Blog do Torero

A velha e virgem Vila

Torero

“Sou alvinegro da Vila Belmiro, o Santos, o Santos vive no meu coração…”.

A Vila é tão importante para o Santos que está no primeiro verso de seu hino. Apesar disso, não lembro de uma decisão estadual acontecida por lá. O clube sempre conquistou seus títulos no Pacaembu ou no Morumbi. Ou seja, a grama da Vila Belmiro ainda não foi regada pelas salgadas lágrimas de uma final paulista.

Obviamente houve partidas importantes, como em 2006, contra a Portuguesa, na última rodada de um campeonato por pontos corridos. Mas a Lusa nem era a segunda colocada. Foi uma partida decisiva, não uma decisão.

A verdade é que a Vila perderá a virgindade hoje, com vetustos 94 anos. Mas tudo bem. Nunca é tarde para um grande prazer.

Batismo

A história do estádio mais antigo do país começa em 1916, quando os dirigentes decidiram comprar um terreno. Ficaram em dúvida entre duas áreas: aquela onde hoje fica a Beneficência Portuguesa, e outro, na Vila Belmiro. Apesar de um pouco mais cara, preferiu-se a segunda por estar livre de demandas.

Um registro da época enumera as suas qualidades: “Não possui condôminos, é alto (72 centímetros acima do nível da rua), tem luz elétrica, esgotos e bonde na porta.”

A área custou Cr$ 66.600,00. Só para se ter uma idéia, dez centavos era o preço de uma passagem de bonde. Logo começam as obras: o nivelamento do campo e uma arquibancada de madeira. Urbano Caldeira e outros torcedores plantaram grama nas noites enluaradas para que ela pudesse crescer a tempo de se realizar ali uma partida do campeonato paulista.

Deu certo.

No dia 22 de outubro acontecia o jogo de estreia contra o poderoso Ypiranga de Formiga, Fred e Dionísio.

Havia apenas modestas arquibancadas de madeira e uma cerca em volta do gramado. Mesmo assim o público pagante foi de duas mil pessoas. Quem apitou o jogo foi um árbitro que tinha nome de filósofo grego: Demóstenes de Silos.

O santista Adolfo Millon Jr., que gostava de jogar descalço, fez o primeiro gol da história do estádio. Porém, o Ypiranga empatou logo depois com um gol de Formiga. Mostrando que aquele gramado seria um alçapão do qual poucos escapariam, Jarbas fez o segundo gol alvinegro e o campo estreava com vitória.

Carteira de identidade

A Vila mais famosa do mundo tem nome e apelido.

O nome é Urbano Caldeira, que foi zagueiro (só marcou dois gols pela equipe), técnico (o primeiro) e dirigente do Santos.

Já o apelido é Vila Belmiro, como o bairro, que é assim chamado por conta de Belmiro Ribeiro de Moraes e Silva, que loteou a antiga Vila Operária.

De alguns ângulos, o bairro mais parece um cenário, como se voltássemos à década de trinta. Tanto que serviu de locação para a primeira versão da novela Éramos Seis (TV Tupi, 1977).

Quem anda por aquelas ruelas também pode lembrar da letra de “Gente Humilde”, de Chico Buarque e Vinicius de Moraes: “São casas simples com cadeiras na calçada, e na fachada escrito em cima que é um lar, pela varanda flores tristes e baldias,como a alegria que não tem onde encostar…”.

Mas não é um lugar tão humilde. Há simpáticos e espaçosos sobrados, bangalôs com quintais, prédios baixos e pequenas casas de comércio, como a barbearia do Didi, que de vez em quando ainda corta o cabelo de Pelé.

Eu, confesso, tenho um pouco de inveja de quem mora por ali. Deve ser ótimo ficar na janela depois do jogo, olhando as pessoas se espalharem contentes pelas ruas, cantando músicas e contando vantagens.

Costumo parar num bar que há ali perto para ver os melhores momentos do jogo. Há vendedores de churrasco que levam aparelhos de tevê justamente para atrair compradores na saída. As barracas, aliás, são várias e boas. Pode-se comer boas linguiças e pernis.

Alguns moradores fazem a comida em sua própria casa e servem os fregueses no portão. Outros preferem transformar as garagens em miniestacionamentos. É normal vê-los à porta das casas, convidando carros e motos para suas vagas, e muitos têm fregueses de vários anos.

Certidão de casamento

Quem vive ao redor da Vila não consegue ficar indiferente ao clube. Morar por ali é a certeza de se tornar santista. Dona Iolanda, por exemplo, que mora na rua Princesa Isabel e tem quase 90 anos, sabe a escalação do time de cor. Pode-se vê-la pela através da porta de vidro da varanda assistindo aos jogos e reclamando dos jogadores. Ela jamais foi ao estádio ver um jogo ao vivo. Não sabe o que está perdendo.

A Vila é o melhor estádio em que já vi um jogo de futebol. Ao mesmo tempo em que oferece total visão do campo, como no Pacaembu, fica-se muito perto dos atletas, como na Rua Javari. Escuta-se tudo o que os jogadores falam e, para azar deles, o contrário também acontece. Se você caprichar no xingamento, certamente vão escutá-lo. Podem perguntar a Wanderley Luxemburgo.

Esse ar de intimidade, de coisa simples, é o charme da Vila Belmiro. Ao mesmo tempo em que oferece certo conforto moderno, por conta da reforma iniciada na gestão passada, possui um raro ar de nostalgia.

Por conta desse estádio curioso, aconchegante e cercado de casas, o Santos não é apenas o único campeão mundial vindo de uma cidade com menos de quinhentos mil habitantes. É também o maior time de bairro do mundo, o time da Vila Belmiro.

 

PS: As ilustrações de hoje são um quadro e parte do mural feitos por Paulo Constantino.

  1. triarniddet

    05/05/2013 06:50:14

    http://www.maps.google.com/ - http://www.wikipedia.org/ - wiki mail

  2. Gilmore35LAKEISHA

    25/02/2013 10:38:40

    Our organization has a lot of experience in writing industry, so if you are hunting where to purchaser fine quality Comparison Essay, merely get in contact with us.

  3. Holly F. Wiley

    12/02/2013 20:22:04

    O pior de tudo é que tal situação é recorrente e preocupante. É de conhecimento público que a modernização da Vila Belmiro com a implantação de camarotes, setor Visa e instalação de cadeiras contribuíram para diminuição da capacidade do estádio, até aí tudo bem e não é o caso, o fato incompreensível é a atual capacidade do estádio não ser preenchida em jogos de suma importância.

  4. Pharmd638

    28/01/2013 19:08:48

    Hello! abckdke interesting abckdke site! I'm really like it! Very, very abckdke good!

  5. EuniceAlston20

    14/01/2013 08:59:32

    Check out our Web site so that you could buy an essay and get the best of our marvelous organization when it comes to excellent top essay writing services.

  6. gold price

    01/01/2013 13:52:41

    Outras edições do jogo não traziam o Campeonato Brasileiro, já nessa versão 2013 teremos os 20 clubes brasileiros da Série A.

  7. silver account

    06/09/2012 14:29:21

    Após o jogo, três antigos ídolos do clube foram aos vestiários para cumprimentar os jogadores do Bahia. Léo Oliveira, Douglas Franklin e Osni, trio que marcou época com a camisa do Bahia, conversaram e cumprimentaram os atletas.

  8. silver account

    30/08/2012 09:24:01

    vilabelmiro incentivar o peixão pq é nessas horas que a torcida tem que ir para incentivar.

  9. gold account

    26/08/2012 21:17:16

    Quanto ao Santos, fica difícil entender como o time conseguiu jogar tão mal diante do Velez - um adversário de marcação dura e sem nenhuma estrela. Foi a pior apresentação da equipe comandada por Muricy Ramalho na atual temporada. Nada deu certo. Do goleiro Rafael, que falhou no lance do gol, embora tivesse se redimido depois com duas belas defesas, a Neymar, ninguém se destacou. Mas, eu acredito que o alvinegro vai conseguir a classificação no jogo de volta nesta quinta-feira (24), quando também precisará ganhar por diferença de dois gols. Claro, não vai ser tarefa fácil. O Velez não é o Bolívar.

  10. silver price

    30/07/2012 21:12:23

    Os vexatórios 4 a 2 estão refletidos no carente e previsível futebol gremista. Passam pelo esquema tático, entra no fracasso individual dos jogadores, se encerra em peças, como Marco Antônio, Léo Gago, Marquinhos, Gabriel, Vilson e Marcelo Moreno que, apesar das oportunidades, não conseguem se encaixar nos sistemas táticos de Vanderlei Luxemburgo, que, em São Paulo, errou a mão outra vez.

  11. silver account

    28/07/2012 10:42:58

    Santos (SP) - Gazeta Press - Terceiro colocado com 21 pontos, o Flamengo tem um difícil compromisso pelo Campeonato Brasileiro às 21h50, quando enfrenta o Santos na Vila Belmiro. O Rubro-Negro vem de um tropeço em casa, empate por 1 a 1 com o Ceará, enquanto que o Peixe não joga desde 16 de julho, quando derrotou o Atlético-MG por 2 a 1. Com três jogos a menos que seus rivais, os santistas aparecem apenas na 14ª colocação, com 11 pontos.

  12. silver price

    22/07/2012 16:31:50

    Para tentar mudar a partida, Muricy fez algo que não é de seu costume ao mexer na escalação durante o intervalo. Sacou Elano, muito mal em campo, e colocou Borges.

  13. gold price

    13/07/2012 23:02:50

    Para incentivar os adolescentes, a equipe vencedora, no dia 3 de março, fará a primeira partida da segunda fase do campeonato, na preliminar de Santos e Paulista, na Vila Belmiro, jogo válido pelo Paulistão de 2007. Além da oportunidade de jogar em um grande estádio, os adolescentes poderão assistir à partida de futebol.

  14. internet marketing

    13/07/2012 06:36:58

    Para incentivar os adolescentes, a equipe vencedora, no dia 3 de março, fará a primeira partida da segunda fase do campeonato, na preliminar de Santos e Paulista, na Vila Belmiro, jogo válido pelo Paulistão de 2007. Além da oportunidade de jogar em um grande estádio, os adolescentes poderão assistir à partida de futebol.

  15. gold account

    12/07/2012 02:43:01

    – Temos plenas condições de ganhar na Vila. Claro que ninguém gosta de perder, mas é um resultado normal, ainda mais na casa do Atlético. Agora vamos jogar na Vila Belmiro e, se Deus quiser, conquistar a classificação – disse o capitão do time, Robinho.

  16. offshore bank account

    12/07/2012 02:22:14

    Para incentivar os adolescentes, a equipe vencedora, no dia 3 de março, fará a primeira partida da segunda fase do campeonato, na preliminar de Santos e Paulista, na Vila Belmiro, jogo válido pelo Paulistão de 2007. Além da oportunidade de jogar em um grande estádio, os adolescentes poderão assistir à partida de futebol.

  17. mercadee

    01/06/2012 21:53:50

    É lamentavel!!! Obviamente todos nós colorados vamos torcer para o Inter ganhar o jogo, mas não é só isso... temos que ter postura de clube grande e jogar da mesma forma sempre, depois ficam se perguntando como o Barcelona consegue jogar daquela maneira, pois respondo: convicção.

  18. search engine marketing

    26/12/2011 17:02:06

    Um moderno sistema de drenagem e irrigação controlado por computador foi instalado, o que proporcionou perfeitas condições de jogo com qualquer tempo. Hoje o gramado e o sistema de drenagem é melhor do que a maioria dos tradicionais estádios de São Paulo e do Brasil.

  19. Sugel

    21/12/2011 02:11:05

    Será a primeira vez que Neymar e Ronaldinho Gaúcho, dois astros do futebol nacional, estarão frente a frente. Também será o primeiro jogo do volante Ibson, que foi criado na Gávea e agora reforça o Santos, contra o clube que o revelou. E, para dar um toque especial, uma escrita: desde o dia 5 de agosto de 2007, o Peixe não consegue derrotar o Fla. De lá para cá, foram sete partidas, com quatro vitórias cariocas e três empates.

  20. dieta

    05/10/2011 22:32:14

    ..O Estadio Urbano Caldeira mais conhecido como Vila Belmiro e o maior estadio de futebol da Baixada Santista e abriga o Santos FC um dos maiores clubes de futebol no Brasil e do mundo que foi fundado em 14 de Abril de 1912 e revelou diversos craques para o mundo como o idolo mundial Rei Pele.....

  21. Sugel

    24/09/2011 23:00:42

    .Estadio Urbano Caldeira...Location.Rua Princesa Isabel .Vila Belmiro neighborhood . .21 256 ...Field dimensions.105 80 114.8 73.2 ...Tenants...Santos Futebol Clube 1916 present ...Estadio Urbano Caldeira also known as Estadio Vila Belmiro is an located in the Vila Belmiro neighborhood of and the home of club .

  22. édinho

    18/06/2011 13:31:34

    É verdade a vila é muito importante para o Santos.Mas no hino leão do mar ele deixa bem claro em um verso,que o Santos é sempre o Santos dentro ou fóra do alçapão (que é a nossa querida e muito conhecida mundialmente VILA BELMIRO).falem bem ou falem mal a moda agora é todas as torcidas falando do SANTOS FC, que inveja. Pra cima deles Saanntosss!!!

  23. Torero

    03/06/2011 13:35:07

    Na Vila não pode ser, pois a final tem que ser em estádios com capacidade para 40 mil pessoas. Eu também prefiro o Pacaembu. E por dois motivos: o Santos está mais acostumado a jogar lá e eu posso ir ao estádio a pé.

  24. Felipe

    03/06/2011 13:20:53

    Inveje-me então TORERO!!!Morei por 15 anos ilustres na velha Vila!Ouvia-se a torcida! Via-se os bandeirões!Pai corinthiano , perdeu o filho ao se mudar para lá. Obrigado!Realmente, é imperdível a sensação de ouvir o grito de gol, ver a torcida saindo feliz e ver o bairro tranquilo (pelo menos era a 10 anos) ser tomado de gente.Infelizmente, é também lembrança alguns tristes acontecimentos, como chegar em casa e ver sangue na calçada de torcedor vitimado ou carros de vizinhos depredados pq o time não venceu.Mas ainda assim, fico com a lembrança dos bandeiroes, dos cantos e gritos. Morado na Princesa Isabel a 15 anos, sempre sinto-me em casa vontando para lá.

  25. Maurílio

    02/06/2011 13:45:50

    Lamentável essa campanha para o Santos jogar a final no Morumbi. O Morumbi é totalmente estranho ao Santos, que não está acostumado a jogar lá. O Santos não tem nada a ver com o Morumbi. O Santos perdeu a final da Libertadores-2003 no Morumbi. A casa do Santos é a Vila Belmiro. O Santos jogou a final do Paulistão na Vila e foi campeão. Se não der para jogar na Vila, o Santos tem que jogar no Pacaembu, que é a sua segunda casa. O Santos fez partidas memoráveis no Pacaembu, como aquele 5x2 contra o Fluminense, em 1995. Aliás, o Pacaembu é o estádio onde a torcida santista mais mostra a sua força, mais até do que na Vila. No Morumbi é justamente o contrário, a torcida fica longe, ainda mais o santista, que não está acostumado a ir lá. A final da Libertadores tem que ser no Pacaembu. É lá que o Santos vai ser tri da Libertadores (coisa que o SPFC não quer que aconteça). Não queiram utilizar o Santos para ressucitar a morta e enterrada candidatura do estádio sãopaulino à Copa-2014.

  26. gil francisco

    28/05/2011 03:02:52

    correção torero:boca juroins (barrio de la boca) ,e peñarol(barrio epñarol,, o mais popular de montevideo) ,são times de baiooos maiores que o santos, pois tem mais títulos numdiais, mais continentaisamaeais nacionais

  27. Antônio Carlos

    27/05/2011 18:48:33

    SEN-SA-CIO-NAL !!!Show de bola!!!Estou vendo que suas férias te inspiraram bastante.Agora chega, né! De volta ao trabalho!Um grande abraço

  28. SIDNEY

    25/05/2011 20:36:45

    Torero,somos contemporâneos,nasci em Santos e amo tudo que nossa cidade,e CLUBE,nos proporcionam.Eu vejo,que existe uma certa resistência quanto ao que a história de nossa cidade,pequena,portuária,não capital,representa em tudo com relação ao nossopaís.E vejo que isso,deve ser mudado!!!A antropología reconhece!!!!

  29. Daniel

    25/05/2011 18:50:12

    Sensacional!! A melhor descrição do nosso alçapão! Nao sabia que a Vila é o estadio mais antigo do País.

  30. Alisson Sbrana

    25/05/2011 17:25:58

    Texto maravilhoso. Fique com inveja, queria ter escrito eu um texto assim. Sou torcedor de TV. Hoje moro em Brasília (sou de Araçatuba, SP), mas, quando posso, dou um jeito de ver um jogo in loco. Estive na final paulista do ano passado, no jogo do Ganso. Estive apenas uma vez na Vila. Num início de RioSaopaulo. Perdemos para o Bota por 3 a zero, mas fiquei o jogo inteiro embasbaco por estar ali. Meu pai nunca foi à vila. Um diria lhe darei esse prazer.Obrigado pelo texto.

  31. Torero

    22/05/2011 20:21:07

    "De bairro" foi boa. Demorei para pegar.

  32. AL-Chaer

    22/05/2011 02:50:53

    "cLAp" "cLAp" "cLAp" AL-Braçospêésse: poesinha especi-AL para lustrar as linhas do ilustre torcedor-escritor para as linhas da Vila...***volta olímpicaAL-Chaerrápido com o andorBelmiro da Vilaque o Santos é de bairro***

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso