Blog do Torero

Nômade Futebol Clube

Torero

  

 

  Por Márcio R. Castro

Primeiro foi o Grêmio Barueri. Após divergências com a prefeitura da cidade natal, que dava apoio financeiro ao clube, que é privado, além de destinar instalações públicas para uso de uma equipe profissional (fatos que por si só já eram escandalosos), os donos do clube-empresa negociaram ''melhores condições'' com outra prefeitura e se mudaram, se tornando o Grêmio Prudente. Mas a epopeia não acabou: já se fala em nova mudança, em busca de mais caraminguás.

Agora é a vez do Guaratinguetá. De acordo com seus investidores, os empresários da região não estão dando o suporte econômico que era esperado, diferentemente do que aconteceria em outras cidades. Portanto, malas prontas!

Times de futebol sem raízes, sem tradição, sem identidade, sem torcida, sem paixão, sem estádio e sem estrutura têm, obviamente, pouco futuro esportivo. Mas não é nem o caso de alertarmos os donos desses clubes-empresas de que eles estão dando tiros nos pés. Me parece que eles não estão nada preocupados com questões esportivas, mas apenas comerciais.

A Federação Paulista de Futebol já mostrou irritação com a situação, aumentando substancialmente o valor cobrado pela transferência, mas diz que nada mais pode fazer a respeito, já que a legislação esportiva permite mudanças de sede sem maiores implicações.

Uma alteração simples nessas regras bastaria para desestimular os nômades: cada transferência de sede, ou mesmo troca de nome, resultaria em rebaixamento automático do clube às divisões iniciais do futebol profissional. Assim, os ''novos'' times teriam que remar tudo novamente, fazendo com que seus comandantes pensassem melhor antes de procurar outros ares como quem troca de sapatos.

Não podemos negar que, pelo menos nos dois casos citados, os neo-dirigentes mostraram-se bem mais competentes do que a média nacional. Suas equipes, quase inexistentes há poucos anos, foram subindo de divisões seguidamente, tanto regionalmente quanto nacionalmente, até chegarem às séries B (Guaratinguetá) e A (Prudente) do Brasileirão. Virtude que mostra também a incompetência e o amadorismo reinantes em clubes tradicionais do nosso futebol.

Mas isso é só um adendo. Essa inversão da ''ordem natural'' (primeiro o negócio, depois o esporte) é inaceitável.  É ótimo que novas iniciativas sejam tomadas e que clubes com uma concepção mais moderna tentem seu lugar ao sol. Desde que, além das intenções mercantis, cultivem também outros valores, como respeito e apreço por torcedores e pelo próprio esporte.

  1. lp pannis

    05/10/2010 16:32:06

    Show de bola a analogia... por isso eu "Sou tricolor de coração..."

  2. david

    04/10/2010 02:16:30

    1 otimo exemplo q deu certo em mudar de cidade , + em outro pais clarofoi o lakers q ficavam em uma cidade pequena com estadios meio vazios e quando mudaram pra los angeles acabaram sendo o 2º maior clube da nba e o maior daquele estadio+ aqui acho q isso é mais negativo q positivo

  3. Denilson de Oliveira Biffi

    03/10/2010 23:14:08

    Grandes jogos da Esportiva contra o meu glorioso Oeste de Itápolis no início dos anos 90 (na verdade, acho que só 2, hehehee... e, se não me engano, uma vitória pra cada lado.

  4. Denilson de Oliveira Biffi

    03/10/2010 23:10:52

    A diferença é que lá o sport business (olha que expressão bonita que eu inventei, ou não) é tão bem feito que, mesmo com todas essas mudanças de cidade, sempre tem estádios/ginásios lotados...

  5. Sergio

    03/10/2010 20:14:51

    Roberto,concordo. Mas o esporte faz tempo que vem se inclinando para o lado "mercantil".O Vôlei é o maior exemplo disso!!! Faz muitos anos que ouvimos gritar nomes de empresas nas quadras. Sempre foram equipes sem nenhuma raiz e/ou coração esportivo. O futebol não iria ser exceção e, desde faz muito tempo, los jogadores não tem a menor identidade com o clube.

  6. Herman

    03/10/2010 19:33:52

    Moro em Sorocaba e, aqui pertinho em Vontorantim temos um outro exemplo importante que nem sequer foi citado: o Votoraty vinha atraindo o torcedor da região com grandes resultados, chegou a ser campeão da Copa Paulista e disputou a Copa do Brasil, chegando a dar um suor no Grêmio. Chegou à série A2 do paulistão também.E, de repente, sem mais nem menos sumiu, fez as malas e se mandou para Ribeirão Preto, como se já não tivessem lá o Botafogo e o Comercial. Lamentável !

  7. Torero

    03/10/2010 18:47:15

    Sim, às vezes mudam, e a crítica também é grande por lá. Mas, como são clubes-empresas com muito dinheiro, eles têm cacife para superar a crise inicial.

  8. Adilson

    03/10/2010 16:55:29

    2º turno a vista . . . que venha a virada

  9. Geraldo Ribeiro

    03/10/2010 16:48:55

    D á-lhe Marinaaaaaaaaaaa

  10. Mario Ribeiro

    03/10/2010 11:50:53

    Nossa, eu acho que bebi demais. Isto só pode ser brincadeira, ne ????Ou devem estar de olho na bolsa auxilio ???

  11. José Carlos

    03/10/2010 09:51:11

    Vocês são dois chavistas. Votar ma Dilma é votar na corrupçã. Mas vergonha não d[a em árvore. Quem tem tem, quem não tem, vota no time do zé direceu, renan, zé sarney, time das curcas, etc. . . mesmo porque aqui não é lugar disso. principalmente o dono do blog que devria ter mais ética.

  12. Adalberto Nogueira Barbosa

    02/10/2010 22:53:03

    Caro Torero, bom dia.Deixe de amadorismo o futebol deixou de ser, lícito ou não um grande negócio, principalmente para negociatas com jogadores etc. Os caras estão se lixando para os torcedores, o que interessa é ficar rico.

  13. mario cardi

    02/10/2010 21:10:21

    acho que vcs deveriam votar no Serramenos por ele, e mais pela democraciao poder faz mal, como tem mostrado o PT, suas alianças e o aparelhamento danoso do Estado.a corrupção ideológica, pelo poder, é mais pernóstica do que a outra, com a qual a democracia lida com mais facilidade.

  14. Daniel-Poços

    02/10/2010 19:15:55

    Torero,Uma dúvida: os times americanos (basquete, futebol, etc.) não mudam de cidade sempre? E como fica a torcida destes times?Daniel

  15. rodrigo souza

    02/10/2010 18:18:58

    Eu também gosto da Marina.Mas o grande jogo do ano é entre Dilma e Serra.Não há muito espaço para a 3a via.Pelas circunstâncias o que o Serra mais quer é que os votos de centro-esquerda se dividam entre Dilma, Marina e, por que não?, Plínio.Assim as chances de 2o turno aumentam.E 2o turno é outro jogo. Começa zero a zero.Sou um eleitor que se considera de centro-esquerda. Mas sempre fiquei p. da vida com a dificuldade que as esquerdas tem de se unirem.Hoje, por ex., temos Dilma, Marina e Plínio tirando votos uns dos outros. E a direitona toda unida em torno do Serra.E, pra piorar, se houver 2o turno o PV, que teoricamente é de centro-esquerda, vai apoiar o Serra.Por isso, caro Torero, penso que ficar agora com a Marina é apenas tentar ficar em cima do muro. Só tentar, pois estará, e sem querer, ajudando o PSDB e o DEM voltarem ao poder.De qualquer forma, e apesar das divergências, sempre admirei os seus escritos e até o seu posicionamento político e ideológico.Um abraço de um torcedor angustiado.

  16. Torero

    02/10/2010 16:28:47

    Eu tenho dúvidas se votarei na Dilma. Também gosto da Marina.

  17. rodrigo souza

    02/10/2010 16:03:39

    Torero, não tenho muita dúvida de que vc, assim como eu, votará na Dilma amanhã.O meu Curinthia joga hj + não to ligado no jogo não.Pra mim o grande jogo do ano se dará amanhã.É pior do que clima de copa do mundo.Dá um medo danado do time (Dilma) não levar no primeiro turno.E como treino é treino e jogo é jogo as pesquisas (o favoritismo) não servem muito para me acalmar não.Aí aguentar mais um mês de insônia, preocupação, medo, etc.Torero, o que que eu faço?! Não consigo relaxar!Parece que o candidato sou eu!Saudações petistas. Ops! Saudações corinthianas! Ah! Sei lá! Eu sou é da massa, dá na mesma!

  18. José

    02/10/2010 15:04:41

    O Guará quer mudar pra Americana né? Aí é burrice, ninguém vai torcer pra eles lá, eles já tem o tradicional Rio Branco.

  19. Virginia Moura

    02/10/2010 13:54:10

    Mas nem precisava a legislação desportiva tratar do assunto. Bastava que o MP e os Tribunais de Contas fizessem sua parte e impedissem a aplicação de recurso público obviamente sem qualquer atendimento a interesse público, como é o caso. Estava acabada a farra.

  20. Torero

    02/10/2010 09:44:35

    É mais prudente pagar.

  21. Gilberto Lima

    02/10/2010 09:35:26

    Complementando o que você disse, quanto à Lei do Passe criada pelo intocável Rei, está aí escancarada com outra denominação, do tipo, "Direitos Federativos", com uma diferença, não pertence mais ao Clube que investiu alto nos garotos, desde a base, mas pertence sim, aos empresários futebol clube. Conclusão: A lei tirou dos Clubes e deu para os empresários e clubes do exterior.

  22. clélio g. souza jr.

    02/10/2010 08:13:38

    Toreo,Muito oportuno o post sobre clubes nômades. Não consigo imaginar fazer futebol sem torcida, sem raízes. Acho que pode-se ganhar dinheiro sim, mas futebol é o vínculo apaixonado do torcedor com o clube e sabendo explorar isso, é obvio que qualquer empresário vai lucrar. O Barcelona não é um bom exemplo disso ?Voces jornalistas devem levar essa bandeira à frente para acabar com esse tipo de gente no futebol e essa coisa fria de time sem vínculo, sem torcida.

  23. clélio g. souza jr.

    02/10/2010 07:10:44

    Denílson,Sou de Guaratinguetá e a torcida local era da Esportiva, time que já disputou a primeira divisão paulista nos idos anos 60, com o Santos de Pelé e Cia.Acho que os empresários do Guará vão dar um tiro no pé pois o trabalho de vários anos na região deu resultados (o time está hoje na série B do Brasileiro) e criou raízes.Mas acho que a questão é muito simples de resolver : mudou de cidade e de nome, então é outro clube. Portanto inicia a trajetória nas divisões inferiores e percorre todo o caminho novamente. Quero ver que empresário vai ter coragem para mudar. Simples demais e resolve-se toda essa história.

  24. celso

    02/10/2010 07:01:06

    Deveriam mudar para Grêmio Brasil. Ficaria mais abrangente e - quem sabe - poderiam até mudar para a cidade do único que existe no país.Uma pergunta de "cunho jurídico": Se eu fiz uma aposta no início do campeonato afirmando que o Grêmio BARUERI não iria para a segundona, devo pagá-la se o grêmio PRUDENTE seguir para o cadafalso?

  25. Guilherme

    02/10/2010 01:44:29

    Quanto de droga vc tomou pra escrever tanta coisa caótica?? hahhahha

  26. Geraldo

    02/10/2010 00:32:18

    Esse texto é um bom exemplo da mania do brasileiro de querer resolver os problemas errados e com canetadas arbitrárias. Deixem o Prudente e o Guaratinguetá em paz. Eles não são o problema, apenas estão prosperando no vácuo. Os clubes tradicionais estão levando baile de clubes novos, sem torcida e sem tradição, porque a gestão dos tradicionais é um horror. O desenvolvimento do futebol brasileiro não precisa de leis, precisa de inteligência e trabalho.

  27. Gilson

    01/10/2010 16:32:12

    Tem razão C.A.Lopes, estamos no Brasil (melhor seria brasil, é o que nos tornamos). Mas eu vou mais fundo:- "Maldita seja a lei pelé, que o edson arantes do nascimento implantou a favor dos seus amigos lobistas, empresários e procuradores de jogadores. Ferrou com os clubes porque os jogadores deles eram cativos, escravos, refens (acho que foi isso que disse quando implantou essa excrecência para o futebol), e os tornou cativos, escravos e refens de seus procuradores, empresários, etc. Imagina o Flamengo que tem a maior torcida do país e por extensão uma grande quantidade de sócios (em tese), dai vc imagina um Barueri, Guaratinguetá, etc. E Dilmavez por todas estamos indo mesmo é para um buraco sem fim. Fidel que o diga, foi ele quem doutrinou.

  28. Marcio R. Castro

    01/10/2010 16:15:30

    Geraldo, nenhum time novo ou recente terá torcedores para "auxiliá-los", irem ao estádio e se associarem se ficarem trocando de cidade a cada primavera. Nenhum time novo terá apoio de empresário da região se não fincar raízes e criar identidade com tal região. Como escrevi no texto "times de futebol sem raízes, sem tradição, sem identidade, sem torcida, sem paixão, sem estádio e sem estrutura têm, obviamente, pouco futuro esportivo. Mas não é nem o caso de alertarmos os donos desses clubes-empresas de que eles estão dando tiros nos pés. Me parece que eles não estão nada preocupados com questões esportivas, mas apenas comerciais". E acrescento, comerciais de curtíssimo prazo. Tem cabimento o Grêmio Prudente estar cogitando mudar de sede novamente?

  29. reinaldo de barros

    01/10/2010 13:49:30

    AFINAL, tanto que falam em moralidade no país do futebol, mas se baseando nas arbitragens sem vergonha que vem acontecendo neste ano, isso ja nao é nada. A lei só serve para alguns, e para quem anda realmente errado todos fazem vistas grossas, voces mesmo da imprensa fazem isso, por exemplo: falaram tanto do Neymar por um mes, mas nao falam dos brutucus que com ordem dos seus tecnicos batem em rodizio no Neymar e os juizes nao dão faltas, e se o Neymar revidar dizem que ele é temperamental e mal carater, houve desaforo nos 90 minutos de jogo e nao pode falar nada que vira noticia internacional esquentada por voces. Se o Neymar fizer falta ja leva cartão, isso ja aconteceu várias vezes até com expulsão. Veja que o Cleber do Palmeiras é um atacante visado, mas antes que os zagueiros batam nele ele bate primeiro, nao tiro a razão dele, mas se é o Neymar que faz isso leva vermelho rapidinho e é taxado como violento. O Neymar se fizer um pum na vila vira noticia no mundo todo.O Dorival que voces tanto defenderam foi tarde demais, se o Paulo Henrique Ganso nao peitasse ele no ultimo jogo o Santos teria perdido o Paulista, quero ver o Dorival jr que tanto voces defenderam fazer alguma coisa no Galo Mineiro.

  30. Denilson de Oliveira Biffi

    01/10/2010 11:25:30

    O duro, neste caso, é que o Guaratinguetá, até onde sei, vem da Esportiva (ou Desportiva, não lembro direito) de Guaratinguetá, que era um clube tradicional e deve ter sua torcida e tradição na cidade.No caso Barueri/Prudente, realmente, é um clube novo, com poucas raízes.Lembro também de outro caso, o do Campinas, o clube que o Careca fundou em Campinas e que, agora, foi para Barueri, como Esporte Clube Barueri ou algo assim, e disputa divisões inferiores do Campeonato Paulista.

  31. Carlos Augusto Lopes

    01/10/2010 11:24:14

    JÁ FICOU MUITO ESQUISITO O FATO DO GREMIO BARUERI TER MUDADO DE NOME E CIDADE E TER CONTINUADO NA DISPUTA DO BRASILEIRÃO DESTE ANO. A REGRA DEVERIA SER: MUDOU DE NOME OU CIDADE, É OUTRO CLUBE, ESTÁ ELIMINADO E COMEÇA DE BAIXO. FIM DE PAPO. COMO ESTÁ, A BALBÚRDIA JÁ ESTÁ INSTALADA. AH, ESQUECI, ESTAMOS NO BRASIL...

  32. laércio

    01/10/2010 11:20:47

    Só nos resta é torcer para esses clubes nômades cair pras divisões inferiores. Time que não tem torcida não tem razão de sua existência.

  33. Geraldo

    01/10/2010 11:04:27

    É tudo muito bom, muito bonito .... mas no fim do mês, quem paga a conta ???? é muito bonito os "torcedores" do Guaratingueta "chiarem" e se escandalizarem pela provável troca de sede ... mas estes torcedores auxiliam o time??? Vão ao estádio ??? são associados do clube (se é que tem) ???? Pelo seu texto, a idéia é de que o futebol necessita de um mecenas para cada time, que coloca seu dinheiro a fundo perdido .... como disse, é muito bonito, para quem não paga a conta no final do mês .....

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso