Blog do Torero

O Goiás e a comida indiana

Torero

Deve ser estranho ser um torcedor do Goiás hoje.

Por um lado, o time perdeu tudo o que disputou.

Perdeu o campeonato goiano (aliás, nem chegou à final).

Na Copa do Brasil, caiu frente o Vitória, sofrendo um doloroso 4 a 0.

No Brasileiro, caiu para a Série B.

E, na Copa Sulamericana, perdeu a decisão nos pênaltis.

Quatro fracassos.

Por outro lado, nas últimas partidas o time mostrou tanta vontade de vencer que o torcedor deve sentir orgulho do clube. Conseguiu uma vitória memorável sobre o Palmeiras em São Paulo e, nas finais contra o Independiente, mostrou-se melhor que o adversário, só perdendo porque tomou uns gols esquisitos, desses que acontecem em jogo de churrasco de firma no final de ano.

Sim, o torcedor do Goiás deve estar com um gosto amargo e doce na boca, como aqueles pratos estranhos da comida indiana, que não sabemos se são uma refeição adocicada ou uma sobremesa salgada .

Por ora, acho que o torcedor do Goiás ficará dividido. Depois, talvez venha uma ressaca. Afinal, o time não teve nenhuma grande conquista em 2010 e ainda caiu para a segunda divisão nacional, sem falar nas brigas políticas internas, que mancharam o que parecia ser uma administração tranquila (pelo menos para quem está longe) nos últimos dez anos.

Mas deixemos a ressaca para amanhã. Hoje o Goiás pode dizer com orgulho que é vicecampeão da Sulamericana, a conquista internacional mais importante em seus 67 anos de vida.

  1. GERALDO UAI GOIAS

    11/12/2010 22:05:18

  2. Torero

    11/12/2010 07:46:13

    Seu comentário veio sem texto.

  3. Marcelo Dante Pereira

    10/12/2010 23:26:40

    Liguei a TV, com o simples desejo de ver a vitória do Goiás e a confirmação da eliminação do Grêmio para Libertadores do ano que vem. O jogo ainda estava no primeiro tempo e o palcar marcava 3X1 para os hermanos, essa quantidade de gols até me animou por pensar que o jogo ficaria aberto e emocionante. Acabei que só fui ver a rede balaçar na decisão por penaltis, mas o jogo em si foi tão intenso que torci pelo Goiás sem nem lembrar do Grêmio ou mesmo da Libertadores. De certa forma lembou-me aqueles dolorosos vice-campeonatos do São Caetano no começo da década, onde o azulão sempre jogava melhor e no final perdia. Depois do jogo, pego-me pensando que seria muito bom ver o título do Goiás. Primeiro por que jogou muito na fase final do torneio e segundo pq o time nesta última década revelou inúmeros jogadores como Grafite, Araújo, Josué, o zagueiro do São Paulo que esqueci o nome, Dimba, Tabata etc.. que foram vendidos prematuramente, ganharam títulos em outros times, uns até participaram em copas do mundo e nunca foram lembrados com ex-jogadores do time Goiano.

  4. Torero

    10/12/2010 17:43:44

    Idéia anotada.

  5. Torero

    10/12/2010 17:42:50

    Veio sem texto.

  6. Alex

    10/12/2010 16:01:24

    a caca do nariz é verde,o catarro infectado é verdea bosta da vaca, verde...o fruta verde é azedo.....acho que enquanto verde, não madura....

  7. Alan - Palmeiras

    10/12/2010 15:49:45

    Cara, como eu torci para o Goiás vencer, Mas não teve jeito, vc como brilhante escritor, no momento que estava acabando a prorrogação, deve ter sentido a "tragédia anunciada", pois o jogo todo, exceto o primeiro tempo, estava nas mãos e nos pés do Goiás, muitos gols perdidos, o Goiás nunca poderia ter deixado a partida seguir aos pênaltis, o Goiás acabou com o Independiente, técnicamente e fisicamente, era aquelas partidas de um time só, ataque contra defesa, os argentinos se seguravam apenas, e não tinham nem força para acertar um passe no meio campo. Uma situação muito parecida, foi a final do Campeonato Paulista de 2010, onde o Santo André com 2 jogadores a mais, até mesmo chegou a ficar com 3 jogadores a mais, não soube aproveitar esse momento para fazer mais um golzinho sequer, o Santos brilhantemente segurou o jogo, se aproveitando da inocência do Santo André. É por isso que eu acredito que muitas vezes (não sempre), Tradição e Camisa, ganham jogos e campeonatos, o simples fato de estar vestindo uma camisa tradicional, faz qualquer jogador ir muito além do seu potencial.Torero, eu gostaria de ler algo escrito por vc, sobre isso, o poder da Tradição ou da Camisa de algum Grande Clube, vc deve conhecer diversos fatos sobre.Abraços

  8. Alan - Palmeiras

    10/12/2010 15:48:51

    Cara, como eu torci para o Goiás vencer, Mas não teve jeito, vc como brilhante escritor, no momento que estava acabando a prorrogação, deve ter sentido a "tragédia anunciada", pois o jogo todo, exceto o primeiro tempo, estava nas mãos e nos pés do Goiás, muitos gols perdidos, o Goiás nunca poderia ter deixado a partida seguir aos pênaltis, o Goiás acabou com o Independiente, técnicamente e fisicamente, era aquelas partidas de um time só, ataque contra defesa, os argentinos se seguravam apenas, e não tinham nem força para acertar um passe no meio campo. O Goiás ainda tem muita ingenuidade, precisa se acostumar mais com esses momentos, acho que até o Palmeiras não deixaria escapar esse título se estivesse na final, porém não fez por merecer lá estar. Uma situação muito parecida, foi a final do Campeonato Paulista de 2010, onde o Santo André com 2 jogadores a mais, até mesmo chegou a ficar com 3 jogadores a mais, não soube aproveitar esse momento para fazer mais um golzinho sequer, o Santos brilhantemente segurou o jogo, se aproveitando da inocência do Santo André. É por isso que eu acredito que muitas vezes (não sempre), Tradição e Camisa, ganham jogos e campeonatos, o simples fato de estar vestindo uma camisa tradicional, faz qualquer jogador ir muito além do seu potencial.Torero, eu gostaria de ler algo escrito por vc, sobre isso, o poder da Tradição ou da Camisa de algum Grande Clube, vc deve conhecer diversos fatos sobre.Abraços,

  9. AL-Chaer

    10/12/2010 10:21:55

    Caríssimo Raul Antonio Ferraz, Não. Não tive um ataque cardíaco.No dia seguinte à final da Sulamericana, era uma quinta-feira. Sou Professor de Engenharia Civil na PUC-Goiás e na UFG e, coincidentemente é nas quintas que eu tenho mais aulas. Fui dar aulas com uma camisa especial do Goiás (que foi do excelente lateral Zé Teodoro, que também jogou no São Paulo). Esta camisa tem uns 20 anos (mas - juro! - está em perfeito estado de conservação). Esta camisa, ironicamente, tem o número 2 nas costas.Curiosamente, o difícil não foi enfrentar as gozações dos rivais. Teve um aluno (corajoso) que foi com uma camisa do Vila Nova (confesso que tive vontade de não ter saído de casa, ontem). Outro aluno (abusado) comentou que o número de minha camisa estava bem adequado para a ocasião: segunda posição na Sulamericana e segunda divisão no Brasileiro. Mas, outro aluno (sem classificação) veio para a Universidade com uma camisa da Argentina...este aluno ainda não faz disciplina comigo, mas já tenho toda a ficha dele e sei que nos encontraremos em sala de aula daqui a 3 semestres. A rivalidade e a gozação fazem parte do Futebol. A melhor parte. Fui nobre. Aguentei, resignado (mas nem tanto, o aluno com a camisa da Argentina vai sofrer um pouquinho para passar em Estruturas de Concreto Armado...he he he).Raul, Torero e Todos, o pior não foram as gozações. O pior foi a "solidariedade" dos torcedores do Goiás e dos que também torceram pelo Goiás. Todos relembrando os lances, os gols não marcados, os gols sofridos, os erros da arbitragem em favor do Independiente...aquilo tudo foi me dando mais sono (tinha dormido pouco)...teve uma aluna - bonita e inteligente ! - que, tentando me animar, falou assim: " - Chaer, fica assim não. Ano que vem tem mais! " (passei a duvidar da beleza e da capacidade desta aluna).Ontem, na hora do almoço, nem liguei a TV. Na volta para casa, à noite, fui dormir às 22:15 (não me lembro de ter dormido tão cedo nestes últimos 30 anos). Acordei hoje às 07:30. Um pouco cansado, ainda.Minha Filha, Laura, acabou de ligar de Brasília para saber como eu estava, pois ontem, quando ligou, minha esposa atendeu e disse que eu já estava dormindo.Eu disse para a Laura que estava tudo bem.(de vez em quando, uma mentirinha para os filhos é necessária...)AL-BraçosAL-Chaer

  10. Raul Antonio Ferraz

    10/12/2010 08:39:41

    Vinte comentários depois e nem sinal do Al-Chaer... Torero, será que ele teve um ataque cardíaco?

  11. Torero

    10/12/2010 06:20:27

    Por estes dias sai alguma coisa sobre vampiros e Pelé.

  12. Flávio

    10/12/2010 06:09:10

    Bom dia Torero,Realmente o Goiás teve um ano para ser esquecido. A tentativa de salvar o ano conquistando a Sul Americana foi por água abaixo. Espero que ao contrário do Alviverde da capital paulista, seus dirigentes se entendam e consigam reerguer o time o quanto antes.Abraços,E.T. - Estou sentindo falta de suas dicas literárias.

  13. Edson A.Ursini

    10/12/2010 00:46:23

    O Daniel, para com isso.E você tambem Torero.Nós verdes temos culpa se vocês são daltônicos e não conseguem ver o Verde direito?Uma hora é branco, outra é preto. De repente é azul, ou vermelho.Vou escrever, assim fica mais fácil prá vocês:Verde é Palmeiras, Goiás, Guarani. América.É a Amazônia.É o Horto Florestal. O Ibirapuera.A Serra do Mar.É a Marina Silva.E por aí vai.Entenderam?

  14. GERALDO UAI GOIAS

    10/12/2010 00:40:29

    GOIAS E UM BELO TIME, MAIS TEVE MUITO POBLEMAS EXTRA CAMPO,AGITAÇOES, EM GERAL MUITAS COBRANÇAS, FALTA PSICOLOGICAS, ETC.TERCEIRO TIMES DO GOIAS DEU UMA CANSEIRA NO CORINTHIANS,NO FLU,NO SP,SEMPRE OS JUIZ APRONTA ,FOI PREJUDICADO CONTRA INDEPENDENTE.{{{{{ GOIAS UAIIIIII VAMOS VENCER A SERIE B. UUUUUUUU AAAAAAAAAA IIIIIIIIIIIIIIIII >>>>UAI GOIAS?

  15. david

    09/12/2010 22:42:29

    eu ñ assisti o jogo + pelo q eu vi dos melhores momentos parece q as chances + claras foram do goias , q até na prorrogação jogou muito bempenalti é loteria , e muitas vezes nem vence o melhor e sim quem tem + sorteo goias chutou só uma bola na trave e perdeu pq os argentinos chutaram 5 penaltis e fizeram todos , faz parte na libertadores mesmo eu sendo corinthiano , se cruzeiro, flu , e corinthians ñ contratarem ñ passam da 1ª faseacho q dos brasileiros ou santos ou gremio vão ser os q vão fazer melhor papel

  16. SANTANGELO SÃOPAULINO

    09/12/2010 20:23:09

    O Goiás jogou com ombridade, mas isto não foi suficiente, coisas do futebol.http://www.youtube.com/user/santangelo1992?feature=mhum

  17. AROLDO ARANTES

    09/12/2010 18:24:29

    Boa tarde,Parabéns pelo texto... é mais ou menos assim que estamos... Porém, o que é colocado náo é a expressão da verdade, pois quem viu o jogo viu que os gols esquesitos... não foram somente isso... o árbitro Oscar Ruiz foi tendencioso, covarde e altamente criminoso em suas decisões, sendo que isso é algo que todos devemos recriminar, não sei qual é o seu time, mas imagine que o Flamengo vai jogar a sulamericana ano que vem, e esse mesmo cidadão pode apitar jogos do Flamengo... já pensou nisso? O que ocorreu ontem no jogo Goiás e Independente foi lamentável e altamente vergonhoso, tanto no que se refere a Globo, quanto no que se refere a CBF, que não mandou representante para Buenos Aires, como se o Goiás fosse representante de qualquer outro país... ontem o Goiás jogou contra tudo e contra todos mesmo... e foi melhor sim! EM TODOS OS SENTIDOS... 2 Gols nossos anulados... e 2 gols deles em impedimento, a própria Band mostrou ou você estava vendo o SPORTV mostrando gremistas felizes em POA? O que a Globo fez foi tão criminoso quanto o que foi feito pela arbitragem... É sim! Uma reserva de mercado... pois o eixo do mal acredita que não existe futebol... fora dos seus limites territoriais... e quer que permaneça assim.... Lembro que uma vez Emerson Leão (Um dos culpados pelo nosso rebaixamento) disse quando dirigia o Atletico MG que não se poderia ser campeão brasileiro comandando times que não fossem do eixo... e naquele ano... o Atletico brigava pelas primeiras colocações... mais aos poucos.. erros de arbitragem o levaram a disputar uma vaga naquele ano ainda para a Comenbol. Ou seja, quando um time de média expressão aparece nas pontas é por que ele é excelente e vence, o outro time, a torcida adversária e o lobby esportivo que envolve o futebol. O que tenho a dizer sobre ontem é que depois do memorável jogo, pra mim, e garanto pra grande parte da nação esmeraldina: O G EM NOSSA CAMISA É DE GUERREIROS! Parabéns Arthur Neto, Marcão, Ernando, Toloi, Amaral, Carlos Alberto e Rafael Moura por resgatarem nosso amor e nossa fé nesse clube que representa um ESTADO maravilhoso e único e uma das regiões que mais crescem nesse país.GUERREIROS, GUERREIROS...TIME DE GUERREIROS!Parabéns GOIÁS. Parabéns torcida.. que apesar dos falsos goianos... da mídia local e nacional... lota sim o Serra Dourada... e representa como poucas as suas cores... e a força DO MAIOR DO CENTRO OESTE. "O NOSSO CLUBE É A NOSSA GLÓRIA!"Que essa seja a primeira de muitas finais nacionais e internacionais... e ontem ao contrário do que pedi.. no twitter os deuses do futebol não foram verdes... mais ficaram vermelhos de raiva de ver aquele senhor de amarelo cometer tantos sacrilégios.Para os torcedores de outros clubes que torceram por nós... Deus abençoe todos vocês... agora aos rancorosos que não conseguem ver brilho em nada... desejo que o time de vocês caia para 59ª divisão amém!QUE 2011 SEJA UM ANO DE RESSURREIÇÃO PARA NÓS... NAÇÃO ESMERALDINA!E COMO DIZ NOSSO HINO: "O AMOR PELA NOSSA BANDEIRA É PARA NÓS A MAIOR VITÓRIA!"

  18. Heitor

    09/12/2010 18:14:21

    Sempre com o estilo e diferença características dos seus textos hein. Aqui em Goiânia os torcedores parecem definir o seu texto todo, sem mais.

  19. alexandre

    09/12/2010 17:37:09

    Valeu simone.... sabendo q vc não é de Goiás e apoiava o time mostra um bom senso que deveria ser compartilhado pelos demais torcedores de outros estados... aliás torcedores, comentaristas, blogueiros, jornalistas....que mostraram um descaso com um time que lutava pelo Brasil em um campeonato internacional... paulistas, cariocas, gaúchos ( preconceituosos, arrogantes )

  20. Antonio luis

    09/12/2010 15:37:50

    Josè, do pequi se faz vários pratos que são muito saboros. Não sei quem é você, de onde veio. Pelo seu comentário deve ser destes que sobrevivem das sestas básicas do governo.

  21. Julio Mantovani

    09/12/2010 14:00:37

    Vai morrer de raiva.

  22. Torero

    09/12/2010 13:04:47

    É verdade. O Partido Verde precisa tomar providências. Se bem que ele também não foi à final.

  23. Simone

    09/12/2010 12:12:43

    Acredito que esse seja o primeiro post sincero e que viu méritos no time do Goiás. No mais li de tudo, de que ainda bem que perdeu, por que é timinho de interior. Que agora estamos bem representados na libertadores, com o Gremio.E eu nem sou de Goiás, mas me senti frustada ao ler certas coisas. O preconceito é grande demais nesse país.

  24. Daniel - Itu

    09/12/2010 12:10:50

    Torero....realmente....deve ser difícil ser torcedor do Goiás...agora...vamos aos verdes....Palmeiras também não tá fácil...Guarani...potz....pior...Coritiba nem tira o pé da série B, pq cada ano fica numa divisão...O problema é a cor....rss

  25. Denilson de Oliveira Biffi

    09/12/2010 10:55:15

    Eu já achei que o Marcão tava impedido sim... Era um lance difícil.Ah! Por falar em sorte, no primeiro jogo, venhamos e convenhamos, o primeiro gol do Goiás foi um lance de sorte e o segundo foi um passe em que o cara erro o chute.Mas o Goiás foi bem. Quem dera todo mundo tivesse aquela vontade de ganhar. Acho que a própria torcida do Goiás desejava essa vontade desde algumas rodadas antes, no Brasileiro.

  26. José

    09/12/2010 10:37:04

    A meu caro jornalista... O Goias amanheceu mesmo foi com gosto de Pequi. E o que eles sabem fazer e comer PEQUI.

  27. marco aurelio

    09/12/2010 10:30:41

    Caro Torero. Meus protestos. Já marquei um gol idêntico ao primeiro de Parra, a qual a bola bateu em mim, devido a minha excelente colocação. Foi na década de 70, em casados e solteiros, na prorrogação.

  28. Cleiton

    09/12/2010 10:26:56

    Valeu Torero, tá difícil o dia hoje, mas agora é ajuntar os cacos, erguer a cabeça e preparar pra subir o ano que vem.

  29. samuel

    09/12/2010 09:46:49

    Acho que estamos na ressaca agora, foi muito dolorido a forma como aconteceu, jogando melhor que o adversário nas duas partidas. Mas sao coisas do futebol, infelizemente, sem sorte nessa vida as coisas nao acontecem, e faltou isso ao Goiás ontem, contudo, destaco o erro do árbitro de Copa do Mundo no gol do Marcão, no segundo tempo da prorrogação, anulado de forma equivocada.

  30. thiago

    09/12/2010 09:43:26

    eu sou goias ate morrer forca verdao

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso