do Santos no fim dos anos 60...sds

  7. Torero

    13/11/2010 21:07:38

    Pedido anotado.

  8. Renato Khair

    13/11/2010 16:21:47

    Torero,Excelente a homenagem ao gigante Lev Yashin, o 'Aranha Negra', um dos maiores goleiros do futebol mundial de todos os tempos.Yashin é uma lenda e um ídolo para os amantes do futebol em todo o mundo.Merece todas as homenagens.abs

  9. Sérgio da Silveira

    13/11/2010 15:35:20

    Torero:Gostaria de dizer que admiro muito seu trabalho como escritor e queria pedir uma história em que Antonio Sastre conta sua história via Zé Cabala.

  10. Edson

    13/11/2010 13:29:41

    Vcs se esquecera do italiano Zenga, um baita goleiro.

  11. Aylton Silva Affonso

    12/11/2010 17:17:00

    Grande figura !!!!E que saudades dessa camisa e dessa bandeira gloriosas, todas vermelhas, e da inscrição "CCCP" em alfabeto cirílico. Apesar de tudo, dos crimes do stalinismo, e de sua deformação do pensamento e da práxis marxista (que nunca falou em "partido único"), esses símbolos representaram durante décadas a possibilidade real de um mundo diferente. E representaram uma enorme nação que, bem ou mal, através da grande revolução socialista de 1917, saltou da quase idade feudal para o status de grande potência mundial, primeira nação a enviar o homem ao espaço, e tantas outras coisas.Hoje, o país retalhado em diversas repúblicas, algumas viáveis e justificáveis, outras verdadeiros satélites, fruto do interesse comercial dos grandes países europeus, muito mais do que das vontades dos povos, mantém ainda um patrimônio quase todo construído naquela época, com o cérebro e o esforço de milhões, sem contar o sacrifício de milhões que verteram seu sangue nessa epopéia (lembrando que a URSS foi o país que mais teve perdas humanas na Grande Guerra, cerca de 20 milhões de pessoas!!!). Agora, esse patrimônio foi apropriado por verdadeiras máfias, que "elegem" governos autocráticos, reacionários até a medula, que promoveram uma rápida pilhagem das riquezas sociais e coletivas do povo soviético. Foi esse o resultado do que os imbecis chamam de "fim do comunismo", como se um sistema social que historicamente ainda engatinha, cuja tentativa de construção tem os naturais erros, tropeços e derrotas históricas, pudesse ter sua ainda breve e iniciante história prematuramente condenada ao fim - um total absurdo histórico, se lembrarmos que essa alternativa só pode se construir como alternativa GLOBAL ao capitalismo, esse sim sistema que agoniza há décadas, e mostra seu total esgotamento como algo que possa fazer a humanidade avançar a um patamar superior.Prá finalizar, salve LEV YASHIN, grande aranha-negra, grande goleiro SOVIÉTICO !!!!!

  12. Alex

    12/11/2010 13:57:02

    Torero, já que ainda não veio... ... Eu aposto em Corinthians, Galo, Santos, empate (Fluminense e Goiás) e Palestra... mesmo vc não perguntando, nada!!!Abraço

  13. Torero

    12/11/2010 13:15:45

    É uma boa idéia. Tenho outra novelinha detetivesca com o mestre dos mestres já planejada.

  14. Torero

    12/11/2010 13:00:54

    Não. Há um livro inteiro sobre ele. Zé Cabala se dedica mais aos menos lembrados.

  15. Edmilson Romão

    12/11/2010 13:00:50

    Torero,Sempre leio sua coluna, e não que voce tenha se superado(sempre acho que podemos evoluir mais) mas sua coluna de hoje está sensacional.Voce poderia fazer uma nova novela do Zé Cabala, como fez a algum tempo atrás.Seria maravilhoso.Muito sucesso

  16. Dionisio

    12/11/2010 11:38:21

    SAÚDE !!!

  17. Denilson de Oliveira Biffi

    12/11/2010 11:08:55

    O melhor mesmo era o João Marcos...:)

  18. Enio

    12/11/2010 10:18:58

    Bom dia Torero, para variar um pouco, mais um ótimo texto.Não me recordo, mas Telê Santana já contou um pouco da sua história via Zé Cabala?

  19. Torero

    12/11/2010 09:05:46

    Pensei que sim, mas fiz uma pesquisa e vi que não. É uma boa pedida para o próximo Zé Cabala.

  20. Torero

    12/11/2010 09:00:43

    O meu favorito era o Pfaff.

  21. Antonio Carlos

    12/11/2010 08:46:19

    E se considerarmos que ele pode ter tomado dois gols em uma mesma partida, são 20 jogos sem tomar gols. Realmente um grande feito!

  22. Antônio Carlos

    12/11/2010 08:43:27

    Me esqueci de perguntar-lhe no meu comentário anterior.O Zé Cabala já entrevistou Almir Pernambuquinho, o rei das confusões?

  23. Antônio Carlos

    12/11/2010 08:40:34

    Agora posso entender melhor a grande pressão (e responsabilidade) que foi para Rinat Dasaiev substituir o grande Aranha Negra. A sorte da URSS é que Dasayev era um goleiro espetacular! Foi, sem dúvida, um dos melhores (se não o melhor) que eu vi atuar debaixo dos "três paus" !Se Dasaiev tivesse jogado no Dínamo, eu diria que ele foi discípulo do mestre Yashin, mas como ele jogou no rival Spartak, acho que o Aranha serviu-lhe apenas de inspiração.Dasaiev foi um dos melhores goleiros dos anos 80. Talvez o melhor!. E olha que nessa década, a safra mundial de goleiros foi fenomenal! Atuavam Peter Shilton, Michel Preud'home, Harald Schumacher, Dino Zoff ... Como podem ver, a disputa pelo posto de melhor goleiro era acirrada!!

  24. Bruno Leite

    12/11/2010 07:50:34

    O dia em que sair o livro do Zé Cabala serei um dos primeiros a comprar.Zé Cabala e Torero sao dois mitosParabéns e abçs

  25. roberto castralli

    11/11/2010 23:39:33

    torero, voce tem,o "personagem".parabéns!

  26. Marlos

    11/11/2010 19:13:34

    Torero, muito bom texto, como de costume.Sou um grande fã do Lev Yashim, tenho até uma replica da camisa de goleiro da URSS (CCCP na verdade).Abraços

  27. Torero

    11/11/2010 14:42:21

    Sairá um livro com várias delas, mas também com outras coisas.

  28. Alex Pina

    11/11/2010 13:46:59

    Putz Torero eu acho as entrevistas do Zé Cabala o maximo, será que você não consegue convencer ele a escrever um livro com todas suas entrevistas não?????

  29. Felipe

    11/11/2010 13:01:38

    Zé Cabala globalizado!Maravilha isso aí. Até eu, nascido em 83, já tinha ouvido falar desse goleiro.

  30. Denilson de Oliveira Biffi

    11/11/2010 12:25:45

    Esse foi uma lenda mesmo. Ouvi muito meu pai dalar do tal Aranha-Negra!Vi alguns videos na TV, mas só. Quero ver esse link do Youtube, mas aí só em casa...

  31. giselle velloso

    11/11/2010 12:00:19

    Além d ler seu textos extremamente bem escritos, a gente ainda aprende coisas sobre o futebol!! Pra quem gosta d futebol como eu , é uma delíciaaa!! Mais uma vez, parabéns, Torero!!

  32. Joaquim

    11/11/2010 10:58:48

    Genial Torero, bom demais!!! Estou ansioso para começar a ler O Chalaça, que me autografaste aqui na Feira do Livro de Porto Alegre.Grande abraço.

  33. Marcio

    11/11/2010 10:21:57

    E para ganhar uma bola de ouro, com certeza foi o cara.

  34. José Luiz Negreiros

    11/11/2010 10:04:24

    Beleza de artigo, Torero! A garotada de hoje precisa ter alguma ideia de quem foi Yashin. Naqueles tempos românticos do futebol, um monte de craques surgiu em quase todas as posições. E Yashin, sem dúvida, foi um dos maiores na posição, podendo ser colocado em qualquer lista dos 10 maiores goleiros da história do futebol.Nesta lista, finalizando, colocaria também o Carrizzo, da Argentina, o Gilmar, do Santos e, permita-me a ousadia, mesmo sendo corinthiano (e ex-goleiro amador), coloco entre os 10 maiores de todos os tempos o Marcos, do Palmeiras, um fenômeno em todos os bons sentidos da palavra.Parabéns pela homenagem ao grande goleiro russo!

  35. Nathan de Sousa Malafaia

    11/11/2010 09:38:25

    Por mais que se possam questionar os adversários, 6 gols em 27 jogos é demais...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso