Blog do Torero

Atléticos, futebólicos, esportivos e regatianos

Torero

Romeu perguntou a Julieta: “O que há num nome? Aquilo a que chamamos rosa, mesmo com outro nome, não teria o mesmo perfume?” 

E eu, entrando no meio da conversa, respondo: “Sim teria o mesmo perfume. Mas não o mesmo sucesso.”

Imagine se a rosa se chamasse, sei lá,  borracãnia. Você diria, caro leitor, ao entregar um botão a uma donzela: “Uma borracãnia para uma borracãnia”? Acho que não. E a leitora ficaria lisonjeada ao ser chamade de borracãnia? Duvido.

Os nomes moldam um pouco as coisas nomeadas. E talvez tenhamos um tanto disso nos clubes de futebol.

Para checar esta tese (aparentemente) estapafúrdia, pesquisei os nomes e as colocações dos clubes. E reparei que há uma divisão em quatro grupos claros, que são os do título do texto.

Comecemos com os atléticos, onde temos o Clube Atlético Mineiro, o Clube Atlético Paranaense e o Atlético Clube Goianiense, que prefere a ordem inglesa, com o nome no fim. Pois bem, este grupo é o pior do Brasileiro. Somando seus pontos e dividindo por três, chegamos a uma pífia média de 25 pontos.

Ou seja, os atléticos estão fora de forma.

O Paranaense ainda salva o grupo, graças à arrancada que deu no pós-Copa, tanto que hoje está em sétimo lugar, bem longe da temível zona de rebaixamento. Mas os outros dois… Tsc, tsc. O Goianiense teve uma recuperação mas parece ter batido no teto. E o Mineiro vem tendo azares que me lembram aquele Palmeiras que caiu para a segundona (Palmeiras que, aliás, naquele ano começou comandado por Luxemburgo).

Com uma média bem acima dos atléticos vêm os futebólicos. O grupo é formado por:

  • Avaí Futebol Clube  
  • Fluminense Football Club  
  • Guarani Futebol Clube 
  • Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense 
  • Grêmio Prudente Futebol
  • Santos Futebol Clube  
  • São Paulo Futebol Clube 

Notem o elegante “Football” do Fluminense e o ainda mais antigo “Foot-Ball” do Grêmio (que na verdade deveria ser chamado de Alegrense).

Pois bem, os futebólicos têm a boa média de 29,8 pontos. E, se não houvesse a ovelha negra prudentina, a média saltaria para 32. Mas o time de menor torcida do Brasileiro parece que não escapará do rebaixamento.

Entre os futebólicos, o melhor é o Fluminense, que ontem fez uma partida emocionante com o Flamengo. Mas algo acontece com o Tricolor. Ele venceu apenas um dos seus últimos sete jogos. É certo que vem tendo problemas por conta de contusões: Emerson e Fred estão há um bom tempo fora do time, e ontem Deco fez bastante falta, mas o elenco é bom e ganhar uma em sete é pouca coisa.

Talvez o Flu esteja sofrendo de maracanite, uma síndrome de abstinência do estádio carioca (que vai se agravar nas próximas rodadas), ou quem sabe a equipe tenha se empolgado com a liderança e achado que podia atacar mais e defender um pouco menos.

Um curioso grupo é o dos regatianos, formado pelos outros três times do Rio. A saber:

Clube de Regatas do Flamengo, Botafogo de Futebol e Regatas, e Clube de Regatas Vasco da Gama.

Notem que apenas o Botafogo tem futebol no nome e poderia estar entre os futebólicos, mas este grupo estava meio vazio e eu o deixei por aqui.

Os outros dois são clubes de regatas e apenas de regatas. Talvez por isso estejam boiando ao léu neste Brasileiro. Nem estão à beira da catarata da Série B, nem estão perto da ensolarada praia da Libertadores. A média dos regatianos fica em 31,3, mas em grande parte graças ao Botafogo, que tem 38 pontos e ocupa a quinta posição.

Por fim temos os esportistas. São os clubes que usam a palavra “esporte” no nome. Com variantes, é claro. O Ceará, por exemplo, chama-se Ceará Sporting Club (poucos sabiam disso, não? Futebol também é cultura). O Inter e o Corinthians usam “Sport”, Vitória, Cruzeiro e Goiás preferem a língua mãe e recorrem a “Esporte”, e a Sociedade Palmeiras é “Esportiva”.   

Pois bem, os clubes esportivos estão no alto da tabela, com a excelente média de 33 pontos. Só o Goiás puxa o grupo para baixo, com seus 21 pontos. Mas Corinthians, 44, e Cruzeiro, 41, compensam a fraca pontuação da equipe esmeraldina.

E o que esta “nerd” explanação prova? Que o futebol é mais que atletismo, que não se deve prender um clube apenas ao futebol, que os regatianos estão à deriva e que o melhor na vida é ser esportivo.

De preferência no sentido que o Houaiss dá ao termo, ou seja: “bem disposto, jovial, ativo, bem humorado”.

O resto é tristeza.

  1. Sebastião Aleixo

    22/09/2010 14:57:28

    Dentro dessas divisões, vale lembrar que os Atléticos, além de não estarem atléticos, são totalmente inominados, uma vez que o que sobra para eles - como nome - é apenas o adjetivo que lhes designa a origem (mineiro, goianiense, paranaense, ...).Enquanto isso viva o Palestra Itália de Minas, antigo Ypiranga, hoje e sempre CRUZEIRO!!!!!!!!!!!!!!!!E Viva Rei Montillo I e único, o pirata azul! JOGA MUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIITOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. arquibaldo do maraca

    21/09/2010 14:40:35

    Ô rapá, Parabéns, cheguei cá pelo JK (não o Kajuru, mas o Kfouri). Belo blog e essa tal nomenclatura clubística não é falta de assunto não, tem também o fato de que chamam-se alguns clubes pelo "genérico" e não o "nome próprio" - citastes o caso do GrÊmio, que é 'porto-alegrense', grêmio é associação. Tem o Sport, que é "Recife", o Náutico, que á "Capibaribe", fora os atléticos e também, sobre nomes, aquela viadagem de chamarem os italianos no feminino (A Roma, A Juventus, A Inter...), PQP, por que não "A Palmeiras"? Afinal, é 'sociedade esportiva'. É isso aí, o ócio, unido, será sempre produtivo.

  3. Torero

    21/09/2010 09:05:24

    Pois é, o Marcos driblou o time todo e errou na hora de chutar para o gol sem goleiro. Vou seguir sua proposta e fazer uma toreroteca já.

  4. Mauricio Luz

    21/09/2010 01:25:18

    " E ao acenar pelo mar, na alegria das regatas, foi saudado no porto, pelas mocinhas francesas, jovens polacas e por batalhões de mulatas". Veja que não é nada mau ficar aqui à deriva, lendo seus textos interessantes e olhando o céu brilhar sobre nossos esportivos 12 títulos brasileiros de foot-ball. Nada mal para quatro clubes de regatas, não é mesmo? Saudações cordiais!

  5. Marcos

    20/09/2010 23:39:48

    Ei Torero. Vai mesmo fazer uma Toreroteca no meio da semana? Eu tenho um título que cairia bem para o post. Toreroteca Divina IV (Desafio Final). Sim ,porque se ninguém acertar de novo é melhor trocar o livro e lançar um novo post na Toreroteca de fim de semana com o título: Toreroteca( Um novo começo). Ia ficar legal não acha? hehehehehe. Vale lembrar que teve um Marcos Bonilla que acertou todos e errou(acreditem!!!!) o resultado do Corinthians. Ele disse que o Prudente iria ganhar. Inacreditável.

  6. Torero

    20/09/2010 22:28:25

    Amanhã.

  7. Torero

    20/09/2010 22:26:10

    Mande mesmo.

  8. Carlos Eduardo

    20/09/2010 21:42:58

    Torero,Acho que você anda meio sem ter o que fazer.Pensando bem, acho que eu também. Porque fico lendo seus textos.Espero que você continue sem ter o que fazer. Para eu me divertir quando não tiver o que fazer.

  9. FERNANDO GONDIM

    20/09/2010 21:27:29

    Caro ToreroSó para marcar presença no novo espaço, parabéns, ficou beleza, depois vou lhe enviar um texto relatando a minha ida ao jogo Ceará e Santos aqui no Castelão. Foi muito estranho assistir a um jogo torcendo por dois times, as vezes por um, mas as vezes pelo outro e vice-versa.Abraço.

  10. BettoBrasillis

    20/09/2010 21:22:07

    Muito bom! Poucos cronistas conseguem essa espécie de reflexão-humorística-futebolística-literária de modo tão criativo e elegante.

  11. Thoronto

    20/09/2010 21:11:26

    Alem desta puxassaquisse toda que o Torrero merece com certeza... eu so quero dizer que entre um Brasileiao city e outro e muito bom ler ums textos destes. E nao vou puxar saco... pronto (-:

  12. leonardo

    20/09/2010 20:49:20

    Torero sei que voce é santista;por favor debata sobre esse tema com seus pares na imprensa;pois não da pra aguentar mais voces de São Paulo falarem que o torcedor de Santos não enche a vila,sabe porquê? Porque só 30% do estádio é reservada à torcedores comuns incluindo aí a torcida adversária sabia? A administração (Marcelo Teixeira) limitou as arquibancadas somente a 4.000 torcedores comuns.tira-se 1400 lugares para os adversárias sobram 2.600 Esses locais são atrás dos gols misturado com as organizadas e pode ver que todo o jogo tem torcedor pendurado.O restante das antigas arquibancadas laterais ,que agora tem assentos plásticos,são exclusivos para sócios.e são esses abonados que não comparecem aos jogos, e seus lugares ficam lá ,vazios para as câmeras de televisão entendeu ? O torcedor comum não pode sentar nesses lugaresTenho dó dos torcedores de outras partes do Brasil que sonham um dia ver os jogos do Santos na vila.Hoje com as mudanças a Vila tem capacidade total para 14.400 lugares,ou seja capacidade de estadio de time de quarta divisão da Islandia. Vergonha total. Moro em Santos e assim como eu, milhares de santista assinaram o pacote do brasileirão. Vila? Atrás do gol? Nunca mais............

  13. caíque menezes

    20/09/2010 20:46:55

    parabens torero!pelo blog e pelos seus textos ;D

  14. Lino

    20/09/2010 20:34:17

    Outro bicho esquisito é o PARANÁ CLUBE. Clube de que mesmo? Talvez por isso esteja tão mal na segundona... O Paraná não tem muita torcida, mas o Clube é um dos que mais tem sócios no Brasil...

  15. Eber Cocareli

    20/09/2010 20:04:33

    É uma delícia ler seus textos. O de hoje é pura filosofia semântica. Ótimo!

  16. Gilmar Gomes

    20/09/2010 19:34:30

    E a toreroteca????????/

  17. Denilson de Oliveira Biffi

    20/09/2010 18:14:17

    Ah! Santistas, preparem-se: o árbitro será o Simon!

  18. Torero

    20/09/2010 17:31:53

    Nada como a erudição ludopédica.

  19. Torero

    20/09/2010 17:31:05

    É bom saber destas vantagens. Valeu André.

  20. Mauricio Tavares

    20/09/2010 17:13:04

    Esse título parece a cruzada do José Simão contra o PSDBismo...

  21. André Moraes

    20/09/2010 16:18:25

    Torero,Gosto muito quando você escreve textos desse tipo, ou seja, olhando o futebol por ângulos que, honestamente, poucos pensaram em fazê-lo. Mas entrei aqui mais para parabenizar a nova roupagem do blog. Ainda que você não tenha visto muitas vantagens, para os leitores ficou muito melhor. Explico.Os comentários não travam mais para quem usa Firefox, o aspecto está muito mais limpo e a leitura mais agradável e agora há a possibilidade de compartilhamento em redes sociais (que são grandes divulgadores de blogs).Parabéns!

  22. Cláudio

    20/09/2010 16:09:29

    Torero,Nada como um texto inspirado para compreendermos o famoso verso que diz haver mais coisas entre o céu e a terra que desconfia nossa vã filosofia ludopédica de buteco.

  23. Oscar

    20/09/2010 15:12:05

    Na série A não tem, mas na B tem as Associações, a Ponte Preta (Associação Atlética) e a Portuguesa (Associação de Desportos). Que, aliás, são dos poucos times femininos no Brasil, A Macaca, e A Lusa, ou A Burra (apelido perjorativo). Dos times da série A do Brasileirão, o único que seria time feminino seria "o" Palmeiras, já que o nome é Sociedade Esportiva Palmeiras, então seria """A"""" Sociedade. A Palmeiras. Aliás na Italia, os times que tem Societá no nome são chamados de "A" Internazionale, "A" Roma etc....

  24. felipe faria

    20/09/2010 15:08:05

    Não sei porque me abstenho de peregrinar pelos seus posts, sempre que leio me divirto.Muito bom!! Falta do fazer é uma maravilha hein... rs estamos no mesmo barco, aquele dos regatianos, mas com a alegria do esportivosabraços

  25. João Fernando

    20/09/2010 14:57:04

    Hahaha!!! Mto bom Torero... estou contigo, mas acrescentaria:Se o apito amigo jogar dá corinthians! Se o apito amigo não jogar, existe chance do empate!!

  26. Torero

    20/09/2010 13:51:55

    Gostei do nome: "filologia aplicada em correlações ludopédicas". Nada como um título pomposo para uma bobagem ficar séria.

  27. Bruno Leão

    20/09/2010 13:50:54

    Otimo texto !!!

  28. Torero

    20/09/2010 13:50:51

    Vou considerar um elogio.

  29. Torero

    20/09/2010 13:48:34

    Acho que, se o Neymar jogar, o Santos ganha. Caso contrário, empate.

  30. hamiltonm

    20/09/2010 13:46:10

    TORERO QUAL A SUA OPINIAO EM RELAÇAO AO JOGO DE QUARTA FEIRA ?????? EU ACHO QUE SE O NEYMAR JOGAR DA EMPATE, CASO ELE NÃO JOGUE O CORINTHIANS GANHA FACIL.........

  31. Luis Carlos Fat

    20/09/2010 13:21:00

    Valeu Torero, para os tontos de plantão que afirmam que futebol não é cultura...Parabéns...

  32. paulo

    20/09/2010 12:50:37

    Nunca tinha lido tanta besteira junto!!!O pior é que eu perdi meu tempo lendo isso!!

  33. AL-Chaer

    20/09/2010 12:10:02

    Torero, muito interessante esta pesquisa (filologia aplicada em correlações ludopédicas). Da parte que me importa, espero que Meu Goiás se porte na Série A e não me exporte para a Série B. AL-Braços. AL-Chaer.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso