Blog do Torero

Uma lição da UEFA

Torero

Texto de Marcio R. Castro

 

Retirei os trechos abaixo diretamente do site da UEFA, no espaço que fala sobre a história da Liga dos Campeões:

 ''A principal competição europeia de clubes foi lançada um mês após o primeiro congresso da UEFA, que teve lugar em Viena, a 2 de Março de 1955. Contudo, a então denominada Taça dos Campeões Europeus não surgiu de uma iniciativa da UEFA''.

 ''Com a maioria dos membros fundadores da UEFA mais preocupada em criar uma competição europeia para selecções, o jornal francês L'Equipe e o seu editor, Gabriel Hanot, desenhavam uma competição continental destinada aos clubes''.

 ''A competição idealizada pelo L'Equipe não obrigava a que os participantes fossem campeões nacionais, funcionava sim por convites aos clubes que geravam maior interesse junto dos adeptos. Representantes de 16 clubes foram convidados para uma reunião que teve lugar a 2 e 3 de Abril de 1955 e as regras do L'Equipe foram aprovadas por unanimidade''.

 É, é isso mesmo. O mais importante campeonato de clubes do mundo não surgiu de forma oficial, mas sim organizado por um jornal. No ano seguinte, a UEFA encampou a grande ideia de forma entusiasmada e passou a organizar o torneio.

 O Real Madrid, que venceu a disputa, é considerado o primeiro campeão europeu. Pela própria UEFA, aliás, que expõe no seu site toda essa história sem melindre nenhum. Mas afinal, por que a entidade ''reconheceu'' um torneio não-oficial, realizado fora de seu controle e alçada, como o primeiro campeonato europeu de clubes?

 Simplesmente porque a competição, independentemente de quem a organizou, teve essa representatividade, esse significado, essa dimensão. A UEFA percebeu isso e somente respeitou a história.

 No último dia 10, dirigentes de grandes clubes brasileiros se reuniram com Ricardo Teixeira para, mais uma vez, solicitar à CBF o reconhecimento da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como competições que consagravam o campeão brasileiro de futebol, equiparando os dois certames ao atual Campeonato Brasileiro. Afinal, ambos tiveram essa representatividade, esse significado e essa dimensão.

 O cartola os recebeu com disposição, posou para fotos e prometeu, outra vez, um estudo profundo sobre o tema. Avaliação que seria desnecessária, se a CBF fosse uma organização que se preocupasse em preservar e fazer justiça à história do nosso futebol. Aliás, à sua própria história, já que a Taça Brasil e o Robertão foram criados por ela, ainda como CBD, justamente para aclamar o campeão brasileiro de clubes. Infelizmente, pelo visto, quem nasce para CBF, nunca chegará a UEFA.

 P.S.: Há quase dois anos e meio, no “velho” Blog do Torero, foi publicado um texto meu (http://blogdotorero.blog.uol.com.br/arch2008-06-01_2008-06-30.html), que rebate com convicção, ainda que com a mesma dose de presunção, qualquer argumento contrário à equiparação das conquistas nacionais. Se você se interessar, confira.

 P.S. 2: Não é só à CBF que a UEFA dá uma lição de justiça e postura. A uma tal de FIFA também, que no alto de sua obsessão por controle, por inúmeras vezes já “não-reconheceu”, “reconheceu” e “não-reconheceu” novamente a Copa Rio e a Copa Intercontinental como Mundiais de Clubes. O que, de fato, as duas competições foram.

  1. Max Ribeiro

    13/12/2010 22:07:32

    A CBF vai reconhecer todos como campeões brasileiros, a notícia é quente...Eu, partircularmente, entendo que os Campeões da Taça Brasil, entre 1959 e 1966, quando era o único torneio de nível nacional, são, sim, CAMPEÕES BRASILEIROS, do mesmo modo que o são os Campeões da Taça de Prata (Robertão) de 1969 e 1970, que nesses anos também era a única competição nacional.TODAVIA, quanto aos Campeões da Taça Brasil e da Taça de Prata disputadas em 1967 (Palmeiras 2x) e 1968 (Botafogo e Santos, respectivamente), entendo que não se pode considerar, para cada um desses clubes, que foram campeões brasileiros em campeonatos distintos (e o Palmeiras duas vezes no mesmo ano!!!), pois seria “duplicar” títulos.Assim, para os anos de 1967 e 1968, cabe à CBF analisar, detida e individualmente, PARA CADA ANO, qual era o maior, o mais abrangente e o mais importante campeonato nacional, devendo, sim, considerar como Campeões Brasileiros os seus respectivos vencedores.P.S.: Do mesmo modo, entendo que a FIFA deveria reconhecer os títulos mundiais do Palmeiras, do Fluminense e do Vasco, naqueles torneios internacionais DE ALTÍSSIMO NÍVEL disputados antes das conhecidas disputas “intercontinentais” (a partir de 1960), cujos vencedores, por sinal, já foram oficialmente considerados pela entidade maior do futebol como Campeões Mundiais. Nada mais justo…

  2. Fábio

    06/12/2010 07:28:34

    Sr. Odir,O senhor enxerga o que quer. Veja o que o senhor disse: "A Taça Brasil não era apenas a única, mas a principal, a mais importante competição interclubes do Brasil e dava ao seu vencedor o título de campeão brasileiro – isto está provado e fartamente documentado. Negar isso é ser obtuso demais, desculpe."Primeiro, vê-se presunção descabida ao desqualificar uma opinião chamando-a de obtusa. Depois, a afirmação acima é parcialmente verdadeira - ou seja, há deturpação proposital dos fatos. Em 67 e 68 já havia torneio mais importante (Robertão) que deu as vagas à Libertadores. Se houvesse um mínimo de lógica, os campeões Palmeiras (67) e Botafogo (68) não poderiam pleitear o tal "reconhecimento". Nem vaga à competição sul-americana esses torneios deram.E mais: por muitos anos, a Taça Brasil pecou por ausência de critérios técnicos em sua fórmula, com os campeões de RJ e SP jogando a partir da semifinal (fato injustificável). Ninguém quer transportar valores atuais para o passado; trata-se, apenas, de análise histórica. A História (ciência) não é apenas o registro dos fatos, mas a análise deles. Hitler tinha um regime totalitário, mas os alemães da época não enxergavam assim. Significa, então, que Hitler não era um ditador? Claro que não.Os torcedores dos anos 60 aclamavam o vencedor da Taça Brasil como Campeão Brasileiro? Sim, mas isso não significa que era. A História (ciência) explica e está cumprindo seu papel.Queira ou não.Um país onde o futebol é tratado de modo mais sensato - e já exemplificado - é a Inglaterra (e todos europeus, diga-se). Lá, as copas continuam sendo copas (frisa-se que, em geral, são sempre mais antigas que os campeonatos).Sinceramente, o futebol era divertido. Mas está cansando. Ideias sem sentido estão proliferando de tal modo que a paciência se esgota. Argumentos infantis em profusão.Ninguém nega os títulos. Eram, como sempre foram, Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa - limitados em número de participantes, sem escalonamento de divisões (cruzando-se ou não). Campeonato Brasileiro, assim considerado, temos a partir de 1971.Querer mudar isso, 40 anos depois, (aí sim) é anacronismo.

  3. Andre Araujo

    01/12/2010 09:17:05

    Acho bem possível que a CBF ache isso...Não que alguem considere o Uruguay tetra campeão., mas é um início o próprio cçuybe passar a dar valor a essas conquistas. creio q essa nova geração de palmeirenses nao deve saber da importancia desses titulos antes de 71...

  4. Odir Cunha

    30/11/2010 00:37:23

    Ricardo, a Taça Brasil foi criado com um objetivo, que cumpriu muito bem e depois se extinguiu para entrar em cena o Roberto Gomes Pedrosa, que por sua vez paassou o bastão para o Campeonato Nacionla, com suas várias denominações, que chegou até o Campeonato Brasileirod e hoje. A Taça Brasil não tem absolutamente nada a ver com a Copa do Brasil, competição criada 30 anos depois pelo deputado Eurico Miranda mais com fins eleitoreiros do que esportivos. Comparar uma à outra é um anacronismo (misturas coisas de épocas diferentes, analisar o passado com os olhos do presente).Pelo seu raciocínio, a semelhança entre a fórmula das competições as torna idênticas, o que é um erro crasso. Um bairro pode ter uma competição com o mesmo número de times e no mesmo formato de uma Copa do Mundo, mas não será uma Copa do Mundo. A Taça Brasil não era apenas a única, mas a principal, a mais importante competição interclubes do Brasil e dava ao seu vencedor o título de campeão brasileiro - isto está provado e fartamente documentado. Negar isso é ser obtuso demais, desculpe. Umc ampeão da Copa do Brasil nunca será o campeão brasileiro, pois o título é dado ao vencedor do Campeonato Brasileiro.Não sei se deu para entender, ou se você é mais um dos que fazem questão de não entender. Abraço,Odir

  5. Torero

    28/11/2010 14:01:47

    Acho que ninguém considera o Uruguai tetracampeão mundial. E, quanto à CBF, se alguém colocar oito estrelas na camisa, é capaz de ela colocar-se contra só para demonstrar poder.

  6. Marcio R. Castro

    28/11/2010 11:52:49

    Bruno, quanto a questão de num mesmo ano termos dois campeões brasileiros (e até um bi no mesmo ano), um trecho do texto anterior, indicado no fim do texto atual:"Outro ponto sempre mencionado: por dois anos, 1967 e 1968, ambas as competições foram realizadas. Nesses anos, então, duas equipes foram campeãs brasileiras? Claro que sim. Do mesmo modo que dois clubes foram campeões mundiais em 2000 (Corinthians e Boca Juniors). São períodos de transição, em que um campeonato vai se tornando mais representativo do que outro, em que uma Liga se torna soberana enquanto a outra desaparece, como no futebol paulista dos anos 20 e 30 (de 1926 a 1929 e em 1935 e 1936, mais de uma equipe foi campeã paulista, em cada ano, por conta de ligas paralelas).Como acontece nos casos mencionados acima, devemos reconhecer os títulos dos vitoriosos, nada mais. Além disso, mesmo fora desses períodos de transição, atualmente existe em diversos países mais de um campeonato nacional por ano. É o caso da Argentina, Colômbia e Chile, que podem consagrar dois campeões nacionais anualmente, com os torneios Apertura e Clausura.Isso mostra que ao longo da história, devido a transformações que ocorrem naturalmente no esporte, mais de um clube conquistou títulos com igual representatividade num mesmo ano."Abraços, Marcio

  7. Marcio R. Castro

    28/11/2010 11:45:09

    Celso, cada um pense o que quiser.Assim como pode-se pensar que quem torce o nariz para o tema também faça isso por parcialidade.Como não dá para adivinhar quem defende seus pontos-de-vista por convicção ou mera paixão clubística, vamos analisar os argumentos.Abraços, Marcio

  8. Marcio R. Castro

    28/11/2010 11:36:21

    Os dois, Marcus, isso não é nada incomum:"Outro ponto sempre mencionado: por dois anos, 1967 e 1968, ambas as competições foram realizadas. Nesses anos, então, duas equipes foram campeãs brasileiras? Claro que sim. Do mesmo modo que dois clubes foram campeões mundiais em 2000 (Corinthians e Boca Juniors). São períodos de transição, em que um campeonato vai se tornando mais representativo do que outro, em que uma Liga se torna soberana enquanto a outra desaparece, como no futebol paulista dos anos 20 e 30 (de 1926 a 1929 e em 1935 e 1936, mais de uma equipe foi campeã paulista, em cada ano, por conta de ligas paralelas).Como acontece nos casos mencionados acima, devemos reconhecer os títulos dos vitoriosos, nada mais. Além disso, mesmo fora desses períodos de transição, atualmente existe em diversos países mais de um campeonato nacional por ano. É o caso da Argentina, Colômbia e Chile, que podem consagrar dois campeões nacionais anualmente, com os torneios Apertura e Clausura.Isso mostra que ao longo da história, devido a transformações que ocorrem naturalmente no esporte, mais de um clube conquistou títulos com igual representatividade num mesmo ano."

  9. Marcio R. Castro

    28/11/2010 11:33:20

    Afrânio, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa "nacional", o Robertão, a que todos se referem, é a competição nacional que se jogou de 1967 a 1970.A confusão vem do fato que o Torneio Rio-São Paulo, jogado anteriormente, chegou a homenagear o dirigente, também dando seu nome a disputa. Aliás, foi dessa fase final do Rio-São Paulo que surgiu o Robertão, nacional, com times de vários estados. Inclusive do Nordeste, com Náutico, Bahia, Santa Cruz.Abraços, Marcio

  10. Andre Araujo

    28/11/2010 11:32:26

    Sabe Torero, eu tenho uma teoria quanto a isso. A CBF só vai se sentir obrigada a aceitar esses títulos quando os clubes também passarem a considerá-los. O Palmeiras seria Octa Campeão, certo? Então que ele coloque as 8 estrelas no seu escudo! Que em seu site afirme que é um clube 8 vezes campeão nacional. Que o Cruzeiro, Bahioae Santos o façam também. O Uruguai coloca 4 estrelas negras em sua camisa e se diz tetra campeão de futebol. Explica-se: Duas Copas e duas olimpíadas numa ´pocas onde o torneio Olímpico tinha peso de Mundial. Pode ser uma ideia.PS: A saber, sou Corinthiano, e não vejo problema nenhum em uma time se vangloriar de suas conquistas!

  11. Marcio R. Castro

    28/11/2010 11:20:09

    MGS, o seu primeiro parágrafo é justamente um argumento para a equiparação das conquistas nacionais. Não importa o nome (Jules Rimet ou Copa do Mundo), importa o significado, a representatividade e a dimensão. No caso, ambos são campeonatos mundiais de seleção.E a lição da UEFA à CBF não é por ter reconhecido o título. Na verdade, ela nem precisou reconhecer nada (veja que no texto a palavra reconhecer está entre aspas). A lição foi saber respeitar a história, a justiça, perceber o significado das coisas, sem politicalha, sem jogo de poder, sem melindres (nesse caso, pelo menos).Abraços, Marcio

  12. Marcio R. Castro

    28/11/2010 11:06:23

    7 x 1, a Taça Brasil e o Robertão são diferentes, mas tinham a mesma representatividade: consagravam o campeão brasileiro de futebol, como o atual Campeonato Brasileiro. Diferente da Copa do Brasil, que representa o segundo torneio nacional atualmente.Segue um trecho do texto anterior, indicado no fim do texto atual, que fala sobre isso:"Outro equívoco recorrente é classificar a Taça Brasil como equivalente a uma copa nacional, não a um campeonato brasileiro. É o que faz, por exemplo, a revista Placar, merecidamente reconhecida por muitos como o mais importante veículo esportivo do país. Ao contrário da maior parte da imprensa especializada, a Placar tem memória e posição. Mas também se engana.Primeiramente, a diferenciação entre campeonato (liga) e copa que fazemos hoje é muito recente. O Campeonato Brasileiro é jogado em pontos corridos há somente seis anos, antes disso era decidido no famoso mata-mata, exatamente o que caracteriza o que classificamos de copa agora.Além disso, quando a Taça Brasil foi criada, não existia um campeonato nacional vigente. Foi justamente a competição que veio preencher essa lacuna. A Taça Brasil consagrava o campeão brasileiro de futebol.Já a Copa do Brasil, atual copa nacional brasileira, foi instituída como segundo torneio, pois a “liga” já existia. Portanto, a Taça Brasil, grande competição nacional de sua época, não pode ser equiparada à Copa do Brasil. Talvez o engano se dê pelo fato da Copa do Brasil ter sido inspirada na Taça Brasil, mas, de qualquer modo, os dois torneios nunca tiveram o mesmo significado."Abraços, Marcio

  13. Marcio R. Castro

    28/11/2010 10:58:32

    Ricardo, outro trecho do meu antigo texto, que está indicado no fim do texto atual, que responde a essa sua ressalva:"Outro ponto sempre mencionado: por dois anos, 1967 e 1968, ambas as competições foram realizadas. Nesses anos, então, duas equipes foram campeãs brasileiras? Claro que sim. Do mesmo modo que dois clubes foram campeões mundiais em 2000 (Corinthians e Boca Juniors). São períodos de transição, em que um campeonato vai se tornando mais representativo do que outro, em que uma Liga se torna soberana enquanto a outra desaparece, como no futebol paulista dos anos 20 e 30 (de 1926 a 1929 e em 1935 e 1936, mais de uma equipe foi campeã paulista, em cada ano, por conta de ligas paralelas).Como acontece nos casos mencionados acima, devemos reconhecer os títulos dos vitoriosos, nada mais. Além disso, mesmo fora desses períodos de transição, atualmente existe em diversos países mais de um campeonato nacional por ano. É o caso da Argentina, Colômbia e Chile, que podem consagrar dois campeões nacionais anualmente, com os torneios Apertura e Clausura.Isso mostra que ao longo da história, devido a transformações que ocorrem naturalmente no esporte, mais de um clube conquistou títulos com igual representatividade num mesmo ano."

  14. Marcio R. Castro

    28/11/2010 10:51:53

    Ricardo, os ingleses decidiram o que acharam melhor para eles, mas não creio que seja o mais justo para nós. A Taça Brasil foi criada, oficialmente, justamente com o intuito de aclamar o campeão brasileiro de futebol. Como menciono no texto , o torneio tinha "essa representatividade, esse significado e essa dimensão". Quanto às ressalvas ao regulamento, segue um trecho do texto de dois anos e meio atrás que está indicado no fim do texto atual:"A fórmula de disputa da Taça Brasil é outro argumento dos que consideram a competição menos importante. Afinal, as equipes paulistas e cariocas só entravam na disputa nas semifinais, precisando fazer apenas quatro jogos para se sagrarem campeãs. É verdade que, fora do contexto de sua época, tal regulamento não faria sentido. Porém, regulamentos pouco razoáveis se proliferam na história de nosso futebol. De 1980 a 1985, o Campeonato Brasileiro era jogado com uma fórmula que unia 1ª e 2ª divisões num mesmo certame. Eram as famigeradas Taça de Ouro e Taça de Prata. Para piorar, a classificação para o campeonato se dava através de vagas conquistadas nos campeonatos estaduais. Brilhante, não?Alguns campeonatos brasileiros conseguiram a proeza de juntar 3 divisões (módulos verde, amarelo e branco) num torneio comum, outros reuniram quase cem clubes. Até mesmo a Copa União, apesar da boa intenção de emancipação, cometeu o pecado de renegar o vice-campeão nacional do ano anterior. São incontáveis despautérios, mas não vejo ninguém concluir que esses títulos devam ser apagados da história.O Mundial Interclubes era decidido somente por duas equipes (a bem da verdade, ainda o é). Na Libertadores, em seus primeiros anos, o atual campeão entrava na disputa direto nas semifinais. É razoável apagar da história títulos continentais de Santos e Independiente, e conquistas mundiais de São Paulo e Milan? Obviamente, não.Portanto, ressalvas quanto à fórmula de disputa da Taça do Brasil, e também do Robertão, não são motivos para não considerarmos os clubes vencedores como campeões brasileiros. Ainda mais porque, se paulistas e cariocas entravam nas semifinais, Bahia e Cruzeiro ganharam a Taça Brasil disputando-a de ponta a ponta."Dê uma lida no texto antigo por inteiro, acredito que todas as ressalvas e dúvidas são esclarecidas.Abraços, Marcio

  15. Bruno

    28/11/2010 10:34:34

    Na Europa tinha organização, aqui não.O Palmeiras uma vez ganhou a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa no mesmo ano. Como vai ficar isso? Vai ser considerado Bi-Brasileiro no mesmo ano? Sei não.......No Brasil vira e mexe os limites do regulamento são ultrapassadosPara o tocedor vale tudo, mas a organização tem de ter critérios claros e evitar discrepâncias e abusos.A CBF e a FIFA claramente não servem de referência, pois elas mesmas criam as discrepâncias e abusos de acordo com vontade política e não mérito esportivo.

  16. Ricardo Ribeiro

    28/11/2010 09:43:44

    Quanto ao fato da Taça Brasil classificar para a Libertadores é outro fato que nada diz, pois a Copa do Brasil também classifica o campeão para a Libertadores desde a primeira edição. Alega-se que a Copa do Brasil não é o principal torneio brasileiro, ao passo que a Taça Brasil era o principal. Falácia. A Taça Brasil enquanto foi única não tinha como ser secundária por motivos óbvios. A prevalência do Robertão sobre a Taça Brasil é dada pelo fato de que para a Libertadores de 1969 foram indicados o campeão e vice do Robertão de 1968. Por ser um torneio secundário e gerar problemas de calendário, a Taça Brasil foi extinta logo no ano seguinte. Como pode ver, meus argumentos são plenamente válidos e sem qualquer clubismo.

  17. Ricardo Ribeiro

    28/11/2010 09:22:26

    Odir,O regulamento da Taça Brasil é muito mais semelhante ao regulamento original da Copa do Brasil do que a qualquer outro campeonato já organizado pela CBD/CBF. Lembre-se que originalmente a Copa do Brasil era disputada apenas pelos campeões e vices de cada estado. Ser o único campeonato da época não diz absolutamente nada. A Copa da Inglaterra (FA Cup) é 17 anos mais velha que o Campeonato Inglês (Premier League), mas nem por isso os 17 primeiros campeões da Copa da Inglaterra são considerados campeões do Campeonato Inglês. Por isso, penso que a Taça Brasil poderia ser considerada precursora da Copa do Brasil. Quanto ao Robertão, não há dúvidas, é o próprio Campeonato Brasileiro.

  18. Torero

    28/11/2010 08:29:23

    Outra possibilidade, já apontada pelo Juca Kfouri, é guardar os clássicos regionais para o fim.

  19. MARCIO FEDERAL

    28/11/2010 06:50:34

    Boa Dia Torero..............Quando alguem pede e não é atendido, existem 2 motivos.1. Não soube pedir.2 Pediu demais.Os clube que pediram não sabem!!!!!Quem sabe é o CORINTHIANS.....Lembra de 2005????

  20. sergio

    28/11/2010 05:41:08

    Torero, os pontos corridos precisam ser reformulados.Minha sugestão é que a tabela do SEGUNDO TURNO dos pontos corridos fosse revista ao término do primeiro turno, de forma que os confrontos diretos entre os primeiros colocados do primeiro turno ficassem para as rodadas finais do campeonato.Eu sei que sempre há um time que consegue uma arrancada e faz um excelente trabalho no returno (vide Gremio em 2010). Mas convenhamos, num campeonato que prioriza a REGULARIDADE, a tendencia é que disputem o titulo os que forem melhor no primeiro e no segundo turno.

  21. Odir Cunha

    28/11/2010 01:41:37

    Torero,Parabéns pelo post. A causa é justíssima e vale a pena insistir nela até a vitória final.Há pessoas que fazem questão de não entender o assunto. Alguns pontos devem ficar bem claros:A Taça Brasil (1959 a 1968), o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 a 1970), o Campeonato Nacional (1971 a 1974) e a Copa Brasil (1975 a 1979) foram competições oficiais e regulares criadas e organizadas pela CBD para definir o campeão brasileiro de clubes.A CBF só foi fundada em setembro de 1979. Portanto, não há relação entre o início do Campeonato Nacional e o surgimento da CBF. Quem criou o Campeonato Nacional foi a mesma CBD que criou antes a Taça Brasil e o Torneio ROberto Goems Pedrosa.Boletins oficiais da CBD, como o atual BID da CBF, denominam os vencedores da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como campeões brasileiros. O nome Campeonato Brasileiro só foi usado oficialmente pela primeira vez em 1989.Se "campeonato" é termo que deva ser usado apenas para competições em pontos corridos, então o Brasil só teve campeonatos brasileiros a partir de 2003.Da Taça Brasil só participavam campeões estaduais, assim como hoje só participam da Libertadores ou do Mundial da Fifa os times que se classificam antes.A oficialidade da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa não está em questão, pois são indiscutíveis. Agora,se quiserem discutir o mérito esportivo dessas competições, teríamos de discutir também o das outras. Por exemplo:Se conquistar um título com apenas quatro jogos deve ser considerado ilegal, então as quatro primeiras Copas do Mundo (1930/34/38/50) devem ser anuladas. E o que dizer dos 21 anos em que o "campeão mundial interclubes" conquistou a coroa com apenas uma partida?Ou deste Mundial da Fifa, no qual os ´campeõs só fazem dois jogos?Se ter mais de um campeão por ano é inadmissível, então 14 edições do Campeonato Paulista precisam ser revistas, pois durante 14 temporadas São Paulo teve dois campeões. O Campeonato Carioca, o Rio-São Paulo e o "Brasileiro" (Copa União, de 1987, teve como campeões Flamengo e Sport) tiveram edições com mais de um campeão.E ter dois campeões em uma edição não é motivo para se anular todas as edições de uma competição, obviamente. Enfim, a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa foram competições oficiais jogadas pelos melhores times do país na época com o intuito de apurar o campeão brasileiro de cada temporada a partir de 1959. O que foi feito continuamente desde então - fato sobejamente confirmado pelos boletins da CBD e por toda a imprensa da época (jornais, revistas, rádios, tevês e até o Canal 100, no cinema).Como presidente da CBD e criador destas competições, o testemunho mais importante é de João Havelange, e ele me disse e gravou um depoimento no DVD que foi enviado à CBF, dizendo que "se as competições foram realizadas é porque foram oficiais e se foram oficiais devem ser respeitadas".Assim, considero o assunto terminado. As provas e testemunhos são mais do que suficientes para comprovar que o brasil já tem clubes campeões brasileiros desde 1959.Forte abraço,Odir Cunha Ah, permita-me sugerir aos seus leitores que queiram se informar um pouco mais sobre o assunto, que acessem o meu blog e leiam matérria a respeito:http://blogdoodir.com.br/?s=dossi%C3%AA

  22. Marco Dias

    28/11/2010 00:30:36

    Eu já desisti, a CBF não vai reconhecer, mas pra mim não importa, pois eu sei que a lista de clubes campeões nacionais é a seguinte:Santos/Palmeiras = 8São Paulo/Flamengo = 6Vasco/Corinthians = 4Inter = 3Botafogo/Fluminense/Bahia/Cruzeiro = 2Atlético-MG/Atlético-PR/Guarani = 1Se alguém duvidar, eu mando ir pesquisar na história do futebol brasileiro e tudo se resolve...Com reconhecimento ou não ninguém conseguirá apagar estas conquistas dos clubes!!Abraços.

  23. David

    28/11/2010 00:07:17

    Torero, acho que esse argumento - comparando à ação da Uefa em reconhecer um torneio não-oficial, mas que influenciou o organizado por ela - é muito válido. Também não vejo motivos para não reconhecê-los como títulos nacionais, na forma de Campeonato Brasileiro. Há um tempo, seu colega de blog, Kfouri, afirma que os campeonatos Taça de Prata deveriam ser considerados como uma Copa do Brasil; e os Robertões, por sua vez, Campeonato Brasileiro.À época, discordei veementemente dele, demonstrando que não se pode julgar os campeonatos passados pelo número de jogos. Pois ele defendia que campeões que disputaram apenas 4 partidas, não poderiam ser considerados de âmbito nacional. Porém, o que ele não enxerga, é a noção histórica dos campeonatos. A Taça de Prata não foi substituida por uma Copa do Brasil, e sim por um Robertão. Que, em sequência, criou o Campeonato Brasileiro de 1971. Deve-se respeitar a história que registra os campeonatos disputados e seu valor à época, e não quantos jogos foram disputados. É bom ver que há alguém que valoriza a história. Excelente texto.

  24. Torero

    27/11/2010 23:21:54

    A lembrança não foi minha, mas so autor do texto, o Marcio.

  25. Pachiani

    27/11/2010 22:39:02

    Se os times cariocas tivessem os numeros de titulos que os paulistas tem neste periodo, já estariam reconhecidos como campeões brasileiro.

  26. Lino

    27/11/2010 22:30:48

    A única coisa que não entendo nesta discussão é por que precisamos de um "reconhecimento da CBF". Por que o mundo do futebol simplesmente não aceita aquelas conquistas como campeonatos nacionais? Por que a imprensa simplesmente não ignora o fato e coloca na lista de campeões nacionais aqueles grandes clubes, mesmo sem o aval da CBF? Por que obrigatoriamente temos que ter a chancela da CBF, da FIFA, do Papa ou da Academia Sueca? Por que um autor que nunca ganhou o Nobel é menor que outro que o ganhou, a despeito de toda a comunidade literária (que é o que realmente conta) indicar o contrário? Por que Chaplin e Hitchcock, que jamais ganharam um Oscar (a não ser aqueles abjetos "pelo conjunto da obra"), deixam de ser gênios para quem entende de cinema? Por que esse aprisionamento a tanto formalismo? Bastaria colocar nos sites de futebol aqueles times como legítimos campeões que são e pôr um asterisco embaixo, em letras bem miúdas: "ainda não formalmente reconhecidos pela entidade que administra o futebol brasileiro". Aqueles clubes não serão mais campeões do que efetivamente já são quando vier o tardio carimbo burocrático da nossa ONU.

  27. Glauber Silva

    27/11/2010 22:08:39

    Concordo com você. Essa Libertadores é muito sem vergonha. Acho que a Argentina e o Brasil, por serem potências do futebol Sul Americano, deveriam se unir para organizar outro Campeonato , inclusive, com os clubes da América Central e América do Norte.

  28. Alan - Palmeiras

    27/11/2010 21:34:18

    Parabéns Torero por lembrar esses fatos, Não é porque sou palmeirense que concordo com isso, esse NÃO RECONHECIMENTO, dá a impressão que o futebol nacional começou a ser disputado a partir de 1971, o que não é verdade, o Bahia deve ser considerado o primeiro Campeão Nacional, (Taça Brasil 1959), pois ganhou do temido Santos, na Vila Belmiro, com Pelé e tudo, em um jogo único, por 3 a 2. É muito justo esse reconhecimento sim, pesquisem sobre estes torneios, mesmo tendo regras que colocassem alguns times diretamente na Semi-final, mas existia algum critério para tal, a Libertadores da América, até pouco tempo atrás era assim, o campeão do ano anterior, entrava nas Oitavas de final diretamente, ou seja, com o passar dos anos, os torneios vão se aperfeiçoando. A história rica do nosso futebol, muito se deve aos times que disputaram estes torneios. Para a CBF, nada existiu antes de 1971, é uma pena, porém, a UEFA deu este grande exemplo a ser seguido, vamos esperar né Torero.Abraço,

  29. Alan - Palmeiras

    27/11/2010 21:29:59

    É, estou tentando diversas vezes para sair minha opinião...rsParabéns Torero por lembrar esses fatos, Certamente, isso está esquecido, porque não tem Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco, Botafogo no meio, requerendo algum desses títulos, caso tivesse alguns destes, certamente o reconhecimento poderia vir mais rápido, pois são clubes que tem o rabo preso por muitos fatos recentes do nosso futebol. Não é porque sou palmeirense que concordo com isso, esse NÃO RECONHECIMENTO, dá a impressão que o futebol nacional começou a ser disputado a partir de 1971, o que não é verdade, o Bahia deve ser considerado o primeiro Campeão Nacional, (Taça Brasil 1959), pois ganhou do temido Santos, na Vila Belmiro, com Pelé e tudo, em um jogo único, por 3 a 2. É muito justo esse reconhecimento sim, pesquisem sobre estes torneios, mesmo tendo regras que colocassem alguns times diretamente na Semi-final, mas existia algum critério para tal, a Libertadores da América, até pouco tempo atrás era assim, o campeão do ano anterior, entrava nas Oitavas de final diretamente, ou seja, com o passar dos anos, os torneios vão se aperfeiçoando. A história rica do nosso futebol, muito se deve aos times que disputaram estes torneios. Para a CBF, nada existiu antes de 1971, é uma pena, porém, a UEFA deu este grande exemplo a ser seguido, vamos esperar né Torero.Abraço,

  30. Ary Meyer

    27/11/2010 21:05:18

    Quem equipara a Taça Brasil de 1959 a 1966 à atual Copa do Brasil ou não viveu a época ou não tem o mínimo conhecimento histórico.A Copa do Brasil atual é muito menos importante do que o Campeonato Brasileiro.A Taça Brasil até 1966 era o único campeonato em nível nacional no Brasil. Não tinha nenhum torneio concorrente!A partir de 1967 começou o Robertão (Roberto Gomes Pedrosa).Dizer que valia pouco pelo reduzido número de jogos também não tem coerência.Para se classificar, era necessário ser campeão estadual em campeonatos acirradíssimos na época, principalmente no Rio e em São Paulo.O Uruguai ganhou a Copa de 50 jogando só 4 jogos. Quem ousa dizer que eles não são legítimos campeões mundiais depois da histórica vitória contra o Brasil em 16 de Julho de 1950? Eu não era então nascido, mas procuro ler um pouco antes de dar uma opinião.Agora para mim o argumento definitivo: O Pelé por 5 vezes, o Tostão, Dirceu Lopes e o Wilson Piazza em 1966, para citar somente alguns, acreditaram sem nenhuma sombra de dúvida que eram campeões brasileiros no momento do apito final.No dia seguinte todos os jornais noticiavam o novo campeão brasileiro.Por que agora há quem queira mudar os fatos históricos?Os campeões foram sagrados pelo público e imprensa da época e não precisam de uma confirmação agora de quem não tinha autoridade para questionar naqueles anos. Estes por sinal continuam sem autoridade para alterar a história do futebol brasileiro.Qualquer biografia do Pelé, inclusive uma recente no site da FIFA, inclui 5 títulos de campeão brasileiro.

  31. Alexandre

    27/11/2010 20:48:02

    Ninguém quer mudar isso. A questão é apenas equiparar estes campeonatos ao que hoje chamamos de Campeonato Brasileiro, que, aliás, também já teve vários nomes.É apenas para que estes antigos campeonatos não caiam no esquecimento, já que o brasileiro em geral é fraco de memória. Até na imprensa deve ter muito jornalista que não faz idéia do que aconteceu antes de 1971...

  32. Alexandre

    27/11/2010 20:39:52

    Renato,Não existe campeão 2 vezes no mesmo ano? No Brasil existe. O Flamengo foi 2 vezes campeão carioca em 1979 e ninguém discute. Ora, meu caro, dois pesos e duas medidas?

  33. Hercilio

    27/11/2010 20:39:12

    A grande diferença entre os torneios pré-71 e o Brasileiro que passou a ter esse nome só a partir desse ano é só uma: antes só participavam bons times, a partir de 71 qualquer um entrava, chegou a ter 100 clubes, os campeonatos eram mais fortes, ou o Santos de Pelé não era forte?

  34. Torero

    27/11/2010 20:17:24

    Ah, a inveja...

  35. André

    27/11/2010 20:16:30

    Só lembrando, essa história ai começou apenas de uns 7 ou 8 anos para cá... antes Copa do Brasil e Libertadores eram disputadas simultaneamente, e quem conseguisse, levava as duas ao mesmo tempo, como Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio...

  36. David

    27/11/2010 19:15:21

    Acho que a CBF deveria reconhecer os campeões do "Desafio ao Galo" como campeões brasileiros. Parque da Mooca, Aliança e Frum eram imbatíveis!

  37. Torero

    27/11/2010 19:07:57

    Alan, chegaram vários comentários seus sem texto.

  38. Agnaldo

    27/11/2010 19:03:38

    Essa discussão está parecendo aquela frase que cansamos de escutar nos ultimos anos: NUNCA ANTES NESTE PAIS....então, nunca antes neste país teve torneio nacional de futebol, o que só começou a ocorrer a partir de 1971...antes eram jogos amistosos entre clubes por todos os cantos do Brasil. Antes de 71 a CBF tambem não reconhece nenhum clube como sendo campeão da libertadores e do torneio mundial de futebol...Não tinha campeonatos, como ia ter campeões???!!! Concordo com o Torero, o reconhecimento só vai acontecer quando a moeda de troca estiver valorizada, bem valorizada. É só esperar pra ver!!!

  39. Eduardo

    27/11/2010 18:48:22

    Sinceramente, acho uma besteira essa discussão. Que mal há em dizer que tal time ganhou X competições nacionais, sendo Y Robertões, Z Brasileiros e W Copas dos Brasil?Não muda nada... o troféu já está na estante.Acho que são competições bastante diferentes, em contextos diferentes e não há porque transformar uma coisa em outra, ainda mais sendo competições oficiais.Agora... Copa Rio... Mundial de Clubes... pelo amor de Deus né blogueiro! (A Toyotinha Club ainda vai...)

  40. Alan Palmeiras

    27/11/2010 18:31:45

    Caramba, não tá aceitando meu texto, estou insistindo aqui Torero, foi mal deixar tantos posts...rs Parabéns Torero por lembrar esses fatos, Certamente, isso está esquecido, porque não tem Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco, Botafogo no meio, requerendo algum desses títulos, caso tivesse alguns destes, certamente o reconhecimento poderia vir mais rápido, pois são clubes que tem o rabo preso por muitos fatos recentes do nosso futebol. Não é porque sou palmeirense que concordo com isso, esse NÃO RECONHECIMENTO, dá a impressão que o futebol nacional começou a ser disputado a partir de 1971, o que não é verdade, o Bahia deve ser considerado o primeiro Campeão Nacional, (Taça Brasil 1959), pois ganhou do temido Santos, na Vila Belmiro, com Pelé e tudo, em um jogo único, por 3 a 2. É muito justo esse reconhecimento sim, pesquisem sobre estes torneios, mesmo tendo regras que colocassem alguns times diretamente na Semi-final, mas existia algum critério para tal, a Libertadores da América, até pouco tempo atrás era assim, o campeão do ano anterior, entrava nas Oitavas de final diretamente, ou seja, com o passar dos anos, os torneios vão se aperfeiçoando. A história rica do nosso futebol, muito se deve aos times que disputaram estes torneios. Para a CBF, nada existiu antes de 1971, é uma pena, porém, a UEFA deu este grande exemplo a ser seguido, vamos esperar né Torero.Abraço,

  41. Alan - Palmeiras

    27/11/2010 18:18:47

    Parabéns Torero por relembrar esses fatos, Certamente, isso está esquecido, porque não tem Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco, Botafogo no meio, requerendo algum desses títulos, caso tivesse alguns destes, certamente o reconhecimento poderia vir mais rápido, pois são clubes que tem o rabo preso por muitos fatos recentes do nosso futebol. Não é porque sou palmeirense que concordo com isso, esse NÃO RECONHECIMENTO, dá a impressão que o futebol nacional começou a ser disputado a partir de 1971, o que não é verdade, o Bahia deve ser considerado o primeiro Campeão Nacional, (Taça Brasil 1959), pois ganhou do temido Santos, na Vila Belmiro, com Pelé e tudo, em um jogo único, por 3 a 2. É muito justo esse reconhecimento sim, pesquisem sobre estes torneios, mesmo tendo regras que colocassem alguns times diretamente na Semi-final, mas existia algum critério para tal, a Libertadores da América, até pouco tempo atrás era assim, o campeão do ano anterior, entrava nas Oitavas de final diretamente, ou seja, com o passar dos anos, os torneios vão se aperfeiçoando. A história rica do nosso futebol, muito se deve aos times que disputaram estes torneios. Para a CBF, nada existiu antes de 1971, é uma pena, porém, a UEFA deu este grande exemplo a ser seguido, vamos esperar né Torero.Abraço,

  42. 7xl

    27/11/2010 17:40:10

    So acho que a taca Roberto Gomes Pedrosa e a Taca Brasil nao sao a mesma coisa, logo diizer que o time que ganhou uma ou outra ser campeao brasileiro eh estranho. Na Inglaterra a Premier League foi criada em 1992 e a Liga anterior ainda conta como campeonato nacional, tanto que o Liverpool (ao lado do Manchester Utd) eh o principal campeao mesmo sem ter conquistado a Premier League (since 1992). O que nao significa que eh declarado campeao nacional os que ganharam a FA-CUP ou algo do genero que nao vai nessa conta. Acho que essa distincao deve ser feita. Exemplo: Ganhador da taca Roberto Gomes Pedrosa, adiciona-se com o atual Brasileirao. Nao ignorariamos a Taca Brasil nem tampouco os outros torneios.

  43. Torero

    27/11/2010 17:20:35

    Ora, tudo bem. Todo leitor me é caro.

  44. Ricardo Ribeiro

    27/11/2010 17:13:24

    O Robertão, vamos lá, ainda é discutível e, assumo, pode (e deve) ser reconhecido como um equivalente do atual Campeonato Brasileiro. A Taça Brasil? Nunca. É precursora da Copa do Brasil, não do Campeonato Brasileiro. A Taça Brasil chegou a co-ocorrer com o Robertão. E aí? Teríamos dois campeões nesses anos? O Brasileiro viraria um Carioca, com 213453524163 campeões por ano?

  45. Alienado

    27/11/2010 17:01:46

    Que cara sem noção, porque as pessoas não fazem uma pesquizadinha antes de vir comentar bobagens?

  46. Alienado

    27/11/2010 17:00:17

    Realmente não trara nenhum beneficio ao futebol, mas mal tbm não fara, então porque não reconhecer o Santos de Pelé, Palmeiras de Ademir da Guia e o Cruzeiro de Tostão como legitimos campeões brasileiros? Acho que pessoas contra essa unificação de titulos é apenas por pura inveja. Sera o seu caso? Parece que sim.

  47. Botelho

    27/11/2010 17:00:16

    Prezado Torero,O "Caro", por mim utilizado, referia-se ao comentarista Renato e não ao autor do texto. Perceba que se trata de um comentário-resposta, no meu caso.Att.Botelho.

  48. Alvaro

    27/11/2010 16:47:39

    Em 1930, a Copa do Mundo foi disputada por 13 países,sendo que, 9 representaram as Américas e 4 a Europa. Mesmo assim o Uruguai foi um legítimo campeão do mundo daquele ano. Tudo se aperfeiçoa, as regras dos campeonatos, seu modo de disputa, premiações,etc. Mas jamais, podemos desprezar o nosso passado.

  49. Torero

    27/11/2010 16:28:09

    Errou, Botelho, o Marcio é palmeirense.

  50. Torero

    27/11/2010 16:27:26

    Aprenda a usar vírgula, leitor.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso