Blog do Torero

Ronaldo, o brahmeiro

Torero

(Para não ficar só nos elogios, republico hoje um texto sobre um comercial de gosto duvidoso feito por Ronaldo)

 
Beberraz leitor, alcoofilista leitora, vocês viram o comercial do Ronaldo? O comercial da Brahma? Para quem não viu, faço um resumo: ele aparece driblando vários obstáculos, faz um trocadilho entre o suor dele e o suor da cerveja e acaba dizendo, com um copo na mão, que é um ''brahmeiro''.

Como assim? Um atleta importante fazendo comercial de cerveja? Ou pior, um atleta ainda gordo, em recuperação, fazendo comercial de cerveja? Não entendi. E não entendi porque me parece uma propaganda ruim para os dois.
Para a cerveja, porque eu, vendo o comercial, penso: ''Poxa, cerveja engorda pra caramba!''. Para o jogador, porque mostra que ele não é um atleta sério. É um cara que bebe mesmo ainda estando longe da sua melhor forma.

A Brahma e Ronaldo já estiveram juntos em outros comerciais. É uma parceria antiga, desde que ele tinha 17 anos. Mas ela já foi mais sutil e inteligente. Lembro que houve uma propaganda chamada ''Guerreiro'' em que apenas aparecia o rosto do jogador e havia um bom texto ao fundo. Outra trazia Ronaldo como um toureiro, driblando um touro várias vezes até que o vencia e abria a garrafa nos chifres do animal.

Mas este novo comercial está bem abaixo dos anteriores. Agora há uma ligação direta entre futebol e álcool. E obviamente os dois não combinam. A campanha ainda teve o azar de vir logo depois do anúncio de aposentadoria (talvez compulsória) de Adriano, que tem seu nome associado a problemas com bebidas. Estou longe de ser uma virgem vestal, defensor da pureza absoluta ou abstêmio radical. Até sou a favor da liberação de drogas leves (o que existe em parte, já que as bebidas alcoólicas são drogas leves), mas jogador fazer propaganda explícita de cerveja não dá. Passa da conta.

A legislação permite que as propagandas de bebidas abaixo de 13 graus GL (Gay-Lussac) sejam exibidas em qualquer horário. Por isso é que vemos comerciais de cervejas e dessas vodkas ice a toda hora. Porém, em maio de 2007, Lula assinou um decreto que classificou como alcoólica toda bebida com mais de 0,5 grau GL. Só que, inexplicavelmente, esse decreto não restringiu a propaganda de cerveja.

Voltando ao comercial, que foi criado pela agência África, no texto o atacante afirma que tem orgulho de ''dar a volta por cima''. Comparar o esforço heroico de Ronaldo para voltar três vezes ao futebol com o suor da cerveja é chamar o espectador de estúpido. É fazer troça da fantástica recuperação do jogador, que deveria falar ''Eu sou artilheiro'' e não ''Eu sou brahmeiro''.

A publicidade brasileira, que já foi das melhores do mundo, vem piorando nos últimos anos. Mas, agora, se superou. Acho que, pelo menos, para desencargo de consciência, esta nova propaganda deveria vir com um daqueles avisos no final, algo do tipo: ''O Ministério da Saúde adverte: Cerveja dá barriga e faz você confundir mulher com similares''.

  1. Advogado do Diabo

    20/02/2011 20:47:49

    Grande hipocrisia!As pessoas bebem e criticam quem bebe.Ah, mas ele é uma pessoa pública, um exemplo, blá, blá...Menos, gente. Menos.Ps. Mal exemplo pra mim é o Adriano, que não só bebepra caramba, como muitas vezes acompanhado detraficantes.

  2. Armando

    20/02/2011 10:36:45

    Ronaldo trouxe alegria ao futebol, numa época em que gols eram comemorados com gestos obcenos e exibições de truculência. A imagem dele correndo com os braços abertos e um sorriso no rosto, como um menino, depois de marcar um gol, ficará na lembrança de todos os que amam o futebol por seu aspecto lúdico e artístico.

  3. Carlos Alberto Gomes de Araujo

    19/02/2011 17:57:05

    Tudo em nome de um punhado de dinheiro.

  4. luciano vilela

    19/02/2011 13:26:00

    Torero, boa tarde!Meu comentario não tem nada a ver com este post e sim de um texto publicado dia 25/02/2010, há quase um ano atrás.Sou flamenguista e ao assistir o jogo do Flamengo contra o Murici lembrei deste texto e desde o dia do jogo estava tentando lembrar aonde tinha lido, e hoje lembrei que poderia ter sido escrito por voce,procurei,encontrei e reli.O texto com o título "O JOGO DOS VINTE ERROS" é muito bom e queria que vc reescrevesse(é muita pretensão minha, mas não custa tentar) analisando o jogo do Flamengo e Murici.Para quem não entender esta mensagem procure este texto e entenderão.Luciano Vilela

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso