Não pedala, Robinho!
Torero
Texto de Luiz Guilherme Piva
Pedalou, tiro do time. Irrita. O cara não sabe driblar e fica lá, com os pulinhos prum lado e pro outro. Desde que começou essa história ninguém dribla mais. E no meu time só joga quem sabe driblar. Mas tem que ser drible mesmo, de enganar, de humilhar, de fazer a bola sumir e reaparecer em outro lugar. Se pedalar no treino, tá fora. Se pedalar no jogo, tiro do time e peço à diretoria pra dispensar.
O futebol é o drible. Quando a molecada começa, o que diferencia quem joga e quem não joga é o controle, a embaixada, o drible. Os que não sabem vão pra defesa ou pro gol. Mas quem manda mesmo é quem sabe a firula, quem tem ginga, quem passa por três ou quatro, dá chapéu, elástico, faz que vai e volta – até fazer o gol ou perder a bola. Mas é ali que tá quem joga mesmo. Futebol, eu tô falando. Aí vêm esses caras agora com a pedalada. Francamente!
Lembra do Joãosinho? Do Júlio César? Do Eduardo Rabo-de-vaca? Do Edu? Do Rivelino? Eram dribladores, ilusionistas. Pega os vídeos do Pelé e vê se tem lá alguma pedalada! Do Garrincha. Do Dener. Ou faz o drible direito, enfileira, humilha, mesmo que perca a bola e o gol lá na frente, ou dá o passe. Mas não pedala! Pelamordedeus, não pedala!
Tem outra. Beque dando chutão fingindo que é lançamento. Ou dá de bico ou sai jogando ou lança de verdade. O cara ajeita o corpo, faz que olha alguém entrando em diagonal e bate bonito na bola. Ela sobe, sobe, sobe e cai na cabeça do adversário. Ou vai pra lateral. Dez vezes por jogo. E ninguém tira o cara. Eu tiro na hora. Fica uma semana treinando passe e lançamento. E banco, que é pra aprender. Se duvidar, vou eu lá e faço, ensino. Marco um xis a 40 metros e faço ela cair lá. Já joguei. Eles sabem disso.
O negócio é que eu gosto de futebol. Vê esses aí: Parreira, Capelo, aquele escocês, o holandês, o Mourinho. Não gostam. Imagine eles andando de carro numa estrada. Passam perto de um lugarejo. Tem umas cabrinhas, um buteco, um cemiteriozinho e um campinho de terra com uns moleques jogando. Eu pergunto: eles param pra ver? Param? Nunca! Pois eu paro. Descobri muito craque desse jeito. Uns até progrediram, saíram aqui da várzea.
Eu também tive chance. Fui chamado por uns times. Mas não. Aqui é que precisam de mim. Se não, acaba o futebol aqui. E esses meninos aí, quem é que vai cuidar?
———————————
Luiz Guilherme Piva publicou Ladrilhadores e semeadores (Editora 34) e A miséria da economia e da política (Manole).
-
ELEANOR33Madden
19/02/2012 06:44:08
When you're in a not good position and have no money to go out from that, you will need to take the credit loans. Just because it would help you definitely. I take sba loan every time I need and feel myself OK because of it.
-
NICHOLECalhoun
22/11/2011 02:21:03
Do not a lot of money to buy some real estate? Don't worry, just because that's achievable to receive the loan to resolve such kind of problems. So take a financial loan to buy everything you want.
-
Raphael Gimenes
30/11/2010 14:37:40
Não é só eu que estou dizendo isso. Robinho foi o melhor jogador do Milan em campo, e disso não há dúvida.. ele trocou passes muito bem com Ibrahimovic e fez o gol, foi perigoso, e driblou bem, sem pedalar. Deus me livre, eu não sou fã dele, e acho que ele não é lá tão bom como muitos pensa(va)m, mas que ele jogou bem, jogou. Ponto.E pra que a hostilidade? Acalme-se
-
Regis Gonçalves
29/11/2010 20:05:02
Breno, resultado é com o Mourinho : - Barcelona 5 x 0 Real Madrid.Precisa falar mais ?
-
Fernando
29/11/2010 18:02:11
Belo texto. Mas muitos o estão criticando; por que? Acho que tem muita gente que acompanha o futebol com o fígado - logo, acha que tem que espinafrar qualquer jogador que é ídolo da torcida de um time rival. E tem gente que desacostumou com uma coisa chamada ironia.O Robinho, no lance das eternas pedaladas, fez um bem enorme não só à torcida do Santos, mas ao nosso futebol. Se ele não confirmou o potencial que muitos viam nele, se acham que ele virou um enganador, isso não anula o choque positivo que aquele time de futebol alegre, pra frente, teve sobre uma geração de torcedores - santistas ou não. O lance das pedaladas foi a síntese da trajetória surpreendente de um time que encantou o país. Me lembro bem da surpresa que tive ao ver o resultado da eleição que o jornal Lance promoveu no fim de 2002: embora a seleção tivesse ganho a Copa naquele ano, os leitores elegeram a campanha do Meninos da Vila como o mais marcante fato esportivo do ano.
-
Paulo
29/11/2010 15:07:49
As pedaladas do Robinho bem que garantiram um título brasileiro contra o "todo poderoso" timão, que de poderoso só tem o papo!
-
Marcos
29/11/2010 05:31:49
68% da populacao brasileira é analfabeta funcional, logo nao podemos esperar grandes comentários para o texto "Nao pedala, Robinho". Uma pena...Muito bom o texto. Abraco.
-
Torero
29/11/2010 04:20:12
É ficção, Jorge, ficção...
-
jose yoh
28/11/2010 23:40:00
O texto não é sobre pedalar ou não, mas sobre um futebol mais objetivo. Driblar, fazer firula tudo bem, desde que consiga o gol que é o objetivo do futebol e o momento mais bonito. Robinho é um jogador que estatisticamente não consegue isso.
-
jose yoh
28/11/2010 23:34:05
So' de comparar Pelé a Robinho me dá nauseas. Até um moleque de dez anos que viu algum vídeo do Pelé no Youtube sabe a diferença.
-
paulo
28/11/2010 22:54:31
hahahahaha robinho brilhou no jogo do milan ? que jogo vc assistiu ? ele soh fez o gol pq a bola tocou nas costas do zagueira que se nao a bola nem iria pra ele...e se o goleiro estivesse atento pegava aquela bola. E outra ele saiu sozinho com dois zagueiros quis fz graça e perdeu a bola sem esforço deles...e o pior o infeliz nem sabe chutar ao gol... por favor aprende jogar bola antes de comentar o post...
-
Khayat
28/11/2010 22:43:21
Quero continuar a rir. Quero morrendo de felicidade. Então, Pedala Robinho!
-
Jocava
28/11/2010 22:28:01
Robinho, quando não pedala e procura jogar de forma objetiva, seu futebol rende mais.Não gosto do drible inútil e sim quando necessário para abrir espaços.Geralmente não gosto de jogadores firulentos, aprecio os jogadores com bastante movimentação, que tenham visão de jogo, saibam passar a bola chutar e cabecear.
-
Antonio
28/11/2010 22:26:21
Falar que "o pele teve mais nome que bola" é brincadeira. O homem fez mais de 1200 gols e foi tricampeão mundial. O resto é o resto.
-
juao neres
28/11/2010 22:19:30
Se firula ganhasse Jogo SE DRIBLINHO OU FALSA FINTA GERASSEM GOLS, digo GOOOOOOOLS, em 1994 romario nem no Banco passava, ACORDEM FIRULINHA, DRIBLINHO DA VACA, ENGANATIIION O ENGANATTION, NÃO DEU TACEITIONN, nem CAMPEONZEITON-TON, PORTANTO robinho pegue seu banquinho, volte pro peixe ou pra sua lata de sardinha pois é la que te querem e viva ROMÁRIO SEM ENROLATION e sem PEDALATION SEM FUTURATION.
-
Brasileiro - razão e emoção
28/11/2010 22:00:12
Robinho ......Neymar ...os maiores triatletas: CORREM, PEDALAM E NAAAAADAAAAAAAAA!!!!O nosso Brasil está com escassez de CRAQUES de verdade!!!
-
Jorge A. de O. Pinto
28/11/2010 21:41:52
o Luiz Guilherme Piva estava indo bem mas acho que errou quando citou Parreira, Capelo e Mourinho. O que o Luiz Guilherme Piva ganhou no futebol mundial para poder falar desses treinadores?
-
Erick Passos
28/11/2010 21:28:26
O senhor leu o mesmo texto que eu?
-
Tiago M.
28/11/2010 21:14:06
Cara, assista ao filme do Pelé...não da para imaginar nem em pensamento que o robinho possa ter mais habilidade ou realizar algum drible que o Pelé nao fez e/ou poderia ter feito. O robinho sabe driblar, mas eh drible de uma jogada só praticamente (foco do texto). Agora Pelé tinha um repertório vasto e muitos dos dribles de hoje provavelmente foram criações dele...genialidade dele. Assim como Maradona e outros tantos brasileiros, como Rivelino, Zico e etc que driblavam e com um proposito claro: na vertical buscando o gol! entende a diferença? por que foram craques?
-
Tiago M.
28/11/2010 21:08:23
Cara, assista ao filme do Pelé...na boa...se todo jogador que nasce é comparado com Pelé, como o cara pode ter levado mais nome do que jogado bola? inclusive voce cai em contradiçao...imagine se ele tivesse a mídia que existe hoje em dia...pense nisso!
-
Stenio
28/11/2010 21:06:54
E por isso que a educação do nosso país encontra-se nessa vergonha constante.Caros amigos leiam mais, interpretem bem o texto, a critica de vocês é um insulto, pois nem se quer sabem do que se trata.ótimo texto do Piva, bem postado pelo Torero.
-
Fabio Ferreira
28/11/2010 21:06:40
Bonito texto. Vinha me perguntando um tempo atrás, quem foi o inventor da pedalada? Qual a primeira vez que eu a vi? Acho que foi com o Ronaldo Fenomeno, ainda jovem, e confesso que não me lembro de ver esse tipo de drible nos anos 80, 70... ou minha memória anda curta demais.
-
roberto castralli
28/11/2010 20:46:16
divas,jogador enganador é o que mais existe,o robinho certamente não é o maior(mas é enganador) ,mas pode ser o que tem o maior salário.
-
roberto castralli
28/11/2010 20:40:14
antonio carlos,seu castelo é de areia,se possivel fofa.começou bem,o robinho não joga nada,é um mentiroso da bola,agora o pelé é so nome?então pode parar.para o maradona o biro-biro,para o messi seu professor gauchinho,para o bochini um bom dentista.para os citados no comentário acima,todos era bons dribladores,mágicos eram rivelino,edú e denner,garricha,não tem comentários ,.se os tiver, são próximos ao do pelé.
-
Eduardo
28/11/2010 20:37:04
em 10 anos de carreira vc conseguiu lembrar de uma pedalada q terminou em gol.realmente é o grande drible ! vide Denilson né.Pega os videos do Fenômeno nos tempos de barça, PSV e Inter. Pega o Gaucho no auge, o Romário com seus dribles curtos e rápidos e focando o gol. Pega o video do Dener (porguesa, q morreu bem jovem) q ele pega a bola no meio de campo e dribla quase q o time inteiro e faz o gol.Isso sim são jogadores talentosos.O Robinho é um pouco acima da média e nada mais. Gosto mais do futebol do Nilmar (jogador muito mais objetivo) do que do Robinho Tri-Atleta
-
EDUARDO MINHOTO
28/11/2010 20:00:05
VOLTA ROBINHO! VOCÊ QUE NUNCA FOI DERROTADO PELO "timãozinho centenada"VOLTA ROBINHO A PEDALAR, FAZER GOLDE LETRA,DE SEMPULO, DE CABEÇA...VOLTA ROBINHO PARA ONDE VOCÊ É MAIS FELIZ, VOLTA PARA A CIDADE QUE O AMA, QUE O RECONHECE COMO ÍDOLO, VOLTA ROBINHO PARA SER CAMPEÃO!!!!FALA SÉRIO GALERA, os caras que não tem, nunca tiveram e NUNCA TERÃO craques em seus times como ROBINHO E AGORA NEYMAR, ficam voltando para o passado, lembrar de RIVELINO(?) este seria banco no time do SANTOS FC NA DÉCADA DE 60, talvez jogasse naquele time do SANTOS FC CAMPEÂO EM 84, na reserva do Humberto, afinal quantos 'CRAQUES" o "timãozinho centenada" produziu para a seleção do BRASIL? É galera, não dá para relevar as bobagens que uns torcedores mal informados escrevem...Torçam para o FENOMENO PAQUIDERME e para o GNOMO DAS MEIAS CAÍDAS...
-
antonio carlos motta
28/11/2010 18:40:53
caro sr.o robinho nao conseguiu pedalar nem milan.nem na selecao.é um jogador de lampejos mas no total fraco,quando a responsabilidade é grande,o peso nas pernas aumentam,e o robinho consegue driblar ninguem.o robunho na selecao foi inutil,e o messi,craque de verdade driblou os thiagos silva e david luis das vidas.e o messi sabe chutar,coisa que o robinho nao sabe.o neymar tambem nao conseguiu um drible.maradona fazia fila,e fazia gol..quem teve mais magia,maradona ou robinho?dos citados um unico magico foi o rivelino. o pele teve mais nome que bola.na epoca sem tv e outros recursos.o robinho fracasou na copa,no city e no real,e de vez enquando faz uma jogada,assim como o gauchinhofale me de maradona,messi e bocchini.dribladores fantastico e o objetivo é o gol.LUGAR DE PALHAÇO E O PICADEIRO,NAO CAMPOgrato
-
André
28/11/2010 18:30:25
Concordo contigo Friday13!E mais...o Robinho já chapelou dois caras simultaneamente blogueiro! Não lembra? Foi num jogo da Libertadores de 2003 senão me engano...Tudo bem que o Robinho nunca foi quem prometia seu futebol que seria, mas o cara é bom. Vem jogando bem no Milan e no Santos deste 2010 ajudou na conquista dos 2 títulos do Peixe...Pedalar é driblar SIM. Claro, abusos do drible tornam-se enfadonhos...Mas a eterna pedalada de 2002 foi simplesmente fantástica!
-
das
28/11/2010 18:26:19
Robinho já meteu muito drible que Pelé jamais sonha em conseguir. Desde quando pedalar retira habilidade?
-
cesar alejandro
28/11/2010 17:11:19
Prezado Torero,O texto eh primoroso, mas aproveito pra fazer um comentario a respeito de Neymar. Ele parece o filme, Robinho II, o retorno.Ele comete os mesmos erros de avaliacao, ate "na pedalada", achando que eh o melhor do mundo, antes de se-lo. E os atores sao os mesmos tambem. Mesmo empresario, mesma familia deslumbrada, e por ai afora...Tomara que o final seja diferente, jah que Robinho promete, promete, e nada...
-
Torero
28/11/2010 16:04:34
Talvez faça um último.
-
Deo
28/11/2010 15:58:50
Acho que ninguém entendeu o texto, rsrsrs, mas eu até que gostei. Torero eu gostaria de saber se vc vai continuar com as histórias do Brasilerão City? Abraços
-
Torero
28/11/2010 15:42:49
Francamente, Bruno, leia e entenda o texto.
-
Luan
28/11/2010 15:37:33
Não entendi? Pedalada n é drible? Então você põe a foto de 2002 o Robinho dando varias pedaladas e depois sofrendo penalti. Pera aí penalti? Pq? Porque o Robinho driblou o Rogério e o Rogério chegou atrasado Driblou? Como? Pedalando. Amigo Pedalada é drible e Robinho sabe fazer, parece facil mas n é, n é somente passar o pé sobre a bola, é gingar, enganar, deixar o adversário perdido. Amigo n despreze esse DRIBLE, pq querendo ou n ele consegue enganar o advesário e os invejosos de plantão lembrem que o Robinho é da seleção tbm e não é so do meu Santos. Pedalou ta fora? Hahaha, alguem lembra o drible que o Robinho fez com a camisa da seleção para cima eu acho da colombia, que foi na linha de fundo ele deixou o adversário perdido no espaço. Eu acho que drible é: tudo aquilo que um jogador faz conseguindo deixar o adversario perdido e leva vantagem no lance, pode ser corte, chapéu, PEDALADA, etc. E eu acho que o que o juiz fez em santos e goias quando deu cartao amarelo para o Neymar foi ridículo pq o jogador pode ir como quiser bater penalti, pode ir sentado, de costas e tbm pode ir devagar e curvado. Será que esse Piva é anti Santos ou Anti Robinho n sei!
-
Bruno
28/11/2010 15:32:06
Dizer "não pedala, Robinho" é um absurdo, ele consagrou esse drible na final de um campeonato Brasileiro, contra o Corinthians, se fosse um drible tão facil, até o zagueiro com menos controle de bola faria, se esse drible nao entrou para história do futebol, com toda certeza entrou para a do Santos. Aí vêm esses caras agora dizendo que a pedalada não é drible. Francamente!
-
Célio Rosa
28/11/2010 15:10:22
Eu odeio pedalada, eu odeio toque de lado, e o comentarista fala que o time está aguardando o melhor momento para dar inicio a uma grande jogada. Tudo enrolação, driblar era com o Denilson, era show, fazer fila era com o Don Diego Maradona, do Rivelino só lembro dos chutes estranhos onde a bola fazia muito efeito. Tinha também o EDER que colocava a bola onde queria, sempre. O Roberto Carlos tem potencia, mas não faz gols. Hoje futebol é só enrolação. Futebol se joga com a cabeça. Lembro do Luxemburgo assistindo uma partida de final de ano onde o ZICO em dois toques colocou o atacante de cara com o gol. E ele disse para seus atletas, viu como é fácil, aprendam. E seleção de 82 que não volta mais.
-
Eterna Pedalada
28/11/2010 15:06:22
Robinho propiciou dois momentos extraordinários do futebol nesse século, um foi no campeonato brasileiro de 2002, e o outro pela Seleção Brasileira no Maracanã quando saiu o gol do Elano. O restante no futebol não tem muita graça, pelo menos aqui no nosso futebol doméstico, a não ser o Neymar e o Ganso no Santos do primeiro semestre desse ano. Lógico que o Mesi e o Cristiano Ronaldo fazem o espetáculo na Europa, assim com fez Ronaldinho Gaúcho, e o Ronaldo fenomêno no passado recente.
-
divas
28/11/2010 14:57:19
Robinho :O Jogador mais enganador que foi criado até hoje, e o impressionante queele é titular da seleção brasileira e capitãoO taque da seleção tem que Neymar /Nilmar/|Fui.....................................................
-
juliano
28/11/2010 14:14:31
Nossa, que burro! Dá zero pra ele!kkkkkkkkk!!!
-
Torero
28/11/2010 13:59:27
Breno, o texto é uma fição escrita pelo Piva.
-
Raphael Gimenes
28/11/2010 13:06:25
Concordo que as pedaladas são exageradas, e geralmente desnecessárias. Acho que Robinho não é tudo isso, e muitas vezes não merece estar na seleção. Mas você viu o jogo do Milan ontem? Robinho brilhou, talvez no seu melhor jogo pelo Milan, talvez seu melhor jogo do ano, e näo pedalou uma vez. Ele tá melhorando, e se continuar assim, que sabe algum de seu potencial finalmente se revele de verdade.
-
Rafael Santos
28/11/2010 12:59:52
Robinho deveria, há muito tempo, ter trocado o futebol pelo ciclismo. Aí, iria enganar menos.
-
Friday13
28/11/2010 12:30:45
A tah! Aquela pedalada do Robinho na final do campeonato Brasileiro de 2002 não foi um lindo drible? E o zagueiro do Corinthians não ficou todo perdido sem saber o que fazer e acabou fazendo o penálti. Não generalize por baixo algo que muitos tentam fazer, mas que poucos realizam com brilhantismo! E o Robinho é um desses!
-
Breno Brasil
28/11/2010 11:34:41
Olá! Respeito sua opinião e concordo em partes. Mais dizer que Mourinho não gosta de futebol? Basta lembrarmos do Chelsea e do Real Madrid atual. Outra coisa, antes de falarmos dos outros temos que ter resultados. E resultado é com Mourinho. E vc, pq não tenta ser treinador?Abraços
Leia os termos de uso