Blog do Torero

Mundial de clubes: uma década sem futebol brasileiro

Torero

 Texto de Marcio R. Castro*

Em 98, num jogo emocionante, Vasco e Real Madrid decidiam o título mundial na Copa Intercontinental. Grandes jogadas, chances de gol para os dois lados, golaços e quase golaços, bolas salvas em cima da linha. Foi simplesmente de arrepiar.

O Vasco perdeu jogando um futebol envolvente e vistoso, absolutamente de igual para igual com os europeus. Em boa parte da partida, jogou melhor.

No ano seguinte, era a vez do Palmeiras representar o Brasil e o continente. Contra o Manchester United, outro ótimo jogo. Mas com muito menos equilíbrio: a equipe brasileira dominava a partida amplamente, criava chances claras, encurralava os ingleses. Alex chegou a marcar, mas o juiz anotou impedimento, equivocadamente.

Jogando de forma convincente, buscando sempre o gol e controlando as ações na maior parte do tempo, o Palmeiras merecia sorte melhor. A taça ficou com os ingleses.

Já em 2000, dessa vez no Campeonato Mundial de Clubes, que a FIFA criou para substituir a Copa Intercontinental, foram Corinthians e Vasco que entraram em campo. Os paulistas deixaram o Real Madrid pelo caminho, com direito a um jogaço entre os dois que terminou empatado, e os cariocas atropelaram o Manchester United, numa atuação de gala de Edmundo e Romário.

Os clubes brasileiros, brasileiros que são, jogaram à brasileira, com técnica, habilidade e poder ofensivo. Numa final nacional, o Corinthians foi o campeão.

Dez anos se passaram desde então. Infelizmente, dez anos em que o futebol brasileiro não foi mais visto nos mundiais de clubes. Por duas vezes fomos campeões, é verdade. Mas jogando com medo, retrancados, sem confiança, sem brilho. Sem a alma do nosso jogo.

Em 2005, o São Paulo foi massacrado pelo Liverpool por praticamente o jogo todo. Para se ter uma ideia da artilharia disparada, os ingleses chegaram a ter três gols anulados pelo juiz – todos bem anulados, por sinal. Quase como um prêmio individual ao Rogério Ceni, o São Paulo levou o título.

O Internacional, ganhando e perdendo, repetiu o enredo por duas vezes. Em 2006, se encolheu de forma deprimente contra um Barcelona que, estupefato, nem pressionou tanto quanto a postura colorada poderia indicar. Agora em 2010, quando parecia que os gaúchos eram capazes de fazer bonito, voltaram para casa com uma das maiores derrotas da sua história, surpreendidos pelo Mazembe. 

O mal da década se alastrou para além dos clubes e afetou também a seleção, resultando no inexplicável dunguismo que nos assolou. Agora, Mano Menezes ensaia os primeiros passos em busca de uma vacina. Mas a cura só virá quando respeitarmos novamente o que nos fez únicos nesse esporte. Essa é a premissa: nos lembrarmos de quem somos.

Ainda podemos resgatar o jeito brasileiro de jogar futebol, criativo, ousado, cheio de brilho e competitivo ao mesmo tempo. Para novamente conquistar o mundo sem olhar para baixo, sem pedir desculpas. Como o redentor Palmeiras de 51, o eterno Santos de 62 e 63, o arrasador Flamengo de 81, o destemido Grêmio de 83 e o refinado São Paulo de 92 e 93.

Como vimos, vitórias e derrotas podem acontecer de várias maneiras. Ganhar ou perder faz parte do jogo. Mas, se fizermos do nosso modo, com o nosso estilo, ganharemos mais. E, se perdermos, perderemos melhor.

*Marcio R. Castro é torcedor do Palmeiras.

  1. Social bookmarks

    01/05/2013 07:34:58

    Cxmkmn Hey, thanks for the post. Want more.

  2. cheap wedding dresses

    14/05/2012 07:33:21

    My name is Hempel Schorn. I was born in Montreal, Canada. I have studied in Montreal and Madrid and lived and worked in Montreal. You have a really nice blog! beach wedding dresses

  3. runescape gold

    13/05/2012 14:22:23

    Hi I am Hempel Schorn. Your blog is really Smart, helps greatly! Enjoy stay here. runescape gold

  4. vestido de festa

    21/04/2012 17:04:58

    Nice post! I love your blog madrinha de casamentovestido para casamento

  5. spy sunglasses

    13/12/2011 15:03:35

    Spy camera are usually turning into increasingly well-known intended for organization security, but extra importantly pertaining to residence security. Of all the merchandise that cope with residence security, surveillance dvr are generally normally ignored. A large number of hidden video cameras and also Signal fine to get dwelling security price much less compared to $300.Double zero.

  6. Poker Sem Depósito Fórum

    06/09/2011 08:48:13

    Boa Noite!, o meu nome é Darth_Vader e adorei muito da tua página! Muito bonita muito bem! Adequa-se plenamente com tudo aquilo que aqui vi.Hoje por vezes há muito para avaliar nos blogs!Nada nada mais aliciante do que deixar a nossa escrita na net!E por tudo isso escrevi este comentário! Assim como tu também eu tenho um forum de poker, passa por lá e deixa a tua postagem como eu fiz aqui...gostariamos imenso de lá ter alguém como tu.... Adeus :)

  7. VAG Tacho

    20/08/2011 03:39:49

    The obd connector that enables plug-in to OBD scan devices will be the same a person as used by the dealership technicians as well. The amount of reading through accessible for you depends upon the KWP2000 automobile producer and also the design.

  8. Torero

    05/01/2011 09:46:03

    Cadê o seu argumento?

  9. Elton

    05/01/2011 09:03:18

    Quanta besteira junta, com certeza sai na frente como o pior texto do ano!

  10. Gisely

    03/01/2011 23:32:20

    O Milan deu 4 x2 na Itália, já no Maracanã o Santos deu 4x2 e depois 1x0, as duas no Brasil sem Pelé e vários titulares contundidos.

  11. Gisely

    03/01/2011 23:27:57

    É isso aí ! Campeão do mundo !E mais futebol-arte de verdade não é 1982 e 86 só, é de 58 a 70. Em 2002 resgataram um pouco dele misturado com raça

  12. Torero

    02/01/2011 19:24:02

    Você que foi mal e mau, Carlos. Leu com tão pouca atenção que nem viu que o texto não era meu.

  13. carlos

    02/01/2011 16:47:23

    parabens , andre nunes, é isso mesmo, mesmo com jogadores , na verdade pra min sem fama na europa, como vc disse, mesmo assim nós somos capazes de ganhar deles, e só com jogadores brasileiros, e enquanto isso os europeus nojentos precisam montar uma verdadeira torre de babel de jogadores, alias inclusive com jogadores denosso país, pra poder nos enfrentar e assim mesmo eles perdem pra nós, o que da mais meritos pra nossa vitoria e podemos dizer, sim vitoria do futebol brasileiro, e quanto a inter de milao, campeã desse ano?? os italianos poderao dizer que o futebol italiano foi campeao?? pra min , nao, ´so os torcedores da inter,

  14. carlos

    02/01/2011 16:41:32

    é isso mesmo , katia, eu gosto do torero, mas nesta coluna ele foi muito mal, sinto muito, até aceito em dizer que o sao paulo jogou muito pressionado, mas o colorado gaucho deu um banho tatico no barcelona cheio de pompa, o problema é que grande parte dos brasileiros nao aceitam que ganhamos dos europeus, vejam só que ironia, nosso povo adora o que é de fora, tudo de lá tem de ser melhor, que cpoisa né?? e os falados europeus, apelam, pois usam e abusam dos nosso jogadores, ridiculo isso pra min, vejam o caso dessa inter de milao, o time inteiro de jogadores estrangeiros, e a maioria sulamericanos, e a midia diz que é futebol europeu, me dá nojo, no mano a mano eles apanham feio pra nós, e ja apanham mesmo usando os nossos jogadores contra nós . agora tentem imaginar o time da inter de milao só com jogadores italianos?? nao da pra imaginar né, pois eles nao tem um que preste, ai esta o ponto da questao....

  15. Cássio

    01/01/2011 22:49:31

    A soberba do São Paulo é uma das piores coisas que existem no futebol, mas logo acabará esta "soberania" de tres titulos mundias, aguarde.

  16. Ronaldo Silva

    29/12/2010 00:37:25

    Julio Machado disse:Dezembro 26, 2010 às 9:23 pmE qual é o nosso estilo? Não olhe para o passado. Quem vive de passado é museu. Esta foi a década mais positiva em termos de libertadores para brasileiros! Na verdade, os brasileiros ganharam apenas trêsLibertadores nessa década do futebol de resultados: 2005, com o São Paulo, e 2006 e 2010, com o Inter. Na de 90, tivemos os títulos de 92-93(São Paulo), 95(Grêmio), 97(Cruzeiro), 98(Vasco) e 99(Palmeiras). O dobro de títulos, sem abrir mão do futebol bem jogado. Agora, técnicos conservadores procuram se virar com os elencos que tem em mãos(e que as últimas competições tem revelado serem de qualidade não tão boa quanto em outras épocas). Um abraço.

  17. adenilson gomes

    29/12/2010 00:25:19

    Eu fico boquiaberto quando vejo comentaristas dizendo isso: faltou o futebol arte! Vão se ferrar! Futebol não é apresentação, se fosse, ganharia quem recebesse a maior nota, como na ginástica. Futebol, além do jogo bonito, é raça, estratégia e principalmente competitivo e o objetivo é vencer, passando a bola entre duas traves e um travessão, que muitos jogadores e, principalmente comentaristas esqueceram como se chama. Se chama gol. Esse é o objetivo, futebol arte é consequencia.Dizer que o São Paulo foi bombardeado em 2005 é feio? O São tinha a melhor defesa do mundo! E iria se jogar no ataque?Primeiro o brasileiro tem que aprender o que é o futebol, como se joga, qual é o objetivo. Preocupado com o futebol arte, esqueceu como se joga. Por isso, dou meus parabéns às seleções de 1994 e 2002 e que se explodam as de 1982 e 2006 que fazem o estilo de times que jogam como nunca e perdem como sempre!Espero que futuramente surjam jogadores no estilo Romário, Bebeto, kaká, Messi e Ronaldo que se preciso faz gol até de bico para vencer! E que desapareçam bonecos (as) como Robinho, R. Gaúcho, Cristiano Ronaldo, que pôem a bola na cabeça, no peito, no ombro, no nariz , na orelha, enfia na bunda sem objetividade!E pra finalizar:Título do corinthians em 2000?Por que? Ele foi campeão da América em 1999?O Palmeiras campeão de 1999 participou? Não?Esse torneio da Fifa não teve critérios. Não vale nada. É uma entidade suja, certamente atendeu primeiramente a patrocinadores. Onde já se viu, o campeão da América não participar e colocar um timinho vagabundo, como esse que se intitula, com respaldo fifa, campeão mundial. Sem vergonha, participou umas "mil vezes" e nunca sequer chegou a uma SEMIFINAL de libertadores. O São Caetano ( 2 participações) já foi vice campeão!!!!!!!!!!Talvez quando o cargo de presidente da Fifa deixar de ser vitalício, talvez a Fifa seja menos suja, a CBF também. Então não veremos mais essas palhaçadas, como a de 2000. Por enquanto, ficamos na torcida para que morram o Papa Joseph Blatter e o Papa Ricardo XXII ( 22 anos mamando)!!!!!!!!!!!!!Adenilson Gomes, Cruzeirense, Franca-sp

  18. Katia - Campeã do Mundo FIFA / Campeã de Tuuuuuudo

    28/12/2010 22:15:07

    Olá nobre blogueiro...Não vou dizer que tu estejas desdenhando dos títulos brasileiros em detrimento do teu "suposto" time, pois nem sei qual time tu torces!Até acho "bonitinho" dizer que o importante é o futebol apresentado e não o resultado. Todavia, vamos falar a verdade: FUTEBOL É RESULTADO!Por isso, tenho certeza que são-paulinos e colorados são muito felizes com seus títulos mundiais, respectivamente, 2005 e 2006... Se os times se defenderam para depois atacar, deve-se à discrepância entre os elencos (São Paulo-Liverpol; Internacional/Barcelona), havia uma supremacia e não dava para arriscar!Além do mais, acho que tu não assistiu ao mesmo jogo que eu assisti entre Barcelona e Inter, onde este deu um show de raça, marcação e organização... Barcelona imaginou que iria golear e não conseguiu jogar... Ainda lembro as carinhas de desespero de Ronaldinho Gaúcho, Puyol, Deco, Beleti e cia; os jogadores do Barça não acreditavam no que estavam presenciando. Ceará não deixou Ronaldinho jogar e no final, Iarley e Rubens Cardoso ficaram mais de 2 minutos com a bola, sem que o Barcelona conseguisse tê-la de volta.. Portanto, como colorada, te digo: quero TÍTULO, TROFÉU e DIN DIN no caixa do Inter! Não ligo se o futebol é bonito, o importante é vencer! Pergunte ao Estudiantes (Argentina) que foi nas 2 últimas vezes e voltou com vice! Saudações Coloradas! Orgulho de ser do INTER GRANDE DO SUL! Feliz 2011!

  19. Edwin Perez

    28/12/2010 16:20:53

    Todo mundo que gosta de futebol!Agora se vc pesquisar com pessoas que viram as duas copas, pergunte. A resposta será elucidativa.

  20. José Antonio

    27/12/2010 23:33:21

    Essa é a grande diferença (re)tratada no texto.No futebol, diferentemente de outros esportes, o erro humano é decisivo e sempre presente nos jogos. Particularmente, sou favorável à utilização de recursos eletrônicos para rever jogadas discutíveis. Algo como é feito na NFL ou nos grandes torneios de tênis, nos jogos mais importantes.Se é mais importante ser campeão, o texto postado é um arrematado absurdo.Se não, o texto provoca uma interessante reflexão sobre o que se esperar do atleta, do espetáculo, do esporte em geral.Como torcedor, fico extremamente feliz quando o meu São Paulo é campeão. Como espectador, todavia, nem sempre fico tão feliz com a apresentação de meu time.Será que um título é importante e fundamental mesmo quando a sua conquista é tão discutível? Na famigerada Copa de 1982, marcada na alma de quem gosta de futebol (e de quem não presenciou as Copas de 1970 e anteriores) havia uma seleção ainda melhor do que a seleção brasileira (heresia natalina), que também teve um final de Copa amargo: a França de Platini, Tigana, Tresor e Giresse. Com exceção de uma Eurocopa (se não me engano, em 1984), nada ganharam de relevante.A pergunta: Zico e Platini, se jogassem hoje, fariam qualquer equipe do Brasileirão brigar pelo título e nunca ganharam nenhuma Copa do Mundo. A história desses dois jogadores não é mais importante do que a do heróico Mineiro que me deu a alegria do mundial de 2005? Daqui a cinquenta anos, não será mais provável assistir a um documentário falando de Zico, Platini e da Copa de 1982 ou do título do São Paulo de 2005 (para não falar do título do Olímpia em 1979 e por acaso alguém se lembra do vice-Mundial de 1979?)?

  21. naufragodaweb

    27/12/2010 17:46:03

    Bom, há muito tempo eu percebo isso e sou contra, mas sempre que falo a respeito disso é pq o meu time "não tem nada internacional", "não ganha nada", "tem mundial fuleira", etc. Hj, o pessoal dá mais valor ao que o meu time não tem do que a fantástica escalação que seus times tiveram em outras épocas. Em muito pouco tempo, as pessoas só lembrarão que o Mineiro fez o gol do SPFC em 2005 e o Gabirú fez o do Inter em 2006. E nós sabemos muito bem de quem é a culpa disso tudo, né, Sr. Torero? Os dirigentes, com sua cabeça minúscula, tem parte na tragédia, mas a mídia e a "espetacularização" do Mundial deixou o nosso futebol morto lá nos anos 90. É só Libertadores, G4 e Mundial que dominam os noticiários, logo agora que poderíamos ter o melhor campeonato do mundo disparado por causa dos pontos corridos (OK, temos o melhor campeonato, mas não disparado, né?) a imprensa espetaculariza esses mundiais. Infelizmente, eu acho que a solução para esse vício de mundial seria a volta do domínio carioca ao futebol brasileiro, mais desorganizado, mais mal pagador, mas o futebol que mais valoriza as coisas nossas...

  22. Luiz Andrade

    27/12/2010 17:26:45

    Ai, ai... Quantos são-paulinos e colorados cheios de dengo...O cara não tá falando mal do seu time, Roberto. Tanto que ele fala de 92-93 depois. Tem gente que acha que tudo se resume a isso, defender o seu time...

  23. Waldemar

    27/12/2010 15:59:45

    Que gafe rídicula! Rs rs rs rs rs rs rs rs.Acho que ainda estou atordoado com a péssima campanha do meu time.Rs rs rs rs rs rs rs rs.

  24. Antonio Carlos de Carvalho

    27/12/2010 13:08:35

    Quanto está o quilo da alfafa????? (O burro do meu vizinho são paulino está perguntando)

  25. Antonio Carlos de Carvalho

    27/12/2010 13:05:42

    GLUP GLUP AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHValeu Fábio.. mas o cara nem pediu desculpas... alias nem relinchou

  26. ANTONIO CARLOS DE CARVALHO

    27/12/2010 13:02:49

    Chora cara...Corinthians primeiro campeão mundial.Com vaga do país-sede, com presença obrigatória de todos os continentes, conforme o MAZEMBE provou e, democrático, sem privilégio a timequinhos sulamericanos ou europeus.

  27. ANTONIO CARLOS DE CARVALHO

    27/12/2010 13:00:16

    O seu caso é de demência. A FIFA FEZ, REALIZOU, PROMOVEU, INSTITUIU, enfim, o PRIMEIRO CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES. Queira você ou não... permita a sua demência ou não...www.fifa.comSem choro!!!

  28. Antonio

    27/12/2010 12:07:58

    Futebol bonito! alguém lembra da seleção de 1982?prefiro o futebol feio da de 1994.

  29. Torero

    27/12/2010 10:23:02

    Boa, bem lembrado.

  30. Denis

    27/12/2010 10:20:51

    Torero,Apesar de precisar trocar as ferraduras, nosso amigo corintiano tem razão.O torneio foi em janeiro de 2000, e o então campeão brasileiro (aliás, bi-campeão) era o Corinthians. O Vasco é que não devia estra lá. Foi como campeão da Libertadores de 1998, ocupando um lugar que deveria ter sido do Palmeiras, campeão da Libertadores de 1999.Sou sãopaulino e acho uma bobagem ficar tentando diminuir o feito corintiano em 2000. Se bem que foram eles que começaram com a bobagem de desmerecer os outros campeões e se auto-intitularam os únicos campeões mundiais pela FIFA (santa subserviência)!abs.

  31. Torero

    27/12/2010 06:18:39

    Sem texto.

  32. Torero

    27/12/2010 06:18:20

    Asnal leitor, o campeão de 2000 foi o Vasco.

  33. roberto

    27/12/2010 00:56:18

    Quando o SP foi campeao em 92 e 93, cansei de ler na "midia especializada" que o time tinha jogado mal, que Telê era retranqueiro.... Isso de é papo de mau perdedor... Daqui a alguns anos vao eternizar o titulo de 2005 como um mágico passe do "inesquecivel" Aloisio Chulapa... Chocolate no time da Rainha....opiniao de critico sem autoridade nem credibilidade nenhuma... Prefere exaltar o fracasso de sua causa própria a reconhecer o trabalho vitorioso de outro....

  34. são paulino

    26/12/2010 23:46:34

    São Paulo ganhou em 2005, de um a zero e sofrido. Retranca? Não importa! O que importa é que somos o único time brasileiro tri mundial, arrasamos a soberba dos ingleses e mostramos que podemos ser campeões mesmo sem montar times cheios de craques. E nisso o meu Tricolor é especialista!

  35. Neli Faria

    26/12/2010 23:39:58

    Neymarzinho????Espere em 20Santos e verá...Neymar será em 2011 campeão mundial.

  36. Fabio

    26/12/2010 23:06:37

    Essa marra contra o Corinthians é de uma ignorâcina imensurável.Esses jumentos que excrementam através da digitação não entendem ainda o porquê de o Corinthians ter partcipado desse torneio chamado de 1ª Copa do Mundo de Clubes da FIFA.O Corinthians entrou porque era o campeão nacional do país de sede, seus jumentos.Aliás o time do Al Wahda participou esse ano pelo mesmo motivo que o Corinthians em 2000.

  37. adenilson gomes

    26/12/2010 22:46:37

    Futebol não é só arte, jogo bonito, se fosse assim as vitórias seriam definidas por juízes que dariam nota, como acontece na ginástica. Futebol é estratégia, raça, além de jogo bonito. E o objetivo tem que ser sempre a vitória, pois o futebol não é apresentação é competição. Espetaculo, jogo bonito é consequencia. Se o liverpool bombardeou o São Paulo em 2005 e mesmo assim perdeu, parabéns ao São Paulo quem tinha uma das melhores defesas do mundo e jogaram muito a defesa deu espetáculo jogou bonito, futebol arte defensivo!Como o futebol é competição e não apresentação viva Ronaldo, kaka,zidane, messi, adriano, que se é preciso fazem gol até de bico, que se explodam R. Gaúcho e C.Ronaldo que enfiam a bola até no rabo com futebol arte mas não tem objetividade.Viva seleções de 1994 e 2002 e que se dane o futebol arte de 1982 e 2006, amarelões.O Brasil de 82 e 06 deveriam se apresentar no circo já que queriam dar espetáculo. E para finalizar:O Corinthians campeão do mundo em 2000? Por que? Ganhou a Libertadores de 1999 ou 2000? E o Palmeiras campeão de 1999 participou? Não?! O campeão legítimo da América não participou?!!! Então deve ter sido só um torneio de verão!!!!!!!!!Boa noite,Adenilson- Cruzeirense, Franca-sp

  38. Flavia Tavares Spizzati

    26/12/2010 22:37:34

    Quanta preocupação com o PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DE VERDADE.ah, VAI SE PREOCUPAR COM SEU TIME E APROVEITA O TEMPO PARA APRENDER QUE OO PRIMEIRO PAÍS CAMPEÃO DO MUNDO (se vc não sabe, o Uruguai), e mais a Inglaterra e a França, só para dar alguns exemplos, como jogavam em casa, automaticamente já estavam classificados. então, pra quem não entende de futebol,acham que tb não foram campeões.DOR DE COTOVELO.............

  39. Cesar

    26/12/2010 22:07:20

    Texto PERFEITO!! Não é a tóa que os ingleses elegeram o time do Palmeiras de 99 como o último grande time da América do Sul, o que é a mais pura verdade, até o final dos anos 90 o futebol brasileiro ainda tinha um pouco de futebol arte, e isso foi se perdendo ano após ano na década que se passou, e parece que o brasileiro ficou acostumado e conformado com isso, a prova maior disso é o São Paulo tricampão brasileiro e mundial que jogava um futebol feio mas pragmático, o suficiente para se sobresair diante da falta de qualidade técnica dos demais times!!Precisamos de mais futebol brasileiro no Brasil!!

  40. Rafael norbert

    26/12/2010 21:50:48

    Avise o Marcio R. Castro que o Mundial que a FIFA criou em 2000 não foi pra substituir o Mundial Interclubes tradicional. Era uma competição teste. Até pq em 2001 a FIFA não teve mais interesse nessa competição.Só apartir de 2005 que a FIFA viu que pra fazer um mundial de verdade teriam que preservar a data, o formato, e a cidade sede do Mundial mais tradicional. A entidade só teve o trabalho de acrescentar times de outros continentes que não acrescentariam tanto na competição.Quer diser, o autor desse artigo se equivovocou qdo disse que a FIFA criou. Ela apenas homologou.

  41. Torero

    26/12/2010 21:46:22

    Nãnanina. O texto é só do Marcio.

  42. Torero

    26/12/2010 21:44:36

    Acho que você não leu o texto com muita atenção. Tanto que, para começar, ele nem é meu.

  43. Julio Machado

    26/12/2010 21:23:37

    E qual é o nosso estilo? Não olhe para o passado. Quem vive de passado é museu. Esta foi a década mais positiva em termos de libertadores para brasileiros! Com futebol competitivo e não "dando show". Temos que fazer como os hermanos. Essa frescurização do futebol nos custou caro. Lembram dos "inhos". E não me venham com meninos que sempre amarelam na hora H (vide Ronaldinho, Robinho, Neymarzinho, etc). Se o meu Inter tivesse entrado dando porrada, dividindo as ganhas, tinha ido pra final... ganhar é outros quinhentos. E esse mundial de 2000 foi a maior piada, serviu no máximo como uma experiência.

  44. renato

    26/12/2010 21:11:31

    Rapaz, sou Corinthiano e tenho que concordar com isso que você escreveu. Decidir jogar na frente seria muito perigoso, se bem que o Mazembe decidiu fazer isso e deu certo. Mas com ctza eh mto arriscado !

  45. dino_cão

    26/12/2010 21:00:23

    Errata: No entusiasmo do comentário, não notei que o autor foi o Márcio de Castro, por isso o parabéns a ele. Mas como Torero publicou, de alguma forma, significa que ele "escreve" conjuntamente com o Márcio.

  46. dino_cão

    26/12/2010 20:58:01

    Tirando a parte desse título "maquiado" do Corinthians, seu texto está perfeito, Mr Torero. Pra encerrar a década de forma trágica, nada pior do que essa derrota do Inter pro Mazembe. Naquele jogo, o nome, a tradição e a história do futebol brasileiro foi jogado irresponsavelmente na lama, creio eu, que até o Asa de Arapiraca tenha se sentido ofendido com essa derrota do Internacional. Já que a CBF é o que é, deveria suspender o Internacional durante um ano de qualquer jogo, inclusive amistoso, como castigo por ter nos envergonhado perante o mundo! Pobre Inter!

  47. Jardel Ramos

    26/12/2010 20:54:26

    Amigo... voce leu o texto???

  48. André Antunes

    26/12/2010 20:24:51

    Caro Márcio.O tema abordado é interessante, mas é fundamental retratar que as conquistas do São Paulo e Inter foram em uma época que o futebol brasileiro perdeu todos seus craques para o exterior. O São Paulo e o Inter entraram em campo com equipes extremamente modestas se comparadas aos adversários. O que esses dois times fizeram, na minha opinião, foi muito superior às vitórias no texto abordadas. O Santos foi campeão com Pelé, o Flamengo, com Zico, o Grêmio, com Renato Gaucho e Mário Sérgio, o São PAulo, com Rai, Muller e cia, tinhamos jogadores a altura. Nesa última década, os craques se foram, e sobraram jogadores teoricamente medianos, e mesmos com esses jogadores medianos, conseguimos enferentar e vencer, as maiores estrelas do futebol mundial.Me desculpe, mas essas conquistas valorizam ainda mais o futebol brasileiro.André Antunes

  49. matador 9

    26/12/2010 19:19:07

    Na década de 90 os europeus não podiam formar seleções mundiais como a Inter, Real Madrid, Arsenal e outros milionários da europa fazem hoje em dia. O equilíbrio era mantido. Só alguém muito amador para achar que uma equipe sulamericana pode jogar de igual para igual com os europeus. Imaginem o Fluminense indo pra cima do Barcelona. Jogando aberto "de igual pra igual". rsrsrsrs.Isso não aconteceria, porque o Muricy não é lesado, ele entende de futebol.

  50. matador 9

    26/12/2010 19:12:14

    Você deve estar de brincadeira. O São Paulo em 2005 apresentou a base de um dos melhores setores defensivos da década onde não importava quem jogasse a qualidade era mantida. Três zagueiros de qualidade, dois alas que avançam e dois volantes que sabiam jogar. E o Inter??? O Barcelona já entrou em campo como campeão e levou chumbo em uma única jogada.Quantas vezes a Seleção Brasileira se deu mau, porque não tinha disciplina tática em campo. Em 2006 tinhámos talvez um dos grupos mais espetaculares que esse país conseguiu montar, mas não havia comprometimento, deu no que deu.Aliás, o último título veio quando Felipão montou o time com três zagueiros sérios, Lúcio, Roque (que jogou muito em 2002) e Edmilson. Dois laterais Cafú e Roberto Carlos (e que laterais) com liberdade para atacar e jogou com Gilberto Silva (The invisible Wall) e Kleberson (em sua melhor fase).A vitória é vital para a história.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso