Blog do Torero

Zé Cabala e o primeiro campeão brasileiro

Torero

(Como agora pela manhã os títulos brasileiros foram equiparados, coloco aqui uma entrevista (publicada originalmente na Revista do Brasil) com um dos primeiros campeões.)  

Quando cheguei à casa de Zé Cabala, o grande vidente, o supino telefonista dos espíritos, ele roncava estirado numa rede.

– Mestre?

– Anh? O quê? Eu vou pagar, eu vou pagar!

– Sou eu, mestre.

– Ah…, sei… Quem você quer entrevistar hoje?

– O pessoal da Revista do Brasil me pediu um texto sobre o primeiro campeão brasileiro.

– Já lhe falei que o preço da consulta aumentou?

– De novo?

– Sabe como é, essa política cambial…

– Tudo bem, vamos lá.

Sem sair da rede, o supino MSN das almas deu uns tremeliques. Eu sabia que aquilo significava que algum jogador estava baixando. Esperava que o espírito tivesse um sotaque mineiro, mas o que ouvi foi um cumprimento assim:

– Diga aí, meu rei!

– É… O senhor jogou no Atlético?

– Afe!, só se foi no de Alagoinhas!

– Deve ter havido um engano, eu preciso escrever sobre o primeiro campeão nacional, e qualquer um sabe que esse time foi o Atlético Mineiro em 1971.

– Não, senhor, foi o Bahia em 1959!

– Perdão, mas aquilo era a Taça Brasil.

– E a Taça Brasil era o quê, meu bom? Campeonato regional?

– Não, era nacional.

– Pois então. Olhe, a edição de 1959 teve dezesseis participantes. E não era timinho não, meu nego, era Santos, era Grêmio, era Vasco, era briga de cachorro grande!

– Desculpe, estou falando com quem?

– Com o grande Biriba. Quer dizer, grande como jogador, porque eu era baixinho.

– O senhor era ponta-esquerda, não era?

– Era. Fiz 113 gols pelo Bahia. E olhe que eu comecei tarde no futebol. Eu jogava lá na areia de Itapuã, mas aí o pessoal insistiu tanto que eu fui fazer teste no Bahia. E passei. Isso foi em 54. Eu já tinha 26 anos. Em compensação joguei até os 40.

– Pois não, senhor… Biriba. Então o Bahia precisou enfrentar grandes esquadrões para ser campeão?

– Primeiro a gente passou pelo CSA, depois pelo Ceará e aí decidiu a vaga do Grupo Norte contra o Sport. Ganhamos por 3 a 2 em casa, mas tomamos uma piaba de 6 a 0 em Recife.

– E onde foi a negra?

– Foi comprar pão e já volta. Eh! Eh! Eh! Desculpe a piada, velho, baiano é assim mesmo. Mas, falando sério, a negra foi na Ilha do Retiro. Aí nós lavamos a jega: 2 a 0.

– Depois veio quem?

– O Vasco, todo cheio de guéri-guéri. Ganhamos a primeira lá no Rio, perdemos a segunda na Fonte Nova e aí, na Fonte Nova de novo, ganhamos o desempate por 1 a 0.

– A final foi contra o Santos, não foi?

– Santos não, demônios! Aquele foi um dos maiores times de todos os tempos: Manga; Getúlio, Urubatão, Formiga e Dalmo; Zito e Jair da Rosa Pinto; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe.

– Foram três jogos de novo?

– Claro, meu rei. A glória para ser gloriosa tem que ser dificultosa. Metemos 3 a 2 na Vila Belmiro, perdemos por 2 a 0 na Fonte Nova e aí, no desempate, no Maracanã, metemos 3 a 1.

– Caramba!

Biriba é o último agachado à direita

– Olhe, eu respeito o Atlético Mineiro, mas os primeiros campeões brasileiros não foram eles não, foram Nadinho; Leone, Henrique, Vicente e Beto; Flávio e Bombeiro; Marito, Alencar, Léo e euzinho, o Biriba.

– Realmente foi uma grande vitória!

– Menino, prefiro dizer que foi um grande triunfo, um grande êxito.

– O senhor não gosta da palavra vitória?

– Não muito.

– Agora me diga uma coisa: o que o senhor acha do Bahia atualmente?

Naquele momento Zé Cabala começou a emitir os famosos zumbidos, como óóóin, bzzz e tu-tu-tu… Com tantos anos de visitas eu já sabia que aquilo significava a perda do contato e o fim da entrevista.

Pois bem, cara leitora e barato leitor, eis aí a verdade: pensei que ia escrever uma matéria sobre o Atlético Mineiro e acabei falando do Bahia. Tudo bem, o tricolor merece. Ele foi o legítimo vencedor na época em que o campeonato brasileiro dava seus primeiros passos. Na falta do reconhecimento da CBF, fica aqui essa modesta homenagem.

  1. triarniddet

    08/05/2013 17:15:31

    http://www.maps.google.com/ - http://www.wikipedia.org/ - wiki mail

  2. Herring20Josefina

    24/03/2012 05:04:23

    According to my own analysis, thousands of people in the world receive the business loans from well known creditors. Thus, there's good possibilities to get a small business loan in any country.

  3. Sherman30Anita

    23/10/2011 00:23:26

    If you want to buy real estate, you would have to receive the personal loans. Moreover, my brother all the time utilizes a financial loan, which supposes to be really rapid.

  4. ToddYolanda25

    08/08/2011 18:22:47

    According to my investigation, millions of persons in the world get the credit loans at various banks. Thus, there's a good possibility to get a bank loan in any country.

  5. Ary Meyer

    26/12/2010 12:35:46

    Este foi um dos maiores jogos da história do futebol brasileiro, por ter 8 campeões mundiais titulares. O Didi não jogou.O maior campeão brasileiro de todos os tempos foi o Cruzeiro de Tostão, Piazza e Dirceu Lopes, pois goleou de 6x2 o Santos de Pelé acho que completinho no Mineirão (5x0 no primeiro tempo!!!) No segundo jogo o Santos foi para a vingança no Pacaembu e saiu com 2x0 no primeiro tempo. O Cruzeiro virou para 3x2.Dois detalhes: 1. Se o Santos ganhasse pela contagem mínima o 2o jogo, haveria o terceiro jogo. De nada adiantava o placar elástico da primeira partida.2. Sou santista. Soube que a diretoria do Cruzeiro andou comemorando este título de 1966 por exemplo em 2006, os 40 anos. Ou então foi 25 anos, sei lá!

  6. carlos

    24/12/2010 09:56:45

    copa do brasil é o segundo em importancia, e os times sao de todas as divisoes, assim como é disputado na europa, copa italia, copa inglaterra, copa rei na espanha e por ai vai e eles nao sao cosniderados campeoes nacionais por la´, pois ja tem suas ligas que sa mais importantes, tais como premier league, serie a et. etc, ve se aprende alguma coisa com isso, muitos querem comparar a taça brasil com a atual copa do brasil, pelos moldes, mas se esquecem que mesmo o brasileirao dos anos 70 e 80 era do mesmo molde da atual copa do brasil, com chaves e mata-matas, a mesm coisa, entao vamos ser mais inteliigentes e saber analisar e dircenir uma coisa da outra , pra nao cair no ridiculo, como muitos torcedores do flamengo, corinthians e sao paulo, que no desespero, estao fazendo...

  7. Ernesto

    24/12/2010 09:54:33

    Para Santista como eu, que cresci curtindo o maior time de futebol do planeta que era campeão duas, três vezes todo ano, e de repente eu começo ouvir notícias que em 1971 começou uma nova era no futebol brasileiro e que os títulos anteriores não valiam mais nada, e que o Santos nunca havia ganhado um título brasileiro.E durante todo esse tempo eu sonhei com o que este acontecendo agora, o dia que a maior injustiça que eu já tinha visto e sentido na vida finalmente acabassem.Esse presidente da Portuguesa, um idiota, oportunista não tem a menor idéia do que é esse sentimento no coração e na alma de um santista, e vem com esse papo sem nenhum propósito.E confesso muito decepcionado com jornalistas como o Juca Kfouri , e outros que eu tinha no maior conceito, e chego a conclusão que a paixão clubistica é muito superior ao profissionalismo ou qualquer ética profissional, ou no mínimo são incapazes de entender os desejos mais sinceros e vicerais da alma dos torcedores de outros times.

  8. carlos

    24/12/2010 09:46:59

    campeonato brasileiro, meu amigo, pra seu governo, iniciou mesmo em 2003, com , ascesso e descesso e pontos corridos e turno e returno, isso sim é campeonato, pois nos anos 70 e 80 nosso "campeonato " era chamado de copa brasil, taça brasil, copa uniao e nos mesmos moldes da atual copa do brasil, com chaves e mais chaves e mata-matas, o mesmo sistema tambme usado na famosa taça brasil e ropertao, portanto vamos se informar primeiro e conhecer historia, pra depois saber falar e criticar, o mal do brasileiro e torcedor é que nao conhece historia e só enxerga o seu rabo, como sou neutro nao torço pra time algum, eu tenho uma visao mais clara, e esse reconhecimento é mais do que justo, desde 1959 tinha-se um campeao nacional que valia vaga pra libertadores, pois era uma exigencia da fifa , tinha de ser um campeao nacional e vice, meu amigo, ou seja campeao nacional se entende no nosso casao de campeao brasileiro, veja se entenda e aceite pois é isso que se pede e foi conferido,tem cada cara teimoso ou burrinho...

  9. Torero

    24/12/2010 07:53:34

    Oba! Vou processá-los!

  10. Torero

    24/12/2010 07:52:58

    Quem será que é imparcial, Clodoaldo, eu ou você? Talvez os dois. Mas certamente um de nós tem razão. Pensou que ela está comigo. Pelos menos, os argumentos a favor são bem melhores. A ideia de que só em 1971 é que o Brasil começou a ter um campeonato para ver qual o melhor time do país é bem tacanha.

  11. clodoaldo

    24/12/2010 07:37:55

    Te admirava, agora, deixei; vc tá parecendo o osmar de oliveira e o neto, ora, aceitar tamanha aberração só porque vc é santista, um dossie feito por santista com único intúito de se beneficiar o time do coração; queria ver se vc e o autor do dossie fossem tyorcedores de outro time que não foi beneficiado por esta aberração se estariam fervorosamente defendendo isto. Ora, campeonato brasileiro é Campeonato Brasileiro, torneio rio-sao paulo, taça de prata robertão são outras coisas diferentes; vejo jornalistas mais lúcidos que vc que apontam o correto.

  12. Ovídio

    24/12/2010 07:36:39

    Olá, Torero.Entrou em cartaz nesta semana um filme com a Demy Moore e David Duchovny. Segundo consta na manchete do UOL, seria uma sátira ao consumismo. E um comentarista daqui (Curitiba) diz que o filme é sobre um casal que tem um contrato para parecer uma família feliz: puro "merchandising" de uma empresa.Aparentemente, plagiaram o seu curta.Um abraço, e um feliz Natal.

  13. Torero

    24/12/2010 06:40:18

    Mas eu estou totalmente de acordo com você: uma simples canetada não pode mudar a história. Ou seja, dizer em 1971 que o que vinha antes não era campeonato brasileiro é um absurdo. A diferença é que eu estou contra a primeira canetada.

  14. Ken Marques

    24/12/2010 06:22:58

    TORERO...SÓ TENHO UM COMENTÁRIO SOBRE ESSA SUA POSIÇÃO E AO SEU COMENTÁRIO:R I D Í C U L O!!!!ENTÃO PRA VC COM UMA SIMPLES CANETADA PODE-SE MUDAR TODA A HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO?ENTÃO VC ENDOSSA TODA ESSA BABÁRIE QUE O SR. RT ESTÁ FAZENDO?COMO DIRIA CASOY: ISSO É UMA VERGONHA!!!

  15. Almir Espindola

    24/12/2010 02:31:23

    Mas essa manchete aqui de 1963 é hilária .... Pô ... já tinha " grupo de investidores " .... que bacana .... .http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2010/12/futebol/taca-brasil-1963.html

  16. Almir Espindola

    24/12/2010 02:16:38

    Lógico que o peso era diferente .... Afinal , o Brasil era o maior de todos . Times grandes daqui convidados para jogos no exterior , nesse período conquistou um tri-campeonato mundial de seleções .... mais dois mundiais interclubes .... Tinha o maior jogador do mundo ... Não é como agora que as torcidas vivem correndo atrás de jogador prá dar porrada , de tão ruins que eles são . Os chamados " times grandes " caindo prá segunda divião toda hora . E as próprias torcidas comemorando quando o " time grande " delas escapa do rebaixamento .... Realmente , o " peso " daquele tempo era bem maior . Nem dá prá comparar .

  17. Almir Espindola

    24/12/2010 02:08:46

    Mas os que jogaram a década de 60 tiveram sua chance de ganhar esse titulo nacional ( e brasileiro , logicamente , como diziam os jornais brasileiros da época ). Garrincha , Didi , Zagalo, Nilton Santos ... Pena que pegaram logo o Santos na final ... azar , isso acontece . O importante é que disputaram pelo menos uma final. .BOTAFOGO 0 x 5 SANTOSData: 02/04/1963Local: MaracanãRenda: Cr$ 26.931.732,00Público: 70.324 pessoasÁrbitro: Eunípio de QueirozAssistentes: não disponíveisGols: Dorval, Pepe, Coutinho e Pelé (duas vezes) (SAN)BOTAFOGO: Manga; Rildo (Joel), Zé Maria, Nilton Santos (Jadir) e Ivan; Ayrton e Édison; Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagallo.Técnico: Marinho RodriguesSANTOS: Gilmar; Lima, Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Mengálvio; Dorval, Coutinho (Tite), Pelé e Pepe.Técnico: Lula

  18. Almir Espindola

    24/12/2010 02:03:58

    Eu já escutei falar dessa " Pequena Taça " que os corintianos ganharam.

  19. Almir Espindola

    24/12/2010 01:58:58

    Faltou sim .... SFC - P (pentacampeão da Taça Brasil ) . Agora está correto.

  20. Almir Espindola

    24/12/2010 01:57:24

    Rapaz ... em pleno ano do centenário ... .Acaba o ano com Pelé ( logo ele ) recebendo 6 titulos !!!! .É demais ... eu não suportaria !!!! Entendo o chororô .

  21. Almir Espindola

    24/12/2010 01:54:09

    Ah ... esqueci o titulo da musica ... Faz me rir ... .http://www.filestube.com/a25cfe32ae8931a603e9,g/Edith-Veiga-Faz-Me-Rir.html

  22. Almir Espindola

    24/12/2010 01:52:32

    Facinho de responder : os jornalistas que sofreram com seus times na década de 60 ... querem esconder aquele tempo sofrido , de times ruins ... Escute Edith Veiga ... o titulo dessa musica que fez muito sucesso na época , foi o apelido de um clube do futebol brasileiro na década .

  23. Almir Espindola

    24/12/2010 01:45:44

    Olha ... eu aceitaria de boa se reconhecessem Copa do Brasil . Torneio Nacional onde participam todos os estados. Torneio Oficial. Dá chance a todos os clubes chegarem ao titulo. Se chamariam ( todos com seu devido nome de origem ) de Torneios Nacionais . Acabava a bagunça .

  24. Almir Espindola

    24/12/2010 01:34:37

    Alexandre , depois de ler essas manchetes dos jornais , a caboclo que disser que os times não eram considerados campeões brasileiros ou é cego dos dois olhos ou é abestalhado ( como diria Tiririca ) .... .No jornal de 1965 que tem na manchete principal o Título do Pentacampeonato , destaca-se abaixo uma outra manchete com um acontecimento bem comum na época bem comum na época .....

  25. Almir Espindola

    24/12/2010 01:23:27

    Mesma coisa ... pedir para as federações que organizaram esses campeonatos a unificação com campeonatos paulistas e cariocas .

  26. Almir Espindola

    24/12/2010 01:21:40

    O torneio de 1937 foi a Federação Baiana que organizou .Tem que fazer um dossiê e pedir a ela a unificação com o Campeonato Baiano.

  27. Almir Espindola

    24/12/2010 01:18:37

    Então por que vocês não vão reclamar com o presidente dos seus clubes que aceitaram o regulamento da época ???? O engraçado é que nos jornais desse tempo, não se nota jornalista nenhum reclamando .... Assim como hoje não se discute o numero de participantes e nem de jogos do Mundial interclubes . Está aberta a temporada do chororô !!!! Mas tinha uma marcha de Carnaval nesse tempo que fez sucesso ... Dizia assim : " Quem não chora não mama , segura meu bem a chupeta ... " .Se lançar de novo faz sucesso no próximo Carnaval !!!

  28. Almir Espindola

    24/12/2010 01:09:33

    O Flamengo ainda disputou uma final com o Santos em 1964. Os outros não aparecem nas listas de campeões estaduais ness período . Por isso não chegaram a disputar Taça Brasil ( campeonato em que só disputavam times campeões ) .

  29. Almir Espindola

    24/12/2010 01:07:28

    Seguindo esse raciocinio, como é que pode o SSP dizer que foi campeão MUNDIAL com 3 joguinhos só ???? Tem que caçar esse título. Blatter semana passada disse que errou ao fazer esse torneio. Acho que ele vai cancelar isso.

  30. Almir Espindola

    24/12/2010 01:01:35

    Não vivenciaram e ficam falando abobrinha . Pensam que todo mundo é besta. Isso é que é o pior .

  31. Almir Espindola

    24/12/2010 00:58:49

    Também não concordo. Recopa era um torneio que reunia os campeões das libertadoreas até então. Não teve continuidade . O Laor devia estar de fogo quando falou essa besteira . Recopa é um torneio oficial da Sul Americana , mas não pode ser considerado Libertadores . Tem o mesmo peso das outras Recopas que vieram depois , mas nunca foi o torneio mais importante .

  32. Almir Espindola

    24/12/2010 00:01:20

    E quem nasce no Brasil é Brasileiro ... essa foi a conclusão que cheguei ao ler mais de 100 vezes seu texto.

  33. Almir Espindola

    23/12/2010 23:58:32

    Então , diga a TODOS os campeões mundiais interclubes , que os titulos que eles ganharam " não tem importancia " ....

  34. Almir Espindola

    23/12/2010 23:57:08

    Mas o Cruzeiro era um time bom ... E TODOS os grande times brasileiros da época disputaram a Taça Brasil. Nenhum ficou de fora .

  35. Almir Espindola

    23/12/2010 23:55:24

    Campeonato Brasileiro com 4 jogos ... .E a turma que foi incompetente e nem conseguiu disputar Taça Brasil chora .... Chora que nem criança .... E dizem que ganharam Mundiaal .... Mundial com 1 , 2, 3, jogos .... Eita !!!! Chora macacada !!! .

  36. Almir Espindola

    23/12/2010 23:52:13

    Por falar em virada de mesa , vamos lembrar do Zveitão de 2005 , onde anularam jogos que o futuro campeão perdeu e no outro jogo coloram um juiz prá " roubar direito " .

  37. Almir Espindola

    23/12/2010 23:49:22

    Mas quem disse que trocaram de nome ????? Está lá nos jornais da época .... Taça Brasil , Taça de Prata .... considerados campeonatos brasileiros. Eu pelo menos vou continuar chamando eles assim. .Mas chamem os titulos depois de 1971 com os nomes correto : 1971 – Campeonato Nacional de Clubes1972 – Campeonato Nacional de Clubes Primeira Divisão1973 e 1974 – Campeonato Nacional de Clubes.1975 a 1979 – Copa Brasil.1980 – Taça de Ouro.1981 a 1983 – Taça de Ouro (1ª divisão); Taça de Prata (2ª divisão).1984 – Copa Brasil.1985 – Taça de Ouro1986 – Copa Brasil1987 – I Copa União1988 – II Copa União1989 – Campeonato Brasileiro1990 a 1992 – Campeonato Brasileiro Série A.1993 – Campeonato Brasileiro.1994 a 1999 – Campeonato Brasileiro Série A.2000 – Copa João Havelange.2001 – Campeonato Brasileiro.2002 a 2010 – Campeonato Brasileiro Série A.

  38. Almir Espindola

    23/12/2010 23:46:20

    Então porque o CNPJ da CFB diz que foi campeã mundial com o CNPJ falso ???? Então o Brasil não é penta coisa nenhuma né ????

  39. Almir Espindola

    23/12/2010 23:43:57

    Não é canetada ... é reconhecer o camponato que a própria Federação criou . Agora me respondam uma coisa : A FPF reconhecu os titulos da FPF , APEA e LPF ???? Entenderam a minha pergunta ????

  40. Almir Espindola

    23/12/2010 23:41:22

    Coisa que mais me corta o coração é ver homem véio chorando que nem criança ... Os caras ficam falando cois com coisa .... Que negócio chato ...

  41. Almir Espindola

    23/12/2010 23:38:27

    Errado. Não se chamava Campeoato Brasileiro em 1971 ...Vai a tabelinh de novo ... 1971 – Campeonato Nacional de Clubes1972 – Campeonato Nacional de Clubes Primeira Divisão1973 e 1974 – Campeonato Nacional de Clubes.1975 a 1979 – Copa Brasil.1980 – Taça de Ouro.1981 a 1983 – Taça de Ouro (1ª divisão); Taça de Prata (2ª divisão).1984 – Copa Brasil.1985 – Taça de Ouro1986 – Copa Brasil1987 – I Copa União1988 – II Copa União1989 – Campeonato Brasileiro1990 a 1992 – Campeonato Brasileiro Série A.1993 – Campeonato Brasileiro.1994 a 1999 – Campeonato Brasileiro Série A.2000 – Copa João Havelange.2001 – Campeonato Brasileiro.2002 a 2010 – Campeonato Brasileiro Série A.

  42. Almir Espindola

    23/12/2010 23:34:06

    Discordo. Tanto não era assim, que logo no primeiro campeonato quem ganhou foi o BAHIA

  43. cristiano

    23/12/2010 23:24:34

    Bahia 1 campeao com justiça e muito certo a cbf , 71 foi os militares que canetarao o brasileiro de trouxa e os jornalistas de plantao do bando de flamenguistas ,e corintians começarao a renegar a decada de ouro no brasil das 4linhas! biriba grande guerreiro e campeao brasileiro em cima do maior time de todos os tempos o poderoso santos de pelé e cia!!!

  44. André Bernardino

    23/12/2010 21:59:43

    Os argumentos contra são os mais toscos.Pior de tudo, as pessoas que os escrevem aqui, vão buscá-los em outros blogs, como no do Juca (que eu até gosto, mas que, nesse caso, vem agindo como troll).Até entendo isso de usar argumento dos outros, afinal quem não tem inteligência, pega emprestada.Mas a grande questão é: esses argumentos todos já foram batidos com incansáveis exemplos do Torero e de outros leitores. Por que continuar? Esses títulos não engrandessem Santos, Palmeiras e cia, muito menos diminuem os que não estão nessa lista. É uma correção histórica.E digo mais, deveriam considerar tb o torneio Rio-São Paulo. Era o mais forte do país, de onde saía a seleção brasileira e os campeões eram considerados os melhores do Brasil. Como disse o Carsughi, azar dos outros Estados se não tinham times bons (sim, o Carsughi é mais inteligente que eu e peguei a idéia dele emprestada).

  45. Denilson de Oliveira Biffi

    23/12/2010 21:21:05

    Opa! Resposta no comentário errado.Este meu comentário é sobre a Copa dos Campeões de 1937.

  46. Denilson de Oliveira Biffi

    23/12/2010 21:19:59

    É. Eu também não conhecia.Segundo o artigo abaixo, parece que teria valor de campeonato nacional também. Claro que este foi o único artigo que li a respeito.http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_dos_Campe%C3%B5es_(FBF)_-_1937

  47. Denilson de Oliveira Biffi

    23/12/2010 21:16:59

    Vixe. As entregadas existiam desde aquela época!http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2010/12/futebol/roberto-gomes-pedrosa-1970.html

  48. Estevao

    23/12/2010 21:06:29

    hahahahahahahahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaessa foi boa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1haahahahahahhahahahahahahahahahconta outra ai amigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!hahahahahahahahahahahahahahahahmuito boa essa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!hahahahahahahahaha

  49. Denilson de Oliveira Biffi

    23/12/2010 21:03:55

    Este é o ponto. Para ganhar a Taça Brasil, o Santos (ou quem quer que fosse o campeão paulista) tinha que ganhar o Campeonato Paulista. E entrava nas semi-finais porque o Paulista era mais difícil, inegavelmente (ainda é, mais naquela época muito mais) que o Campeonato Baiano, Pernambucano (como todo o devido respeito a esses estados, estamos falando somente de futebol). Ou seja, pra disputar a Taça Brasil, havia um longo caminho a seguir até lá. Não foram só os 4 jogos que fizeram o Santos campeão.

  50. vagner

    23/12/2010 20:44:24

    Nao concordo com vc Max se na epoca a taça brasil era o unico campeonato que mostrava quem era o melhor do brasil nao importa o nome nem quantas partida pois so esteve la para a disputa quem era competente nos seus estados portanto e justo se dizer que sao campeoes brasileiros sim a CBF nao deu nada a ninguem ela so reparo um erro que ela mesma cometeu no passado parabens a CBF e aos clubes campeoes da epoca que deram o tricampeonato do mundo ao brasil

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso